Pós EAD em Economia criativa

Foto do curso Economia Criativa

A Economia Criativa é uma área da economia moderna com uma dinâmica muito intensa. Seus primórdios, enraizado a partir dos anos 1990, tem colocado o mundo dos negócios em um novo patamar, com novas mudanças, novos mercados e novas adaptações. Ela integra, em seu arcabouço científico, todo o rigor econômico de novos ambientes, inovação, gerenciamento estratégico e efeitos de criação com uma alta velocidade.

O curso de pós-graduação em Economia Criativa nasce em um cenário com intensa atividade em inovação e com foco no desejo, às vezes ainda a ser descoberto, do cliente e nas suas tradicionais necessidades. Por isso que sua cesta de conhecimento é recheada de psicologia aplicada às organizações, gestão de alto padrão em marcas, estratégias de mercados diversos, marketing, economia colaborativa e economia circular, que é tão necessária aos tempos modernos. Mas, os seus fundamentos ainda estão bem solidificados nas teorias de economia e gestão, como microeconomia, macroeconomia e empreendedorismo.

O curso de pós-graduação em Economia Criativa oferece uma gama intelectual perpassando por diversas áreas da economia, marketing, empreendedorismo e gestão aplicados às questões corporativas diversas. Os egressos terão vasto conhecimento nas principais áreas da economia que são necessárias para essa eletrizante área da economia aplicada.

No geral, este curso de pós-graduação em Economia Criativa capacita o estudante a raciocinar por meio do rigor científico das ciências econômicas, marketing, empreendedorismo e de gestão. Com efeito, a capacitação é completa para que o estudante tenha todas as ferramentas necessárias, em mãos, para entender e tomar as devidas decisões, seja a nível empresarial ou até mesmo em um negócio próprio.

 

Objetivos do curso:

-     Instrumentalizar o estudante dentro dos principais conceitos de psicologia analítica aplicada às organizações;

-     Entender o merchandising, vendas e finanças com foco em marketing;

-     Aplicar os conceitos de gestão em mercados;

-     Entender como funciona o atual mercado interconectado à internet;

-     Compreender os diversos aspectos econômicos, como microeconomia, macroeconomia, economia circular e economia colaborativa e suas devidas aplicações.

 

Público alvo: Graduados em todas as áreas. 


Carga Horária: 420h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- PSICOLOGIA ANALÍTICA JUNGUIANA NAS ORGANIZAÇÕES PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Introdução à Psicologia Analítica. Tipos Psicológicos.Pressupostos Teóricos sobre a Psicologia Comportamental e Cognitiva.Psicologia  Cognitivo-Comportamental e Psicossomática.

- MERCHANDISING, PROMOÇÃO DE VENDAS E FINANÇAS APLICADAS AO MARKETING

Promoção de Vendas e Merchandising no Contexto do Marketing. Atividades de Promoção de Vendas e Merchandising. Estratégias de Promoção de Vendas e Merchandising. Finanças Aplicadas ao Marketing.

- GESTÃO EMPREENDEDORA

O Empreendedor e o Empreendedorismo. O Plano de Negócio.

- GESTÃO DE MARCAS E ESTRATÉGIAS DE MERCADO

Conceituação e Fomulação de Estratégias em Marketing. Natureza das Operações Estratégicas em Negócios. Variáveis Ambientais e Seleção dos Elementos Estratégicos. Alternativas Estratégicas para a Gestão de Marcas.

- TEORIA POLÍTICA

Teorias do Poder. Formas de Governo: República e Monarquia. Teoria Geral do Estado: Características Fundamentais do Estado. Sistemas Políticos.Teorias do Comportamento Eleitoral.

- MERCADO DA INTERNET DAS COISAS: ATUALIDADES E TENDÊNCIAS

A Internete das Coisas. Áreas de Pesquisa em IOT. Internet das Coisas e Cidades Inteligentes- IOT. Tendências Futuras.

- ECONOMIA CRIATIVA E EMPREENDEDORISMO

O Incentivo à Economia Criativa no Brasil. Novos Mercados e Atividades da Economia Criativa. Empreendedorismo e Liderança Criativa. Análise da Concorrência e Posicionamento.

- ECONOMIA COLABORATIVA

Definição e Características da Economia Colaborativa. Destruição Criadora. Atores da Economia Compartilhada. O Futuro do Trabalho na Economia Compartilhada.

- ECONOMIA CIRCULAR

História e Características da Economia Circular. Aplicações da Economia Circular. Mudanças Climáticas. A Economia Circular no Mercado Atual.

- FUNDAMENTOS DA MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

Macroeconomia I, Macroeconomia II, Microeconomia I, Microeconomia II.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.