De acordo com estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), acidentes e doenças do trabalho geram aos países perda de 4% do Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil, isso equivale a R$ 264 bilhões. Essa é uma das maiores preocupações da iniciativa privada no Brasil.

 

Um cenário de preocupação para os empresários e de oportunidades para os profissionais de saúde

O Brasil tem 90 milhões de trabalhadores. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o país alcançou essa marca em Junho de 2021, um crescimento de 12% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Desse gigantesco universo de trabalhadores, cerca de 20% encontra-se afastada do trabalho, ⅓ deles por causa de doenças relacionadas à rotina trabalhista.

 

A cada ano, aumenta o número de trabalhadores que apresentam alguma incapacidade para o trabalho de forma temporária ou prolongada. Esse é um imenso desafio para a saúde pública e para a iniciativa privada, mas também é uma oportunidade para profissionais de saúde como fisioterapeutas especializados em ergonomia.

 

A incidência de doenças ocupacionais vem crescendo significativamente nas últimas décadas e representa um grave problema. Essas doenças são decorrentes da exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, ergonômicos ou de acidentes.

 

Quais são as principais doenças do trabalho?

As doenças do trabalho não são específicas de uma determinada função ou profissão, mas têm origem nas atividades desenvolvidas pelo sujeito e estão diretamente relacionadas com as suas funções; de modo que ela se dá em razão de condições peculiares em que o trabalho é desenvolvido.

 

Ler – Lesão por esforço repetitivo: O nome da sigla já é explicativo, pois as pessoas que adquirem a LER são aquelas que fazem a mesma ação repetidamente por dia. Como, por exemplo, os colaboradores que trabalham em frente ao computador, por conta do esforço repetitivo de digitar, podem adquirir a tendinite (inflamação nos tendões).

Dort – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho: As DORTs são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Os que adquirem essa doença são aqueles que trabalham em posturas inadequadas, chamadas de posturas antiergonômicas. Caso não sejam tratadas a tempo, as DORTs podem se agravar causando até mesmo a invalidez do trabalhador.

Dorsalgias (hérnia de disco, “problemas de coluna”): A dor nas costas nem sempre é sintoma de uma doença. Mas a postura inadequada e o hábito de pegar peso pode levar a problemas crônicos como a temida hérnia de disco.

Transtornos mentais (depressão/ansiedade/stress pós-traumático): Sofrimentos psíquicos, tais como a ansiedade e o estresse, estão diretamente ligados às pressões que podem ocorrer no ambiente de trabalho (desentendimentos, a carga horária excessiva, dentre outros).

Transtornos auditivos (surdez): Em alguns tipos de trabalhos, há constantemente ruídos que podem ocasionar a perda da sensibilidade auditiva.

 

Se você é um fisioterapeuta e se interessa pelo tema, saiba que a pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia do Centro Universitário São Camilo tem potencial para revolucionar o exercício da sua profissão. Faça sua inscrição aqui e comece a aproveitar as oportunidades.

 

Compartilhe essa notícia