O que são doenças crônicas?

Doenças crônicas são condições prejudiciais à saúde que persistem por longos períodos, geralmente definidos por mais de três meses. 

É comum que essas doenças progridam lentamente, muitas vezes afetando significativamente a qualidade de vida do paciente e resultando em incapacidades.

Essas doenças podem ser classificadas como transmissíveis ou não transmissíveis:

 

  1. Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)

As DCNTs não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, pois não são causadas por agentes infecciosos. 

Em vez disso, estão frequentemente relacionadas ao estilo de vida individual, que pode incluir sedentarismo, alimentação inadequada e consumo exacerbado de álcool. 

Exemplos comuns de doenças crônicas não transmissíveis incluem câncer, diabetes mellitus, hipertensão, asma e bronquite.

 

  1. Doenças Crônicas Transmissíveis (DCT)

As Doenças Crônicas Transmissíveis (DCT) representam um desafio significativo para a saúde pública, pois são causadas por agentes infecciosos, como vírus e bactérias, podendo ser transmitidas de pessoa para pessoa. 

Nesse contexto, algumas das DCTs mais comuns incluem o HIV/AIDS, Hepatite C, Sífilis, HPV e tuberculose.

 

Qual é a importância do farmacêutico para o tratamento de doenças crônicas transmissíveis?

A crescente descoberta de doenças virais e a alta demanda por atendimento especializado destacam a necessidade da atuação do farmacêutico clínico em infectologia. 

Sua integração à equipe multiprofissional de saúde é crucial para fornecer conhecimento especializado em medicamentos voltados ao combate de agentes infecciosos responsáveis por doenças crônicas transmissíveis.

Pensando nisso, a Pós EAD São Camilo desenvolveu a Pós-graduação em Farmácia Clínica em Infectologia, um curso completo que aborda temas fundamentais:

  • Farmacocinética;
  • Farmacoterapia.
  • Patologias Infectocontagiosas;
  • Farmácia Clínica;
  • Serviços Farmacêuticos.

 

CLIQUE AQUI para encontrar mais detalhes e assegurar sua vaga agora mesmo!

 

Como o farmacêutico pode contribuir para a prevenção e o controle de doenças crônicas?

O tratamento das doenças crônicas pode envolver diversas estratégias de gerenciamento e controle ao longo do tempo, incluindo o uso de tecnologias, terapias de suporte, mudanças no estilo de vida e prescrição de tratamento medicamentoso. Assim, o papel da equipe multidisciplinar de saúde é crucial, especialmente o do profissional farmacêutico. 

Algumas estratégias utilizadas pelo farmacêutico para promover a prevenção e o tratamento de doenças crônicas transmissíveis são:

  • Colaboração interprofissional: Colaborar com outros profissionais de saúde para garantir uma abordagem abrangente no cuidado aos pacientes com doenças crônicas. 

 

  • Detecção precoce: Identificar condições de saúde crônicas em estágios iniciais, permitindo intervenções precoces e prevenção de complicações.

 

  • Vacinação: Administrar vacinas e garantir que os pacientes estejam atualizados em relação às vacinas recomendadas para prevenir doenças crônicas transmissíveis.

 

  • Orientação e conscientização: Fornecer aconselhamento sobre a utilização correta de medicamentos prescritos e esclarecer dúvidas sobre efeitos colaterais e interações medicamentosas.

 

  • Análise da farmacoterapia: Sugerir adequações na prescrição dos medicamentos, a fim de evitar ou minimizar efeitos colaterais.

 

  • Monitoramento do tratamento: Garantir a efetividade do tratamento medicamentoso, analisando a melhor dose e horário para a ingestão das substâncias prescritas.

 

  • Plano de atenção primária: Monitorar parâmetros como pressão arterial, gordura no sangue e glicose para garantir que os pacientes estejam atingindo metas específicas.

 

Compreende-se, assim, que os farmacêuticos contribuem significativamente para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

 

REFERÊNCIAS

MEDICINA S/A. O papel do farmacêutico no tratamento de doenças crônicas. Publicado em 22 jul. 2021. Disponível em: https://bit.ly/415mh3s. Acesso em: 4 dez. 2023

Compartilhe essa notícia