O Ensino a Distância (EAD) é a modalidade que mais cresce no Brasil, e tende a crescer cada vez mais. Com isso, muitas dúvidas surgiram a respeito dessa modalidade de ensino.

Veja 5 mitos e verdades sobre a modalidade de ensino a distância:

1. Não existe contato social no EAD

Mito. Apesar de as aulas serem realizadas em plataformas digitais, ou seja, sem o contato físico com as outras pessoas, a interação social e o estabelecimento de vínculos é, sim, possível. Pense nos fóruns de discussão, por exemplo. Eles são um ótimo ambiente para interação entre os alunos de um curso de pós EAD.
 

2. Cursos EAD são mais flexíveis

Verdade. Em cursos a distância, você pode escolher onde e quando assistir às aulas e realizar as atividades, conforme suas próprias necessidades. Essa é uma característica do EAD que pode ser muito vantajosa, principalmente se você é daquelas pessoas que têm a rotina superapertada e, para continuar produtivo em todas as tarefas, precisa cronometrar e dividir muito bem o seu dia a dia.
 

3. Estudar a distância requer disciplina

Verdade. Apesar de ser muito acessível e flexível, o ensino a distância necessita de disciplina, determinação e foco. Isso porque o cumprimento de todo o cronograma de aulas e de atividades depende unicamente de você e da sua organização, para que as matérias não se atrasem. Se você for um estudante que se distrai facilmente e não tem muita organização, talvez o EAD não seja uma boa opção para você.
 
 

4. Diploma EAD é desvalorizado no mercado

Mito. Sabe aquele ditado que diz “Quem faz a escola é o aluno”? Pois então, ele se encaixa muito bem quando falamos de EAD, porque grande parte da qualidade final desse tipo de ensino vai depender do esforço e do comprometimento de cada estudante. De qualquer modo, os profissionais formados nessa modalidade de educação são tão capazes de conquistar aquele cargo sonhado quanto aqueles que têm diploma de cursos presenciais. Inclusive, os cursos de especialização EAD são ótimos aliados se a intenção é continuar a se desenvolver profissionalmente.
 

5. O ensino a distância não tem qualidade

Mito. Se a instituição e os cursos são reconhecidos pelo MEC e têm boa nota de avaliação, então você pode confiar que são bons cursos. Além disso, vale sempre pesquisar e considerar a matriz curricular do curso desejado, para avaliar se ele é bem-estruturado e planejado, bem como o quadro de professores e coordenadores e, ainda, como é a plataforma utilizada.
 
Estes são alguns mitos e verdades que aparecem quando o tema é ensino a distância. De todo modo, antes da tomada de decisão, sempre vale pesquisar bem e conferir se a escolha por determinado curso EAD se encaixa bem no seu perfil e na sua realidade.
 
 

Compartilhe essa notícia