Pós em MBA em Jornalismo Digital

A emergência das novas tecnologias, em especial a Internet e os novos formatos de mídia digital, impactam consideravelmente a sociedade e a cultura, criando novos desafios para a mídia convencional, e a morte iminente desta última tem sido prevista com grande convicção por observadores da indústria da comunicação que se preparam para novos formatos de contato com os leitores e públicos de interesse. Realmente, muitos leitores estão abandonando o jornal impresso já que podem ter o mesmo conteúdo em um site. Por que folhear uma revista, se as pessoas agora podem ter acesso aos mesmos artigos e imagens online? E, é claro, por que assistir televisão tradicional se elas podem ter o YouTube no computador? As interações de mídia inteligente de hoje nos permitem acessar o conteúdo de maneira inimaginável uma ou duas décadas atrás. Blogs, podcasts, conteúdo gerado pelo usuário, sites de redes sociais têm se expandido e vão além das noções do que poderíamos esperar e sonhar. Esse contexto propõe um grande desafio para os jornalistas atuais, que precisam atuar através desse novo formato de transmissão de informações gerado pela internet e pelas plataformas digitais, que estão convergindo todas as mídias. Assim, o curso de MBA em Jornalismo Digital foi criado para aprimorar o conhecimento e a visão crítica dos profissionais de jornalismo e capacita-los para atuar como repórteres e editores, ou gestores de novos negócios editoriais, alinhados com as novas formas de produção e difusão jornalísticas e com os interesses das pessoas que buscam informação nas mídias e plataformas móveis digitais.

 

 Objetivos:

- Especializar profissionais em Jornalismo digital capacitados para atuar com visão crítica e competência técnica dentro de um novo contexto que representa uma revolução de como as notícias são consumidos pela sociedade;

- Forma profissionais capazes de gerir fontes online e fornecer o relatório rápido, eficiente e preciso de notícias de última hora, em questão de segundos, proporcionando para a sociedade informações em tempo real dos eventos que ocorrerem.

 

A quem se destina: Jornalistas profissionais e profissionais de comunicação com graduação em curso superior (não necessariamente em curso de jornalismo), com formação direcionada a veículos jornalísticos e empresas de comunicação e mídia de qualquer plataforma.

 

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Carga Horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- A LINGUAGEM JORNALÍSTICA

Teorias da análise das linguagens jornalísticas. Exploração de modelos analíticos e ferramentas metodológicas aplicadas na análise de linguagens jornalísticas. Estudos sobre as características da linguagem e do discurso jornalístico. Estudos sobre a retórica no jornalismo. Objetividade, fato, acontecimento e mediação. A natureza do conhecimento jornalístico. A estrutura do campo jornalístico. A identidade e os mitos do jornalista. Poder e responsabilidade social.

- DIREITO AUTORAL E DE IMAGEM NOS ESPAÇOS DIGITAIS

O que é direito autoral e direito de uso de imagem. Comentário sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais. Direito do autor e direitos conexos. Prazos de duração do direito do autor e domínio público. Diferenças entre referência, citações e apropriação. Direitos do autor e difusão de textos, artigos e conteúdo jornalístico na Web. Direitos de uso da imagem pessoal. O uso de imagens, fotos, ilustrações no ciberespaço e direitos do autor. Direitos de imagem nas mídias sociais.

- GÊNEROS JORNALÍSTICOS E PRODUÇÃO DE TEXTO

Noções de gênero textual e diversidade dos textos discursivos; Os espaços físicos para gravação textual e os diversos tipos de discurso; Ambiente discursivo e contextualização; O jornalismo Esportivo como expressão textual; Características e tipos de textos em jornalismo esportivo impresso; Características e tipos de textos em jornalismo esportivo para rádio, para televisão e para suportes multimídias.

- JORNALISMO DE DADOS E NOVAS TÉCNICAS DE REPORTAGEM

Banco de dados e informação digital disponível. Jornalismo tradicional e jornalismo de dados. Acesso público aos dados e informações e questões jurídicas para utilização. Noções de estatística para jornalista. Técnicas e ferramentas para busca e análise de dados. Banco de dados como fonte. A pauta e as técnicas de reportagem e entrevista com apoio de banco de dados digitais. As redes sociais como fonte de dados. Possibilidades de difusão para o jornalismo de dados no ciberespaço e nas mídias sociais.

- JORNALISMO DIGITAL

A diversidade de plataformas para difusão do conteúdo jornalístico. A evolução da internet como meio de comunicação. Internet no Brasil. Portais e Sites como sistemas de concentração e distribuição de conteúdos. O novo jornalista, polivalente e multimídia. Ciberjornalismo e gêneros do discurso jornalístico online. Jornalismo na Web 2.0. Técnicas e processos para produção da matéria jornalística online. Editorias e técnicas de gestão de conteúdo jornalístico online. Matérias jornalísticas em blogs e redes sociais. Web 3.0 e ciberjornalismo.

- JORNALISMO DIGITAL ESPECIALIZADO NOS PORTAIS, SITES, BLOGS E MICROBLOGS

Conceitos de jornalismo especializado. Tipos, características e abordagens do jornalismo especializado. Jornalismo opinativo, processo e argumentação. Tipos de espaços jornalísticos na Web. Os públicos do ciberjornalismo. Jornalismo especializado e opinativo no ciberespaço. Construção e produção das narrativas jornalísticas para Web e técnica da pirâmide invertida. Blog como espaço para matéria jornalística. Blogs jornalísticos da grande imprensa e blogs independentes. Orientações para construção de um blog jornalístico.

- JORNALISMO EMPRESARIAL E ASSESSORIA DE IMPRENSA NA WEB

Assessoria de imprensa como processo de gestão e disseminação de informações organizacionais ou individuais. Estratégias de exposição de temas de interesse das empresas e organizações ou pessoas na mídia, sem pagamento direto. Assessoria de imprensa como ferramenta de branding. Web, assessoria de imprensa e segmentação dos públicos de interesse. Assessoria de imprensa e produção de conteúdo para portais, sites e mídias sociais. Gestão de crises nas mídias sociais.

- PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E CONVERGÊNCIA DIGITAL

Internet convergindo todas as mídias. Digitalização dos conteúdos: filmes, fotos, música, voz, texto. Convergência digital e capacidade de ver o mesmo conteúdo multimídia a partir de diferentes tipos de dispositivos. Desenvolvimento de métodos e processos de conexões. Todos os conteúdos pelo smartphone, home theater e sala de estar. Jornalismo impresso e convergência digital. Radio jornalismo e convergência digital. Telejornalismo e convergência digital.

- JORNALISMO DE DADOS E NOVAS TÉCNICAS DE REPORTAGEM

Banco de dados e informação digital disponível. Jornalismo tradicional e jornalismo de dados. Acesso público aos dados e informações e questões jurídicas para utilização. Noções de estatística para jornalista. Técnicas e ferramentas para busca e análise de dados. Banco de dados como fonte. A pauta e as técnicas de reportagem e entrevista com apoio de banco de dados digitais. As redes sociais como fonte de dados. Possibilidades de difusão para o jornalismo de dados no ciberespaço e nas mídias sociais.

- REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO INTERATIVA

A comunicação humana: da comunicação interpessoal à comunicação virtual. O conceito de redes de computadores e a evolução da linguagem das máquinas. A infância dos sites e portais. A internet como ponto focal para a interatividade. Conceito de comunidade e emergência das redes sociais. As redes sociais como fenômeno cultural onipresente em tempo real. Os principais formatos de interatividade. Panorama das principais redes sociais. Do compartilhamento de arquivos, notícias e eventos à tecnologia YAP.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/36OKaBS

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

19/10/2021 - (data prevista para início do curso)
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