A modalidade de ensino a distância, o conhecido EAD, está cada vez mais presente em território brasileiro. Na educação continuada, isto é, na pós-graduação, essa é uma opção que ganha cada vez mais popularidade. Mas, qual é a real importância da especialização EAD em tempos de crise? Continue a leitura para descobrir!
 
Durante a pandemia, o EAD está sendo a realidade de muitos estudantes e acadêmicos, visto que o isolamento social é a medida mais eficaz para frear o contágio pelo novo coronavírus. 
 
Segundo a Unesco, no mundo todo já são mais de 1,5 bilhão de estudantes que foram impactados pelo fechamento de escolas e universidades. No Brasil, essas instituições foram obrigadas a adaptar seus sistemas para operar na modalidade a distância.

Educação superior e o EAD

De acordo com o Censo da Educação Superior 2018, realizado pelo Inep, foram 7,1 milhões de vagas de graduação oferecidas na modalidade EAD, superando os 6,3 milhões de vagas presenciais. 
 
No contexto das pós-graduações, essa realidade não é muito diferente, tendo em vista que o ensino a distância é uma das opções mais oferecidas e procuradas. Segundo projeção feita pelo IBMEC, estima-se que até 2022, 50% de todos os cursos de graduação e pós-graduação no Brasil serão a distância. 
 
Esses números apontam que a modalidade de ensino a distância vem crescendo e ganhando popularidade entre os brasileiros que, no começo, poderiam estar receosos por conta dos mitos do EAD, mas que cada vez mais estão confiantes de iniciar estudos nessa modalidade.

A importância da pós EAD em momentos de crise

Atualização profissional, oportunidades de ascensão na carreira e aumentos salariais são exemplos de como a obtenção de um título de especialista pode ser importante, principalmente em períodos de crise. 
 
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais com diploma de pós-graduação ganham, em média. 66% mais do que profissionais com diplomas de graduação. 
 
Esses momentos de retração econômica, em que a produção diminui e o desemprego aumenta, são geradores de incertezas na carreira. Segundo o IBGE, 12,4 milhões de pessoas estavam desempregadas na quarta semana de junho, em sete semanas esse número aumentou em 26%.
 
No entanto, existe uma forma de aumentar suas chances de colocação no mercado, mesmo em situações de crise, e ainda ter a chance de concorrer por maiores salários: basta desenvolver e trabalhar os  seus diferenciais.
 
Mas, como conseguir esses diferenciais? As pós-graduações a distância são uma maneira de garantir diferenciais de mercado, além de vários outros benefícios e vantagens. 
 
Entre as vantagens do ensino a distância, estão:
 
• Atualização de conhecimentos específicos.
• Ampliação do networking, ou seja, da rede de relacionamentos.
• Destaque profissional e diferenciação no mercado de trabalho.
• Melhor custo-benefício.
• Flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina.
• Certificado credenciado pelo e-MEC.
 

Onde fazer uma pós EAD?

A Pós EAD São Camilo oferece mais de 70 cursos de pós-graduação 100% online em 15 áreas do conhecimento, dispondo de uma plataforma EAD inovadora, intuitiva e dinâmica, além de contar com professores qualificados e com ampla experiência de mercado.
 
Conheça os cursos de pós-graduação a distância da São Camilo em áreas como: Administração, Direito, Educação Física, Farmácia e Nutrição, entre outras. 
 
 
 

Compartilhe essa notícia