Nas últimas semanas, fomos bombeados de notícias sobre a Amazônia, mais especificamente por causa das queimadas que aconteceram na região. Um incêndio de grandes proporções acometeu a floresta e gerou preocupação em autoridades no mundo inteiro. O impacto de uma situação como essa pode ser devastador, não só para as populações indígenas e a biodiversidade local, mas isso afeta a vida de todos os seres humanos do planeta.
 

Um acontecimento que gerou mais angústia, foi o fato de as queimadas terem escurecido o céu de São Paulo em plena luz do dia. O desmatamento já devastou 20% da Amazônia, em julho o aumento foi de 278% comparado a outros anos.
 

Repercussão mundial

As queimadas que aconteceram na Amazônia nas últimas semanas foi o tema principal do G7. Além disso, a União Europeia está reavaliando se continuará com o tratado de livre comércio com o Mercosul, empresas de grande porte estão paralisando a compra de couro do país e muitas celebridades e políticos fizeram apelo e duras críticas ao posicionamento do governo brasileiro referente a medidas em prol do meio ambiente.
 

O que podemos fazer?

Em nossa posição como cidadãos, podemos nos dedicar para cobrar ações mais eficientes dos governantes. Colocando sempre em pauta, principalmente em nosso dia a dia, a importância de manter a atenção sobre as questões relacionadas a Amazônia, mas também precisamos adotar ações de preservação do meio ambiente em nosso cotidiano.
 

Diante da urgência de se dedicar a ações de sustentabilidade, as grandes empresas estão buscando profissionais que tenham um conhecimento amplo sobre questões ambientais. É perceptível a mudança social e empresarial, hoje a cobrança dos consumidores por ações sustentáveis das instituições é mais efetiva, e isso não tem só a ver com os produtos.


Profissionais da área

Hoje, muitos profissionais estão dedicando esforços para a atuar em áreas voltadas para questões ambientais. A São Camilo oferece o curso de Pós-graduação em Auditoria e Perícia Ambiental com o objetivo de contribuir para os avanços sociais em relação a preservação do meio ambiente. Provocando transformações através de profissionais altamente qualificados e competentes para exercer as suas atividades.
 

Nesse ritmo de promover mudanças por meio da educação, nós estamos com as inscrições abertas para o curso gratuito de Introdução a Poluição Ambiental, aos Recursos Naturais e À sustentabilidade. Dentro da realidade que vivemos, a crise ambiental que estamos passando foi o propósito mais importante para o Prof. Edgard Joseph Kiriyama montar a matriz curricular riquíssima do curso.

Compartilhe essa notícia