ESG é a sigla em inglês de Environmental, Social and Governance e é traduzida como Ambiental, Social e Governança. A sigla diz respeito à integração da geração de valor econômico por parte das empresas, aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

O termo surgiu em 2004 dentro de um grupo de trabalho ligado à ONU e dedicado a convencer investidores sobre investimentos sustentáveis.

Um dos criadores do ESG, o economista James Gifford, diz que o ESG terá um impacto tão grande para as empresas como o Iphone tem no dia a dia das pessoas — principalmente porque a preocupação socioambiental é um caminho sem volta para as empresas em todo mundo.

De acordo com Larry Fink,  CEO de uma empresa com 9 trilhões de dólares em ativos, o capitalismo inspirado na agenda ESG, também chamado de “capitalismo de stakeholder”, não se trata de política ou mera agenda ideológica ou social. Para Larry, trata-se do capitalismo em sua essência, “impulsionado por relações entre a empresa e funcionários, clientes, fornecedores e comunidades, onde os dois lados se beneficiam e sua empresa prospera”.

Esse cenário já é realidade em milhares de empresas em todo mundo. Um relatório da PwC, divulgado pela Rede Brasil do Pacto Global, mostra a grande adesão de empresas nos Estados Unidos, Europa e Brasil aos critérios do ESG:

“Até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa US$ 8,9 trilhões, em relação a 15,1% no fim do ano passado. Além disso, 77% dos investidores institucionais pesquisados pela PwC disseram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos. No Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020 – mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses”.

A Pós EAD da São Camilo em Mba em ESG: gestão e investimentos

Todo esse cenário torna muitíssimo necessária a existência de cursos de pós-graduação em ESG.

A pós-graduação a distância em MBA em ESG é um curso altamente especializado com carga horária de 420h e duração aproximada de 12 meses.

Esse curso é 100% online, sem nenhum encontro presencial. Ou seja, você não precisa comprometer sua rotina e encaixar essa especialização no seu ritmo de trabalho.

A matriz curricular tem disciplinas como Governança Corporativa, mercados do amanhã, valores, indicadores e ferramentas de sustentabilidade, economia e finanças para gestores, investimentos ESG e finanças sustentáveis, e muito mais.

Este MBA da São Camilo é perfeito para profissionais como você que quer gerenciar e investir recursos adequadamente por meio de estratégias ESG.

  • Você trabalha em áreas de sustentabilidade e investimento?
  • Você é consultor ou gestor de portfólio e quer entender a abrangência do conceito de sustentabilidade empresarial e critérios de avaliação ESG?
  • Você é um profissional que busca uma transição de carreira para a área de sustentabilidade ou investimento?

Se você respondeu SIM para uma dessas perguntas, então o MBA da São Camilo é perfeito para você.

Conheça a Pós EAD em MBA em ESG. Venha estudar na São Camilo torne-se um profissional altamente capacitado em ESG.

Compartilhe essa notícia