Sustentabilidade é um assunto que sempre está em pauta. Um fato que chama a atenção é a urgência de medidas mais sustentáveis no nosso processo de consumo.

Sobre esse assunto, vale a pena conhecer sobre Economia Linear, um sistema baseado num ciclo com  início, meio e fim: extração de matéria prima natural, produção de bens e descarte dos rejeitos.

 

A Economia Linear é um modelo de organização caracterizado pela extração crescente de recursos naturais, produção de bens e descarte dos rejeitos. Como o nome já sugere, o modelo é linear, sem expectativa de retorno ou reciclagem.

Desse modo, o modelo de economia linear — que não possui nenhuma expectativa de reuso daquilo que foi produzido — gera uma crescente degradação do meio ambiente resultante do desequilíbrio entre o descarte de resíduos e exploração de recursos naturais.

 

Na contramão dessa dinâmica, a Economia Circular traz um modelo de consumo mais sustentável, sem deixar de lado o desenvolvimento econômico. Seu conceito baseia-se num processo contínuo que prolonga a vida útil do que foi produzido. O foco é otimizar o reaproveitamento dos bens de consumo.  

Diminuir a dependência por fontes naturais de matéria prima e o impacto ambiental causado pela atual forma de gerenciamento são alguns dos seus objetivos da Economia Circular. Essa forma de produzir ganha cada vez mais força e destaque no mercado e as empresas pouco a pouco entendem a necessidade de implantá-la.

 

Em 2010, a implementação da lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) organizou a forma como o país lida com o lixo, exigindo dos setores transparência no gerenciamento de seus resíduos. Já em 2019, uma pesquisa realizada constatou que 76% das empresas no Brasil já implantaram algum tipo de ação relacionada à economia circular. O que significa que as exigências da legislação e a cobrança da sociedade têm surtido efeito e criado demandas. Mas existem desafios nessa tarefa. A transição entre os dois modelos, de Linear para Circular, exige um planejamento de todo o processo. Desde a concepção do produto até o momento do seu descarte. É necessário a adoção de ações que aperfeiçoam o modelo atual e promovem uma gestão mais eficiente dos recursos naturais e a utilização dos bens de consumo. A execução desse tipo de projeto independe do tamanho da empresa e requer um profissional especializado que saiba associar desenvolvimento econômico e políticas de sustentabilidade.

 

Benefícios do modelo Circular

Para as organizações, a proposta do Modelo Circular representa:

 

- Redução de gastos uma vez que a extração da matéria prima também será diminuída; 

- Menos desperdício na cadeia produtiva;

- Melhora a percepção da imagem da marca.

 

Para ser o profissional que alcança esses resultados não basta conhecimentos técnicos. Você precisa ter uma visão global sobre os processos das diversas esferas da economia.

Marketing, empreendedorismo e gestão são apenas algumas das áreas que precisam constar no seu currículo dando a você ferramentas para atuar em todo ecossistema da economia de uma empresa. Vale ressaltar que esse campo amplo do saber está intimamente ligado ao conceito de economia criativa.

 

Capacitação para gestores de negócios

Profissionais, líderes empresariais, economistas, engenheiros, servidores públicos, contadores, administradores, empreendedores e demais interessados na gestão de negócios de empresas têm buscando especializações que os capacitem a gerir a implantação e adequação da empresa ao desenvolvimento sustentável.

 

Um dos melhores cursos nessa área é a pós-graduação EAD oferecida pelo Centro Universitário São Camilo em Economia Criativa.

 

Acesse o nosso site, faça sua matrícula e tenha em mãos todas as ferramentas necessárias para entender e tomar as devidas decisões, seja a nível empresarial ou até mesmo em um negócio próprio.

 

Compartilhe essa notícia