Não basta saber escrever. O novo formato do jornalismo requer conhecimentos bem mais específicos que aqueles da profissão tradicional.

O webjornalismo nasceu das mudanças que o digital trouxe na forma de consumir informações. A forma passiva com que o leitor recebia o conteúdo já não está presente no formato online.

Para participar desse novo modelo você precisa atender às expectativas de um público ansioso por notícias rápidas e novas formas de interação.

 

Se você imaginava que o jornalismo digital é apenas o jornalismo feito de forma online, entenda melhor as características que podem te guiar nessa atividade:

1.    Instantaneidade

As notícias chegam em tempo real. Muitas vezes são construídas ao mesmo tempo em que são divulgadas, fazendo o usuário acompanhar cada detalhe da informação. Você precisa saber redigir, editar e acompanhar as notícias de qualquer lugar  sem precisar de uma equipe pra isso. 

2.           Hipertexto 

O texto do jornalismo digital não está restrito a um único tema.

O hipertexto é a ferramenta que complementa a informação através da navegação por links. Isso significa que seu texto deve ter elementos (links) que incentivam o usuário a permanecer mais tempo na plataforma em que acessa o conteúdo. 

3.           Multimidialidade

É o elemento que proporciona experiências sensoriais enquanto você consome o conteúdo.  Imagens, sons e vídeos devem participar da composição do conteúdo enriquecendo a experiência do usuário. 

4.           Interatividade

O ambiente do jornalismo digital é interativo.É indispensável incentivar o diálogo com o leitor e interagir com ele através dos canais específicos como chats, comentários, fóruns, entre outros.

5.           Memória

Um grande arquivo sem a limitação de espaço. O acesso a informações antigas é possível através do cruzamento de busca que utiliza datas e palavras-chave.

6.           Personalização

Cada usuário da internet consome o conteúdo baseado em seus gostos e interesses. Esse acesso personalizado caracteriza a forma com que o conteúdo chega ao leitor.

 

Um jornalista digital está longe de ser apenas um profissional investigativo, ou que possui técnicas para redigir notícias. 

Você deve levar em consideração todas as características citadas na hora de publicar seu conteúdo.Para se adequar à web, alguns passos devem ser observados antes de você começar a escrever:



  • Conhecer o público que acessa o tipo de conteúdo: idade, hobbies, localização, problemas, etc.
  • Saber e conhecer qual canal a mensagem será veiculada. Redes sociais, blogs, sites,etc.
  • Analisar quais conteúdos tiveram um número maior de acessos, identificando as preferências do seu público.
  • Utilizar técnicas de SEO facilitando mecanismos de busca, aumentando o número de visitas ao site.

 

Essas informações vão delinear o perfil de usuário ideal e direcionar sua comunicação. O objetivo disso é entender essa persona, impulsionar seu desejo pelo conteúdo e assim, atrair mais usuários para o canal.

Além disso, o formato requer textos mais curtos, linguagem mais objetiva e vocabulário mais informal. 

 

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