Enfermeiros e enfermeiras são profissionais da área da saúde que auxiliam na promoção e na manutenção da saúde e do bem-estar da população, atuando na linha de frente da prevenção e do tratamento de doenças.
 
Como outros segmentos da saúde, a equipe de enfermagem é responsável por atuar de forma multidisciplinar em diversos contextos e locais de trabalho, entre eles, os hospitais e os ambulatórios públicos. 
 
“Um exemplo clássico da importância do enfermeiro no SUS é a gestão da enfermagem nas unidades básicas de saúde, onde os enfermeiros realizam atividades diversas, de liderança da equipe de saúde, atendimento aos programas preconizados pelo Ministério da Saúde, como pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, atendimentos à saúde da mulher e atendimento ao idoso, entre outros. No ambiente hospitalar, a enfermagem está na linha de frente da assistência ao paciente em todas as etapas do atendimento, construindo uma assistência humanizada e segura”, comenta a professora Euni Cavalcanti, docente e coordenadora dos cursos de pós EAD em Enfermagem da São Camilo, sobre a importância do enfermeiro no SUS. 

Enfermagem e o SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores e mais eficientes sistemas de saúde pública e gratuita do mundo, foi criado em 1988, quando da reforma da Constituição Federal, pela Lei nº 8.080/1990, tendo como princípios:
 
• Universalidade: garantia de saúde a todo e qualquer cidadão.
• Equidade:  tratamento diferenciado visando reduzir a desigualdade.
• Integralidade: atenção integral na oferta de serviços ao cidadão. 
 
Nesse contexto, a Enfermagem, como uma importante parte da área da saúde, está interligada ao SUS, tendo em vista que, sem os enfermeiros, os técnicos e os auxiliares de enfermagem, o sistema público de saúde não conseguiria funcionar. 
 
Conforme explica a professora Euni, “Os enfermeiros estão na linha de frente do cuidado na assistência à saúde do paciente e integram a equipe multidisciplinar de saúde. Para que a gente tenha um atendimento e um cuidado efetivos, é necessário auxílio do enfermeiro para atuar em relação às atividades práticas e administrativas que concernem ao contexto da enfermagem”.
 
Você também pode gostar de:

Desafios da enfermagem no SUS

“As maiores dificuldades encontradas pelos profissionais de enfermagem no setor público são relativas à parte organizacional de gestão”, esclarece a professora Euni, segundo a qual as principais dificuldades da atuação num hospital público são a falta de materiais e a escassez de profissionais de saúde. 
 
Essa situação impacta diretamente na assistência de saúde da população que procura atendimento no SUS, dificultando a atuação dos profissionais de enfermagem.
 
Com a pandemia de Covid-19 e a crise de saúde pública provocada por ela, essa falta de materiais e de profissionais de saúde se acentuou. Acompanhamos as faltas de insumos, principalmente do kit intubação, e também a exaustão dos profissionais de saúde desde o início da pandemia.
 
Para driblar esses desafios, a professora Euni destaca que: “As equipes de saúde buscam uniformizar a assistência frente aos protocolos assistenciais preconizados, adaptando os recursos humanos, financeiros e de logística na solução dos problemas do paciente. Em casos práticos, muitos profissionais realizam a assistência em locais precários, utilizando mecanismos criativos para oferecer um atendimento de qualidade e com segurança aos pacientes”. 
 
Euni de Oliveira Cavalcanti é enfermeira; especialista em Terapia Intensiva; mestra e  doutoranda em Enfermagem  pela Universidade de Brasília; coordenadora e docente dos cursos de Pós em Enfermagem da São Camilo.
 
pós ead em enfermagem
 
Gostou do conteúdo? Compartilhe esta informação relevante em suas redes sociais. 
 

Compartilhe essa notícia