Cada vez mais um número maior de pessoas declara guerra contra uma alimentação rica em gordura, sal, ultraprocessados, que apela unicamente ao sabor sem prestar nenhum benefício à saúde.

Uma cozinha saudável é aquela que busca desenvolver a reeducação nutricional e promover a saúde a fim de prevenir as alterações orgânicas derivadas do consumo indevido de carboidratos que são armazenados em forma de gordura no nosso corpo.

 

O altíssimo custo da má alimentação

“Alimentos” descritos no primeiro parágrafo não alimentam. Além disso, potencializam uma série de doenças gravíssimas e favorecem o surgimento de distúrbios alimentares. Algumas destas doenças, são:

1 – Obesidade

A obesidade deve ser a principal doença causada pela má alimentação. O grande problema dela é que, além de ser uma doença, a obesidade pode causar outras doenças e prejudicar ainda mais o organismo.

2 – Hipertensão

O consumo excessivo de sal e de produtos industrializados é um dos principais fatores causadores do aumento da hipertensão. Além de já ser um grande problema, a hipertensão pode ainda causar problemas no sistema cardiovascular.

3 – Colesterol Alto

Uma alimentação ruim pode levar você a um excesso de colesterol, o que pode gerar o entupimento de veias e artérias e levar a derrames e infarto.

 

Além dessas doenças, uma má alimentação causa também — especialmente nas crianças — problemas como:

  • Anemia: por causa de uma alimentação desprovida de alimentos como carnes, fígado, alimentos integrais, feijão e vegetais verde escuros, como salsa, espinafre e rúcula.
  • Diabetes: em decorrência do aumento no consumo de açúcar e de alimentos ricos em farinha, como pães, bolos, massas, pizzas, salgados e tortas.
  • Insônia e dificuldade para respirar: o que acontece em virtude do excesso de peso, que causa dificuldade para respirar, devido ao acúmulo de gordura na região do pescoço e tórax, dificultando a respiração e causando roncos e insônia.
  • Artrite, artrose e dores nas articulações: muitas vezes relacionada ao excesso de peso e ao aumento da inflamação no organismo, causado pelo acúmulo de gordura.

 

Como praticar uma cozinha saudável?

Se você quer praticar uma cozinha saudável, precisa conhecer os princípios de uma gastronomia funcional. Isso significa o uso de ingredientes que possuem propriedades que favorecem e auxiliam no funcionamento do corpo humano, e não aqueles que alimentam sem nutrir.

Os alimentos de forma geral, quanto menos manipulados e processados, serão mais benéficos ao organismo.

Embora haja cada vez mais pessoas preocupadas com uma alimentação saudável — e também tenha aumentado muito as informações a respeito, praticar uma cozinha saudável ainda é um desafio.

A chef Bibi Aires, especializada em culinária saudável, diz que “muito mais do que se adaptar às saladinhas, alimentos naturais e dietas propostas no dia a dia, a gastronomia saudável, cada vez mais, torna-se um estilo de vida que vem contagiando grande parte da população brasileira”.

Segundo ela, se você conhece os alimentos e suas funções, consegue facilmente complementar vitaminas, recriar e substituir texturas e sabores, basta ter criatividade, misturar e testar. Algumas dicas para uma cozinha saudável são:



1.    Lavar folhas verdes frescas após as compras.

2.    Investir em sopas de liquidificador.

3.    Congelar frutas maduras.

4.    Aproveitar bem o frango assado.

5.    Deixar alguns alimentos já cortados na geladeira.

6.    Fazer trocas saudáveis como, por exemplo, trocar o açúcar refinado por mascavo; os sucos de caixinha industrializados pelos de fruta fresca; queijo amarelo por queijo branco; sal por ervas; molho de tomate de lata por tomate pelado.

 

A demanda por uma alimentação saudável será cada vez mais necessária e vai exigir cada vez mais investimento. Mais e mais cursos universitários, programas de TV e profissionais especializados se dedicam ao tema.

Se você se interessa pelo assunto, conheça os cursos de Pós-graduação em Nutrição no Centro Universitário São Camilo

Compartilhe essa notícia