Anualmente, o Dia Mundial do Turismo é celebrado em 27 de setembro, com o objetivo de incentivar a prática do turismo internacional e de fazer as pessoas conhecerem novos lugares, culturas e sociedades. Este dia ainda lembra a importância de conhecer e respeitar as leis e a cultura de cada nação, antes de viajar como turista. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a viagem é caracterizada como turística quando um ou mais indivíduos viajam para fora de seu ambiente residencial entre um período de 24 horas a 120 dias, sem exercer qualquer tipo de atividade profissional.

 

Setor emprega quase 7 milhões de pessoas no país

Segundo o Ministério do Turismo, o setor já representa 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país. Em 2018, o PIB do turismo somou 152 bilhões e 500 milhões de dólares, o que representa um crescimento de 3,1% na comparação com 2017. No total, o setor emprega 6,9 milhões de pessoas.
 

No trimestre maio, junho e julho, o setor de turismo registrou crescimento de 5,8% na geração de empregos na comparação com o mesmo período do ano passado. Dentro do setor, os segmentos que mais empregaram foram alimentação e alojamento. 

 

Brasil isenta visto de turistas de Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá

Neste ano, em busca de alavancar o setor, o Brasil deixou de exigir o visto para visitantes dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá. A isenção se aplica aos turistas em visita ao país por até 90 dias, prazo que pode ser prorrogado por outros 90 dias, desde que a estadia não ultrapasse 180 dias por ano, a partir da primeira entrada do indivíduo no país.
 

Recentemente, o Brasil conquistou vaga no Conselho Executivo da OMT, principal entidade do setor. De acordo com o governo, as medidas tiveram efeito positivo. Em julho, primeiro mês após a isenção de vistos, os gastos de turistas estrangeiros no Brasil cresceram mais de 43% em relação a julho de 2018, de acordo com dados do Ministério do Turismo.
 

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra crescimento de 4,4% no setor em julho de 2019, em relação ao mesmo período em 2018. Além disso, o turismo está entre os principais segmentos da economia que apontam alta mês a mês.

 

Princípio de reciprocidade

A referida isenção de visto implica o rompimento do princípio de reciprocidade adotado historicamente pela diplomacia brasileira. No entanto, não houve igual procedimento dos países contemplados, que continuam a exigir o visto dos brasileiros em seus territórios. Até maio de 2017, a legislação brasileira impedia a concessão de isenções de visto sem reciprocidade da outra nação, mudança que só foi possível graças à nova Lei de Migração (Lei Nº 13.445), aprovada naquele mesmo mês.
 

A isenção de vistos a estrangeios é uma antiga demanda da indústria brasileira do turismo, mas nunca havia saído do papel, principalmente por conta da oposição do Itamaraty, órgão de Relações Exteriores do Brasil, com a justificativa de que a política externa seria enfraquecida diante dos países contemplados. Todavia, em janeiro deste ano, a BBC News Brasil publicou que o Ministério das Relações Exteriores, sob o comando de Ernesto Araújo, havia revisto seu posicionamento.

 

Você se interessou pelo assunto? Aproveite e confira o curso de pós-graduação EAD MBA em Comunicação e Marketing de Turismo, oferecido pelo Centro Universitário São Camilo.

 

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.brcalendarr.comepocanegocios.globo.com

Compartilhe essa notícia