Pós EAD em Mba em jornalismo digital


O FUTURO JÁ COMEÇOU! FAÇA JORNALISMO DIGITAL NA SÃO CAMILO E SE ATUALIZE!

As interações de mídia inteligente de hoje nos permitem acessar o conteúdo de maneira inimaginável uma ou duas décadas atrás. Blogs, podcasts, conteúdo gerado pelo usuário, sites de redes sociais têm se expandido e vão além das noções do que poderíamos esperar e sonhar. Esse contexto propõe um grande desafio para os jornalistas atuais, que precisam atuar através desse novo formato de transmissão de informações gerado pela internet e pelas plataformas digitais, que estão convergindo todas as mídias. Assim, o curso de MBA em Jornalismo Digital foi criado para aprimorar o conhecimento e a visão crítica dos profissionais de jornalismo e capacitá-los para atuar como repórteres e editores, ou gestores de novos negócios editoriais, alinhados com as novas formas de produção e difusão jornalísticas e com os interesses das pessoas que buscam informação nas mídias e plataformas móveis digitais.

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado

- Credenciamento e-MEC

- Certificado de 420 horas.

OBJETIVOS
- Especializar profissionais em Jornalismo digital capacitados para atuar com visão crítica e competência técnica dentro de um novo contexto que representa uma revolução de como as notícias são consumidos pela sociedade;

- Forma profissionais capazes de gerir fontes online e fornecer o relatório rápido, eficiente e preciso de notícias de última hora, em questão de segundos, proporcionando para a sociedade informações em tempo real dos eventos que ocorrerem.

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?
O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

  • Jornalistas profissionais e profissionais de comunicação com graduação em curso superior (não necessariamente em curso de jornalismo), com formação direcionada a veículos jornalísticos e empresas de comunicação e mídia de qualquer plataforma.

MERCADO DE TRABALHO
Com o surgimento da internet, smartphones e redes sociais, a forma de se comunicar mudou e consequentemente o jornalismo precisou se adaptar.

Hoje temos profissões nunca antes pensadas como influencers digitais e blogueiras, social media e gestores de tráfego... tudo isso faz parte da transformação que está acontecendo!

O jornalista especialista em jornalismo digital, possui competências para atuar em agências, jornais e portais, empreender na internet, seguir carreira acadêmica e muito mais!
VANTAGENS

- Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;

- Diferencial e ampliação de possibilidades no Mercado de trabalho.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO
Prof. Me. RAUL FONSECA SILVA

Possui graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1975), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1985), e vários cursos de extensão universitária na área de marketing e comunicação de marketing. Atualmente é professor de tempo integral da Universidade São Judas Tadeu e professor horista titular, nível 4, do Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado. Professor de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade São Judas Tadeu e EAD da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Publicitária e Comunicação de Marketing, tendo atuado como gerente de produto em grandes empresas como Bosch, Ericsson e Editora Abril e como publicitário em grandes agências, como J.W.Thompson e GFM Propeg. Tem experiência em Desenho Industrial, áreas: Desenho do Produto e Comunicação Visual. Participa de Projetos de Extensão Universitária pela USJT, atendendo pequenas e médias empresas em projetos de Planos de Negócio, Gestão da Comunicação de Marketing e Projetos Comunitários de Promoção da Cidadania e Inclusão Social. Foi coautor do projeto pedagógico para transformação das Faculdades Integradas Alcântara Machado em Centro Universitário, participando de equipe liderada pelo professor Dr. José Marques de Melo. Foi Chefe de Departamento da Universidade São Judas Tadeu, durante 4 anos, e Chefe de Departamento e Coordenador do Curso de Comunicação Social das FIAM FAAM, durante 28 anos.
Prof. DELCI LIMA

Graduado em Publicidade e Propaganda em 1987 e em Jornalismo 1989 pela FIAM Faculdades Integradas Alcântara Machado. Pos-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho em 2004. Foi professor de Jornalismo e Publicidade da Faculdade FIAM de novembro de 1990 até dezembro de 2014. Também foi professor de jornalismo na Universidade Santo Amaro do período de janeiro de 2002 ate maio de 2005. É professor e coordenador nos cursos de Pós Graduação em Marketing e Comunicação da Universidade Estácio de Sá desde abril de 2011 e também da Universidade São Caetano do Sul desde 2014 Em 1992 criou a LZ12 Comunicação uma Agencia de Publicidade que vem atuando em Assessoria de Comunicação, Marketing, Publicidade e Propaganda, Produção e Direção de Programas para Televisão e Vídeos Institucionais. Produz e Dirige desde 1999 o Programa Código de Honra que é uma parceria do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que é veiculado na TV Justiça. Também é Diretor de Conteúdo dos vídeos na Modalidade EAD dos cursos de Pos Graduação produzidos pelo Instituto Phorte Educação, Consultor de comunicação da Phorte Educacional, E desde janeiro de 2017 é idealizador e coordenador do portal 500toques.com.br.


Carga Horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- A LINGUAGEM JORNALÍSTICA

Teorias da análise das linguagens jornalísticas. Exploração de modelos analíticos e ferramentas metodológicas aplicadas na análise de linguagens jornalísticas. Estudos sobre as características da linguagem e do discurso jornalístico. Estudos sobre a retórica no jornalismo. Objetividade, fato, acontecimento e mediação. A natureza do conhecimento jornalístico. A estrutura do campo jornalístico. A identidade e os mitos do jornalista. Poder e responsabilidade social.

- DIREITO AUTORAL E DE IMAGEM NOS ESPAÇOS DIGITAIS

O que é direito autoral e direito de uso de imagem. Comentário sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais. Direito do autor e direitos conexos. Prazos de duração do direito do autor e domínio público. Diferenças entre referência, citações e apropriação. Direitos do autor e difusão de textos, artigos e conteúdo jornalístico na Web. Direitos de uso da imagem pessoal. O uso de imagens, fotos, ilustrações no ciberespaço e direitos do autor. Direitos de imagem nas mídias sociais.

- GÊNEROS JORNALÍSTICOS E PRODUÇÃO DE TEXTO

Noções de gênero textual e diversidade dos textos discursivos; Os espaços físicos para gravação textual e os diversos tipos de discurso; Ambiente discursivo e contextualização; O jornalismo Esportivo como expressão textual; Características e tipos de textos em jornalismo esportivo impresso; Características e tipos de textos em jornalismo esportivo para rádio, para televisão e para suportes multimídias.

- JORNALISMO DE DADOS E NOVAS TÉCNICAS DE REPORTAGEM

Banco de dados e informação digital disponível. Jornalismo tradicional e jornalismo de dados. Acesso público aos dados e informações e questões jurídicas para utilização. Noções de estatística para jornalista. Técnicas e ferramentas para busca e análise de dados. Banco de dados como fonte. A pauta e as técnicas de reportagem e entrevista com apoio de banco de dados digitais. As redes sociais como fonte de dados. Possibilidades de difusão para o jornalismo de dados no ciberespaço e nas mídias sociais.

- JORNALISMO DIGITAL

A diversidade de plataformas para difusão do conteúdo jornalístico. A evolução da internet como meio de comunicação. Internet no Brasil. Portais e Sites como sistemas de concentração e distribuição de conteúdos. O novo jornalista, polivalente e multimídia. Ciberjornalismo e gêneros do discurso jornalístico online. Jornalismo na Web 2.0. Técnicas e processos para produção da matéria jornalística online. Editorias e técnicas de gestão de conteúdo jornalístico online. Matérias jornalísticas em blogs e redes sociais. Web 3.0 e ciberjornalismo.

- JORNALISMO DIGITAL ESPECIALIZADO NOS PORTAIS, SITES, BLOGS E MICROBLOGS

Conceitos de jornalismo especializado. Tipos, características e abordagens do jornalismo especializado. Jornalismo opinativo, processo e argumentação. Tipos de espaços jornalísticos na Web. Os públicos do ciberjornalismo. Jornalismo especializado e opinativo no ciberespaço. Construção e produção das narrativas jornalísticas para Web e técnica da pirâmide invertida. Blog como espaço para matéria jornalística. Blogs jornalísticos da grande imprensa e blogs independentes. Orientações para construção de um blog jornalístico.

- JORNALISMO EMPRESARIAL E ASSESSORIA DE IMPRENSA NA WEB

Assessoria de imprensa como processo de gestão e disseminação de informações organizacionais ou individuais. Estratégias de exposição de temas de interesse das empresas e organizações ou pessoas na mídia, sem pagamento direto. Assessoria de imprensa como ferramenta de branding. Web, assessoria de imprensa e segmentação dos públicos de interesse. Assessoria de imprensa e produção de conteúdo para portais, sites e mídias sociais. Gestão de crises nas mídias sociais.

- PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E CONVERGÊNCIA DIGITAL

Internet convergindo todas as mídias. Digitalização dos conteúdos: filmes, fotos, música, voz, texto. Convergência digital e capacidade de ver o mesmo conteúdo multimídia a partir de diferentes tipos de dispositivos. Desenvolvimento de métodos e processos de conexões. Todos os conteúdos pelo smartphone, home theater e sala de estar. Jornalismo impresso e convergência digital. Radio jornalismo e convergência digital. Telejornalismo e convergência digital.

- JORNALISMO DE DADOS E NOVAS TÉCNICAS DE REPORTAGEM

Banco de dados e informação digital disponível. Jornalismo tradicional e jornalismo de dados. Acesso público aos dados e informações e questões jurídicas para utilização. Noções de estatística para jornalista. Técnicas e ferramentas para busca e análise de dados. Banco de dados como fonte. A pauta e as técnicas de reportagem e entrevista com apoio de banco de dados digitais. As redes sociais como fonte de dados. Possibilidades de difusão para o jornalismo de dados no ciberespaço e nas mídias sociais.

- REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO INTERATIVA

A comunicação humana: da comunicação interpessoal à comunicação virtual. O conceito de redes de computadores e a evolução da linguagem das máquinas. A infância dos sites e portais. A internet como ponto focal para a interatividade. Conceito de comunidade e emergência das redes sociais. As redes sociais como fenômeno cultural onipresente em tempo real. Os principais formatos de interatividade. Panorama das principais redes sociais. Do compartilhamento de arquivos, notícias e eventos à tecnologia YAP.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/36OKaBS


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.