De maneira resumida, podemos dizer que sustentabilidade empresarial é uma ideia ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. Sob esse viés, se trabalha visando a proteção ao meio ambiente e seus recursos naturais, além de beneficiar uma determinada população, a qual pode ser formada, no caso de empresas, pelos próprios funcionários ou consumidores.

Essa aplicação busca, acima de tudo, incorporar práticas corretas de sustentabilidade para valorizara imagem institucional e da marca. Sua finalidade é trazer algum tipo de benefício aos parceiros de negócios ou partes interessadas, neste caso, os stakeholders; preservar os recursos ambientais e culturais e respeitar as diversidades, a fim de reduzir a desigualdade social.

O desenvolvimento sustentável significa a conciliação do crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. Para tanto, a sustentabilidade nas organizações deve ser uma preocupação de todos os gestores, e os profissionais de marketing têm papel fundamental na consecução desse objetivo. O tripé da sustentabilidade empresarial ficou também conhecido como os “3 Ps” – people, planet and profit –, ou, em português, PPL – pessoas, planeta e lucro.

 

People – Diz respeito ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade. Compreende salários justos e adequados à legislação trabalhista, um ambiente de trabalho agradável e o bem-estar e a saúde dos funcionários e de suas famílias.


Planet – Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade. Em vista disso, é preciso considerar todas as formas de amenizar os impactos ambientais negativos e compensar aqueles que não há como serem amenizados.


Profit – Trata-se do resultado econômico positivo de uma empresa. Inclui assuntos referentes à produção, distribuição e consumo de bens e serviços, considerando os pilares ambiental e social. Ou seja, a empresa não pode lucrar ao mesmo tempo em que devasta o meio ambiente ou proporciona más condições de trabalho aos seus funcionários.

 

Para os profissionais que desejam se aprofundar no assunto, o Centro Universitário São Camilo oferece o curso de pós-graduação a distância em MBA em Sustentabilidade Empresarial. Aprimore seus conhecimentos e se torne um profissional renomado na área.



Fontes:
http://www.verscontabilidade.com.br/2016/04/11/sustentabilidade-empresarial/
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/sustentabilidade-empresarial/104885/
http://sustentabilidadepb.blogspot.com/2010/12/o-tripe-da-sustentabilidade-empresarial.html
https://www.fragmaq.com.br/blog/conheca-sao-3-pilares-sustentabilidade-empresarial/

 

Compartilhe essa notícia