Você já pensou em fazer uma pós-graduação a distância? Provavelmente, sim. Mas, há muito pouco tempo, sua resposta certamente seria negativa. Isso porque as coisas mudaram muito rapidamente no mercado da oferta de cursos a distância. E mais uma vez, o futuro bate à porta.

 

A evolução dos cursos EAD

Os primeiros registros de utilização da educação a distância remontam ao século XVIII quando, na cidade de Boston (EUA), o professor Caleb Phillips ofereceu um curso de taquigrafia para alunos em todo o país — com materiais enviados semanalmente pelo correio. Era o ano de 1728 e, desde então, houve uma evolução da educação EaD no mundo inteiro.

Em 1856, Charles Toussaint e Gustav Langenscheit criaram em Berlim a primeira escola de línguas por correspondência. Em 1881, foi fundada a Chautauqua Correspondence College — um movimento social e de educação de adultos nos Estados Unidos que foi a primeira instituição a utilizar o correio para os cursos de nível superior. No ano de 1892, a Universidade de Chicago ofereceu um curso por correspondência para formar professores para as escolas paroquiais. 

E assim, cada vez mais universidades passaram a oferecer cursos a distância. De acordo com Guarezi e Matos,autores de Educação a distância sem segredos, na década de 1930 já haviam 39 universidades norte-americanas que ofertavam cursos por correspondência.

No Brasil, o EAD surgiu com os cursos de qualificação profissional e o primeiro registro foi um anúncio de 1904 nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia por correspondência.

No entanto, como informa um artigo publicado na Revista de Educação Pública, apenas em 1996 a lei n.º 9.394 regulamentou e tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização. Três anos depois, o Ministério da Educação (MEC) iniciou o credenciamento das faculdades que ofertam cursos EaD.

Apesar da regulamentação tardia, o ensino a distância deve superar em números de alunos o ensino presencial em 2022 — principalmente por causa do crescimento de cerca de 59% entre 2020 e 2021. 

Uma pesquisa do Censo da Educação Superior, realizada em parceria com o Ministério da Educação, mostrou que o número de matrículas em cursos à distância aumentou 378,9% entre 2009 e 2019.

 

E-learning: um passo à frente

E-learning se refere ao aprendizado eletrônico, uma modalidade de ensino à distância (EAD) que incentiva a auto-aprendizagem. O E-learning é uma forma de educação a distância que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado a uma pessoa, um grupo ou uma comunidade.

Não confunda: o EAD é o ensino à distância, já o e-learning é o ensino dentro de um ambiente virtual de aprendizagem.

Basta que o aluno tenha acesso a um ambiente virtual de aprendizagem – normalmente conhecido pela sigla AVA — e que reúne todos os conteúdos que compõem o curso ou aula realizados por meio de e-learning.

Esses ambientes de aprendizagem são inspirados nas características das salas de aula, mas possuem interfaces intuitivas e canais que possibilitam a comunicação entre alunos, colegas e tutores.

Tudo indica que o e-learning — através de funcionalidades como os fóruns, chats, envio de atividades como provas, trabalhos e apresentações via plataforma LMS, com avaliações e esclarecimento de dúvidas em tempo real — é o futuro da educação online e que veremos ambientes virtuais de aprendizagem cada mais mais realistas e interativos.

 

O Centro Universitário São Camilo tem o compromisso de oferecer os melhores e mais avançados recursos para seus alunos, e isso inclui um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que extrai deles o melhor e permite que se desenvolvam ao máximo.

 

Se você precisa fazer uma pós-graduação, escolha uma das especializações a distância e descubra o poder do e-learning do Centro Universitário São Camilo.

 

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