Os cuidados com a saúde se fazem necessários em qualquer etapa da vida. 

Mas quando se trata da saúde dos bebês recém-nascidos e dos cuidados específicos necessários para essa etapa da vida, como proceder?

Quem pode interceder por essa vida que está começando?

O enfermeiro pediátrico e neonatal é quem possui as ferramentas para receber e auxiliar a criança desde os seus primeiros momentos de vida.

Complicações com o parto ou nascimento do bebê

E quando, no momento do nascimento, descobre-se uma complicação, decorrente do parto, da interrupção da gestação prematuramente, ou qualquer outro problema que possa surgir? Como proceder?

A família, nesse caso, é parte importante do processo e também precisa ser auxiliada e apoiada. Ou seja, parte do tratamento precisa ser destinado a ela.

O profissional de Enfermagem pediátrica e neonatologia vai estar à frente, junto de outras áreas da saúde, oferecendo o suporte necessário também para essas famílias. 

Outras especialidades que estarão junto são:

– Equipe médica pediátrica neonatológica

– Psicólogos 

– Fonoaudiólogos 

– Nutricionistas

– Fisioterapeutas

Eles trabalharão em conjunto e interdisciplinarmente para garantir que tanto bebê recém-nascido e mãe quanto a família e acompanhantes recebam o amparo e informações necessários para superarem esse momento de tensão e grandes medos e expectativas. 
 

UTI pediátrica e neonatológica

Aqui se destinam os casos de gravidade maiores quanto ao nascimento e parto dos bebês.

Mas não só. 

Muitas vezes podem passar pela UTI bebês que precisam criar mais resistência, se fortalecer, aprender a desenvolver habilidades básicas que envolvem etapas da vivência e sobrevivência: respiração, deglutição, sucção.

No caso de bebês que nasceram antes de completar 37 semanas, a UTI se apresenta como medida de grande importância para que se complete o ciclo de nascimento "saudável". 

É necessário que se desenvolva junto às famílias a confiança e esperança necessárias para que confiem ao hospital seus filhos e bebês recém-nascidos e que estão em situação vulnerável. 

O atendimento humanizado se faz necessário nesse momento (e em todos os outros também). Mas especificamente aqui é preciso garantir às famílias a segurança necessária.

 

O Enfermeiro em UTI pediátrica e neonatologia

Nesse sentido, o enfermeiro coordenará e planejará todo o atendimento necessário a ser aplicado em cada caso, em cada situação específica. 

Ele é quem possui os elementos, conhecimentos e condições para ser essa ponte entre os cuidados com a vida do bebê e a família. 

Portanto, será responsável pelo atendimento humanizado de toda a equipe envolvida no tratamento. 

Além de possuir essas habilidades no trato com as pessoas que fazem parte, precisa dominar as habilidades e competências técnicas para procedimentos mais complexos e arriscados. 

Suas atribuições passam por auxiliar as mães em seu processo de amamentação, aplicar medicação nos bebês, supervisionar equipe e bebês em suas etapas, participar e atualizar os pais da evolução ou qualquer quadro que se apresente em relação ao recém-nascido.

E também é quem conduzirá o fortalecimento do vínculo entre cuidadores e bebês durante a internação e depois da alta.

 

A importância de se investir em um bom enfermeiro

Como pudemos observar, o enfermeiro é quem desenvolve um dos papéis mais importantes dessa etapa. Logo, ele precisa estar apto a fazê-lo.

Preparar-se para enfrentar essas etapas de extrema densidade e delicadeza não é tarefa fácil. Mas é uma tarefa urgente.

E como fazer isso? Como se preparar?

Primeiro de tudo, precisa ter disponibilidade, disposição e vontade de cuidar. Essa precisa ser sua missão.

E, depois, precisa buscar as ferramentas que te formem e te deem conhecimentos específicos para exercer sua missão com maestria. 

Fazer uma especialização em Enfermagem pediátrica e neonatologia é imprescindível para conseguir uma colocação no mercado. 

A São Camilo é uma instituição com sérios valores e carrega consigo, também, a missão de formar especialistas de excelência. 

Conheça os cursos de pós-graduação na área da Enfermagem


 

Compartilhe essa notícia