OKR é a sigla para Objective Key Results, ou Objetivos e Resultados-chave. Trata-se de uma metodologia que ajuda a empresa a se planejar para alcançar metas e traça o caminho para isso. O sistema foi criado nos anos 70 por Andy Grove, CEO da Intel na época. Ao longo do tempo, o sistema foi adotado por vários empreendimentos no Vale do Silício e de lá se espalhou para o mundo.

O método OKR foi criado para responder uma pergunta simples, mas de grande importância em uma empresa que busca expandir suas operações, inovar e vencer a concorrência: Como transformar uma ideia em resultados concretos?

Como você pode imaginar, transformar ideias em resultados é um problema em quase todo lugar. Basta conversar com qualquer gerente, executivo ou empregado, que não faltarão ideias de como resolver problemas ou expandir o negócio.

Mas, por que a maioria dessas ideias nunca se tornam realidade? Porque existe uma distância entre uma coisa e a outra que é melhor vencida quando se tem um método próprio para isso. Esse é o papel da metodologia OKR, que é dividida em suas partes:

1° parte: A definição dos Objetivos
A primeira coisa a se fazer é definir um direcionamento geral do que pretende ser alcançado pela companhia. A partir daí, são elaborados os objetivos que a empresa quer alcançar. Que pode ser, por exemplo: aumentar o volume de vendas, diminuir a taxa de desperdícios, melhorar o índice de produtividade, etc.

2° parte: Os Resultados-chave
Os resultados-chave são a segunda parte do método OKR. Resultados-chave são os meios através dos quais as metas podem ser alcançadas. Então, se um dos objetivos é aumentar o volume de vendas, os resultados-chave para esta meta podem ser ampliar a geração de leads, aumentar a divulgação, realizar uma pesquisa com clientes, etc.

Dessa forma, a primeira parte da metodologia OKR define um destino para os negócios (onde queremos chegar) e a segunda consiste nas melhores formas de chegar até lá.

A importância do método OKR no Gerenciamento de Projetos
O método OKR se tornou mais conhecido a partir de 1999 quando foi escolhido para ser a base de operações do Google. A empresa americana se tornou um dos maiores impérios tecnológicos do planeta e a metodologia, um dos frameworks de gestão por objetivos mais adotados pelas empresas de mercado.

O OKR é uma das melhores ferramentas para o planejamento e a execução das estratégias em uma empresa. Devido à sua adaptabilidade, observa Paulo Sampaio num artigo acerca da importância do método nas empresas, “OKR pode ser aplicado em qualquer organização, independentemente de seu segmento de mercado, nível de maturidade ou número de funcionários”.

Se você trabalha com gerenciamento de projetos, precisa conhecer essa metodologia focada em gerar “resultados estratégicos baseado no desenvolvimento de um novo mindset que prioriza o foco, o alinhamento e o engajamento no que mais importa”.

Se você tem interesse nesse assunto, não perca mais tempo e conheça a Pós EAD em Gerenciamento Ágil de Projetos do Centro Universitário São Camilo. Faça sua matrícula e vem estudar com a gente.

Compartilhe essa notícia