Fake news significa a propagação de notícias falsas, principalmente por meio das redes sociais, que podem causar impacto negativo em setores da sociedade. Nesse caso, o Jornalismo Digital, que se refere à aplicação de técnicas jornalísticas no contexto das mídias digitais, de modo sério e comprometido, é um grande aliado para combatê-las. 

O que são fake news?

Por vezes, deparamo-nos com informações distorcidas, e fake news é o termo utilizado para referir-se a essas notícias falsas, com alta capacidade de viralização nos meios digitais.
 
Mas não é de hoje que lidamos com a divulgação de mentiras vestidas de verdade. A publicação e a disseminação dessas publicações se amplificou com a popularização das redes sociais digitais.
 
A prática de disseminar fake news pode ser muito perigosa e ter um impacto negativo na sociedade, porque elas podem levar à desinformação, gerando diversos problemas, como o risco à saúde pública.
 
Um exemplo claro desse fenômeno é a propagação de informações falsas sobre curas milagrosas do novo coronavírus e a COVID-19.
 
como ser produtivo home office e ead

Fake News x Jornalismo Profissional

Nosso grande aliado contra as ameaças das notícias falsas é a checagem dos fatos e a apuração dos acontecimentos, com o rigor e a perícia dos jornalistas profissionais, sobretudo aqueles que trabalham diretamente com as mídias sociais, no campo do Jornalismo Digital.
 
Segundo o Prof. Me. Raul Fonseca, docente dos cursos da área de Marketing e Comunicação, o profissional especializado em Jornalismo Digital é capacitado a agir contra as fake news “porque trabalha com dados e aprende a investigar todas as fontes digitais, para identificar as que merecem credibilidade e as que são falsas”.
 
São esses profissionais que possuem expertise, crítica e técnica para investigar os fatos e divulgar as pautas à sociedade, dentro desse novo contexto influenciado pela evolução das tecnologias. 
 
Nesse sentido, os jornalistas especializados são nossos grandes aliados contra as fake news. Podemos citar alguns canais, organizados por repórteres, que nos ajudam nessa verificação. Por exemplo, o Fato ou Fake ou Agência Lupa
 
Esta foi nossa publicação sobre a importância da especialização de jornalistas digitais no combate às fake news. Continue acompanhando nossas publicações para mais conteúdos!
 

Compartilhe essa notícia