Você provavelmente já se perguntou sobre a função prática da Filosofia em nossa vida e cotidiano.

O que se entende pelo estudo da Filosofia, normalmente, é a aplicação restrita do conhecimento reflexivo e crítico à pesquisa e contexto acadêmico. Mas a verdade é que o exercício do pensamento crítico vai além, assumindo o papel de analisar e pensar problemáticas para um melhor entendimento do mundo e cotidiano à nossa volta.

Venha conosco e entenda o que é e para que serve a Filosofia.

O que é a Filosofia?

A Filosofia se desdobra em dois princípios:

Conhecimento Crítico: Onde toda proposição ou afirmativa é analisada e questionada antes de ser recebida como informação válida.

Conhecimento reflexivo: Trabalhando por meio da formulação e reformulação de conceitos, criando e revisando os significados que nós damos para o mundo.


Para que serve a Filosofia?

A disciplina possibilita a compreensão ampla sobre a perspectiva política, histórica, científica e social das humanidades. Por isso, entendemos que a atuação da Filosofia ultrapassa, hoje, os limites da docência.

O estudo e prática da Filosofia e da Ciência da Religião exercitam um método de raciocínio capaz de resolver conflitos e contrastes, sejam lógicos ou paradoxais - competências fundamentais não só na pesquisa, mas também nos negócios.

Pela sua abrangência, a Filosofia e a Ciência da Religião vêm ganhando espaço ao redor do mundo por ser de interesse que não se limita ao círculo teológico em que está inserida, ganhando seu espaço nas pesquisas de área como História, Economia, Antropologia, Ciências Sociais e Ciências Políticas.

Além disso, a formação em Filosofia ajuda a desenvolver propriedades de linguagem e habilidades de comunicação. É um valor agregado no domínio da comunicação, seja corporativa ou pública, jornalismo, divulgação cultural e até marketing.

Diante disso, entendemos que há inúmeras possibilidades de atuação profissional e acadêmica para a Filosofia. Entenda como anda o mercado e quais são as áreas em que mais se busca por um profissional formado na área.

Oportunidades de carreira para formados em Filosofia

O filósofo pode encontrar diversas áreas de atuação. A mais comum é em empresas não governamentais, onde pode trabalhar em equipes multidisciplinares executando projetos sociais.

Confira as áreas de atuação onde as habilidades de uma pessoa formada em Filosofia são mais buscadas:

• Ensino
• Atividade de pesquisa filosófica
• Disseminação do conhecimento filosófico através da participação em conferências e seminários e da redação de artigos e ensaios
• Pesquisas bibliográficas
• Atividade de aconselhamento filosófico
• Desenvolvimento e disseminação do pensamento crítico.
• Interpretação de coleta de dados em Big Data
• Análise, tradução e produção cultural
• Assessoria Política
• Licitações Públicas
• Consultoria de Gestão e Negócios

Seja você formado ou não em Filosofia, a disciplina é uma fonte de atualização profissional constante, que integra a reflexão filosófica ao crescimento humano como um todo.

Além disso, a capacitação em estudos filosóficos e em ciência da religião preenche uma demanda cada vez mais crescente no mercado: a compreensão histórica e social para as adequações frequentes das áreas humanas, científicas e tecnológicas.


Busque uma especialização em Filosofia!

A especialização em Filosofia traz a mesma como uma ferramenta na possibilidade de produção de conhecimento sobre a humanidade, estudando suas múltiplas manifestações religiosas desde a antiguidade e como ela se dá no contexto contemporâneo.
Os cursos de pós-graduação em Filosofia do Centro Universitário São Camilo são 100% online, e contam com um corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores. Com a flexibilidade de estudar de onde quiser e com uma metodologia interativa e dinâmica, você se torna um especialista nas áreas mais buscadas pelo mercado em cerca de 12 meses.

Conheça os cursos:

Pós-graduação EAD em Filosofia: O curso responde às maiores demandas atuais, formando profissionais multifacetados para o cenário tecnológico, político, econômico e de ensino. Confira a proposta da especialização em filosofia.

Pós-graduação EAD em Filosofia e Ciência da Religião: A especialização estimula a pesquisa no contexto das ciências da Religião e produção científica,  atendendo, principalmente, às necessidades de profissionais da área das humanas, por meio do estudo das diversas culturas religiosas. Conheça o curso.

Compartilhe essa notícia