Você pode não saber nada sobre genômica nutricional; mas, se eu lhe digo que se trata de uma ciência que estuda a relação entre os nossos genes e os nutrientes, você logo percebe que se trata de algo avançado, que poucos dominam e que, consequentemente, remunera muito bem os profissionais que trabalham com isso.

 

Se isso é uma novidade para você… continue lendo.

Se eu lhe digo que nutricionistas e preparadores físicos estão usando a genômica nutricional para melhorar a personalização dos planos alimentares dos seus pacientes; você logo percebe que esses profissionais são diferenciados e que, certamente, são muito melhor remunerados do que a média.

Enquanto influencers com milhões de seguidores fazem boomerangs tomando uma mão cheia de suplemento nutricional em cápsulas coloridas, você não vai querer ser uma nutricionista que não sabe nada sobre genômica nutricional, que não entende conceitos de nutrigenética, nutrigenômica ou epigenética.

Se você é um preparador de atletas e fica sabendo que há um outro personal trainer que está usando a genômica nutricional para personalizar os planos alimentares dos seus atletas, você ficaria confortável em continuar trabalhando do modo antigo, sem nem mesmo se informar a respeito?

Imagina ser uma nutricionista que não está capacitada para instruir os seus pacientes quanto aos nutracêuticos; afinal, cada vez mais é comum o uso de compostos alimentares que atuam como suplemento nutricional e que podem ser consumidos por diversos fatores e trazer inúmeros benefícios aos pacientes.

Se uma paciente sua diz que a amiga consulta com outra nutricionista que usa  uma abordagem que combina genética, marcadores bioquímicos, nutrição e medicina funcional; você não gostaria de ser a nutricionista que está preparada para oferecer à sua cliente soluções assim?

Seja você um médico, uma nutricionista, um personal trainer que atende pessoas que precisam emagrecer, moças que desejam o corpo como o das influencers ou atletas que queiram desenvolver o máximo da sua capacidade física, você precisa estar capacitado, não apenas acerca da funcionalidade de cada alimento, mas também para investigar como o perfil genético do seu paciente interfere na metabolização dos nutrientes.

Denise Furness, uma geneticista molecular e nutricionista australiana, pioneira na área de nutrigenômica e medicina personalizada no Brasil, definiu assim o seu trabalho:

 

“Eu ajudo as pessoas a identificar os gatilhos e as causas subjacentes de seus problemas de saúde para que possam viver uma vida mais equilibrada e plena. Eu me especializei em genômica nutricional e epigenética, também conhecida como saúde personalizada, e acredito que não existe um tamanho único quando se trata de dieta e estilo de vida.” 

 

Um profissional, seja ele médico, nutricionista ou preparador físico que ofereça soluções assim aos seus pacientes, fará parte da minoria dos mais capacitados e dos mais bem remunerados.

 

Qual o caminho?

O caminho é fazer uma especialização nessa área o quanto antes. Uma pós-graduação em Alimentos funcionais e Nutrigenômica que deixe você habilitado em um dos assuntos mais inovadores da área da nutrição.

O Centro Universitário São Camilo tem uma especialização que, além de atender todos os aspectos da nutrição clínica, é direcionado também à nutrição esportiva, com disciplinas associadas a suplementação e fisiologia do exercício.

Ou seja, trata-se de uma abordagem completa acerca do tema que serve para médicos, nutricionistas e preparadores físicos que querem mais do que apenas ler um artigo aqui, outro ali.

Com essa especialização em alimentos funcionais e nutrigenômica, você vai aprofundar os conhecimentos na área, saber como aplicar o conhecimento sobre alimentos funcionais em nutrição clínica e capacitado para oferecer soluções inovadoras para os seus clientes.

Compartilhe essa notícia