1. Os primeiros medicamentos 

Desde os primórdios, a humanidade busca na natureza formas de desenvolver procedimentos curativos para promover a saúde. Na antiguidade, as primeiras civilizações já empregavam recursos vegetais, minerais e substâncias de origem animal para tratar enfermidades, utilizando conhecimento empírico e observação dos efeitos dos insumos no organismo, sendo que suas estruturas químicas eram desconhecidas.

Por exemplo, os egípcios utilizavam plantas medicinais como cebola e alho para combater infecções e inflamações, enquanto na Grécia antiga, Hipócrates, considerado o "pai da medicina", sistematizou conceitos e práticas médicas, valorizando o uso de recursos naturais em tratamentos. 

Os primeiros registros de medicamentos datam do período Paleolítico, onde foi redigido um antigo documento conhecido como a tábua suméria (tabela de argila), contendo quinze receitas medicinais datadas de aproximadamente 2.100 a.C.

  1. O surgimento da Farmacologia como ciência

Durante a Idade Média, o médico suíço alquimista Paracelso (1493 - 1541) afirmou que "Toda substância tem potencial tóxico, mas o que diferencia um veneno de um remédio é a dose administrada".

Foi nessa época que se iniciou a transição para a farmácia moderna, com o surgimento dos primeiros boticários que fabricavam e comercializavam produtos medicinais. Esses medicamentos eram desenvolvidos com padronizações e base científica.

No século XIX, com a descoberta da química orgânica, foram identificadas e isoladas as primeiras drogas, como a morfina, em 1805, conhecida por seu efeito analgésico. Nesse período, a Farmacologia foi reconhecida como uma ciência, e o primeiro Instituto de Farmacologia surgiu na Universidade de Dorpat, na Estônia, em 1847, fundado por Rudolf Buchheim.

Com o avanço da química e das pesquisas farmacêuticas, foram sintetizados os primeiros compostos químicos que deram origem aos medicamentos modernos, incluindo a aspirina, descoberta em 1897. Esses avanços revolucionaram a indústria farmacêutica, proporcionando tratamentos mais eficazes para diversas doenças e condições médicas.

  1. Benefícios do surgimento da Farmacologia para a humanidade 

O surgimento e desenvolvimento da Farmacologia proporcionam inúmeros benefícios para a humanidade. Na década de 1940, a expectativa de vida era limitada a cerca de 40 anos, no entanto, com a descoberta de novos fármacos, muitas doenças que antes eram consideradas incuráveis e fatais passaram a ter tratamentos acessíveis à população. Esse avanço revolucionário na área da saúde contribuiu significativamente para o aumento da qualidade de vida e a redução da mortalidade.

Além disso, a Farmacologia oferece diversos outros benefícios, tais como:

  • Disponibilização de medicamentos que tratam e controlam doenças;
  • Prevenção de doenças através de vacinas e medicamentos preventivos;
  • Fabricação de medicamentos que proporcionam alívio de dores e desconfortos;
  • Fabricação de medicamentos e terapias que auxiliam no tratamento de transtornos mentais;
  • Auxílio no controle e manejo de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão;
  • Presença de farmácias em diversas comunidades, facilitando o acesso a cuidados de saúde.

 

  1. O futuro da Farmácia

O setor farmacêutico tem vivenciado um notável crescimento nos últimos anos, especialmente entre 2022 e 2023. No primeiro trimestre de 2023, registrou-se um aumento de aproximadamente 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados do IAV (Índice Antecedente de Vendas).

Diante desse cenário promissor, investir na área da Farmácia revela-se como uma excelente escolha de carreira para profissionais especializados. A fim de aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho, é fundamental buscar uma formação de alta qualidade.

O Centro Universitário São Camilo é reconhecido por seus cursos na área da saúde, oferecendo programas de Pós-graduação EAD em Farmácia com benefícios atrativos, como:

  • Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
  • Professores referência no mercado;
  • Cadastro e-MEC;
  • Certificado nacionalmente reconhecido.

Se você tem interesse em se desenvolver na área farmacêutica, não perca a chance de crescer junto ao mercado farmacológico. Explore a diversidade de cursos de pós-graduação em Farmácia oferecidos e dê o próximo passo em sua carreira. 

Conheça todas as opções clicando aqui!

  1. REFERÊNCIAS

CANAL SAÚDE. Como se desenvolvem os remédios. Publicado em 21 dez. 2020. Disponível em: https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/como-se-desenvolvem-os-remedios-tcrl-0019. Acesso em: 21 jul. 2023.

MORETTO, L. D.; BRANDÃO, D. C. A história dos medicamentos: A fantástica evolução. Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, 2016. Acesso em: 21 jul. 2023.

VEJA SAÚDE. Da floresta à farmácia: a origem dos medicamentos. Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/da-floresta-a-farmacia-a-origem-dos-medicamentos. Acesso em: 21 jul. 2023.

GUIA DA FARMÁCIA. Setor Farmacêutico Registra Crescimento e Mantém Projeções Positivas para 2023. Disponível em: https://guiadafarmacia.com.br/setor-farmaceutico-registra-crescimento-e-mantem-projecoes-positivas-para-2023/. Acesso em: 21 jul. 2023.

PFARMA. Setor Farmacêutico em Crescimento em 2023. Disponível em: https://pfarma.com.br/blog/8419-setorf-farmaceutico-crescimento-2023.html. Acesso em: 21 jul. 2023.

Compartilhe essa notícia