Ser um bom gestor é mais do que adotar a postura de um profissional responsável e pontual. Muitas vezes é preciso ter características especiais para fazer a diferença no ambiente de trabalho. Você já parou para fazer uma autoanálise e perceber se é um bom gerente? Ou se tem qualificações promissoras para se tornar um, num futuro breve? Para auxiliar nesse sentido, selecionamos três dicas valiosas para o seu desenvolvimento profissional. Confira a seguir:

 

APRIMORE SUA COMUNICAÇÃO

A habilidade de se comunicar bem deve ser trabalhada em todas as áreas, porém, quando se tem um cargo de maior responsabilidade, é imprescindível moldar sua forma de expressão às diferentes ocasiões que possam surgir. Essa flexibilidade também deve ser trabalhada junto aos clientes e funcionários. É fundamental apresentar as informações pertinentes a cada parte interessada e isso deve ser feito no tempo correto e na forma ideal, e não necessariamente do mesmo modo a todos os stakeholders.

Para essa segmentação fluir sem que haja questionamentos à sua posição como superior, nutrir a prática de monitoramento do desempenho dos projetos é uma boa opção. Pois, assim, analisando os dados do time, é possível definir as ações e rever as possíveis correções. Com isso, a comunicação com cada indivíduo pode ser trabalhada com mais precisão. Essa discussão alimenta o relacionamento gestor-funcionário e/ou gestor-cliente e proporciona um ambiente saudável em volta do projeto. Contudo, devemos ressaltar que para manter o bom relacionamento com o cliente, nem sempre todas as suas mudanças e pedidos devem ser atendidos. Mantenha seu senso de articulação e postura para atingir os objetivos gerais da solicitação.

 

TENHA PRUDÊNCIA

Construir um senso crítico e analítico pode ser uma atividade complicada para alguns, uma vez que é preciso resguardar uma emoção que às vezes não cabe em determinada situação. Mas é fugindo dos impulsos e das tomadas de decisões pressionadas por um agente externo que se ganha a maior qualidade de ter uma visão crítica: a prudência. A ausência dela pode ser observada em gestores recém-nomeados, que desejam executar várias ações de imediato. No entanto, cabe entender o propósito do projeto e planejar quais as etapas a serem seguidas para, nesse contexto, não gerar problemas e riscos sequenciais. Riscos sempre vão existir, mas eles podem ser prevenidos com retenção de custos e frustrações dispensáveis.

 

ESTEJA ABERTO

Mesmo com a autonomia de um gestor, há sempre novos conhecimentos a serem adquiridos. Nada melhor do que coletá-los em lições que surgem no decorrer do projeto, ou até mesmo com a própria equipe. E mesmo que haja algum colaborador com dificuldades em sua performance, a troca de informações pode auxiliá-lo em sua capacitação. E essa abertura mais amigável e empática consolida a confiabilidade entre as partes e possibilita a autonomia da equipe.

 

Essas são apenas algumas de muitas características em que um bom gestor deve se aperfeiçoar. Caso tenha interesse em saber mais dicas e informações, conheça a Pós-Graduação a Distância em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Centro Universitário São Camilo e se torne um especialista preparado para qualquer desafio!

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