O setor de Serviços e o Comércio são os maiores empregadores no Brasil. Em maio de 2021, por exemplo,  o setor de Serviços continuou liderando a geração de empregos com 110.956 novos postos de trabalho formais, seguido do Comércio, com 60.480. Mas, até que ponto esses setores estão preparados para o envelhecimento da população brasileira?

 

Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo

Há pouco tempo o Brasil era descrito como um país de jovens, especialmente quando comparado a países europeus como Itália, Portugal e Alemanha. Mas esse tempo está chegando ao fim, e em breve o país terá a quinta maior população acima dos sessenta anos.

 

O crescimento da população idosa no Brasil tem acontecido num ritmo mais intenso do que no resto do mundo. Segundo dados da Universidade Federal de Juiz de Fora, o número de brasileiros idosos de 60 anos e mais era de 2,6 milhões em 1950, passou para 29,9 milhões em 2020 e deve alcançar 72,4 milhões em 2100. O crescimento absoluto de 27,6 vezes.

 

A população idosa de 60 anos e mais representava 4,9% do total de habitantes de 1950, passou para 14% em 2020 e deve atingir o impressionante percentual de 40,1% em 2100. 

 

O país deverá chegar em 2025 com 31,8 milhões de pessoas idosas, a sexta população no mundo acima dos 60 anos. Esse aumento da proporção de idosos – com taxas muito mais elevadas do que as de outros grupos etários – causa impactos em todos os setores da sociedade, desde a saúde pública até setores como Serviços, Indústria e Comércio.

 

O ritmo de envelhecimento da população deve diminuir um pouco nas próximas décadas; mesmo assim, o Brasil deve chegar em 2030 com um número de idosos superior ao total de crianças entre zero e 14 anos.

 

Como noticiou a BBC no começo de 2019, pela primeira vez há “mais avós do que netos” no mundo, e tudo indica que o crescente desequilíbrio que se vê entre os mais velhos e os mais jovens - o que fará haver duas pessoas com mais de 65 anos para cada uma entre zero e quatro anos, até o ano 2050 - se dará com ainda mais intensidade no Brasil.

 

O envelhecimento da população aumenta a necessidade de serviços em domicílio

Uma população com um grande número de idosos demanda uma série de serviços e produtos que sejam adequados para atender um público com uma série de restrições, inclusive de mobilidade e locomoção.

 

Os países que hoje têm a maior população idosa do mundo (Japão, Itália, Grécia, Alemanha e Portugal), todos eles com um percentual de idosos acima de 20%, têm já uma estrutura de serviços que atende essa população; o que não é a realidade brasileira.

 

No entanto, já acontece no Brasil um aumento no número de serviços oferecidos para idosos. Reportagem do Estado de Minas verificou a aceleração na abertura de novas frentes de negócios voltadas para esse público. Uma matéria da Exame confirma a tendência ao apontar que “os idosos podem gastar 45% mais do que há cinco anos”, isso abre uma série de oportunidades de novos negócios.

 

Uma modalidade de serviço que cresce cada vez mais com o envelhecimento da população são os serviços em domicílio. Ao mesmo tempo, cresce também a demanda por profissionais de saúde para atender esse público.

 

A Enfermagem em Home Care é um dos melhores exemplos de serviço que cai como uma luva para uma população que precisa de cuidados médicos e que são ofertados no domicílio.

 

Se você é um profissional de enfermagem e gostaria de saber mais sobre o assunto e se capacitar para atender essa parcela cada vez maior da população, acesse o nosso site e dê o primeiro passo para ser uma Enfermeira Pós-Graduada em Enfermagem Home Care.

 

Compartilhe essa notícia