Quando você pensa em fazer um curso presencial, a primeira vantagem que você pensa é no contato direto simultâneo com professor e alunos. Normalmente, essa é a maior vantagem dos cursos presenciais: o contato com a aula ao vivo, a importância da experiência simultânea do professor e do aluno. A possibilidade de interação em vez de meramente assistir a aula de modo passivo.

Aqueles que ainda rejeitam a proposta dos cursos EAD, dizem que não querem apenas ver um professor fazer uma exposição num estúdio de TV, com diversos retoques, edições e cortes. Uma aula que mais parece uma exposição ensaiada. 

Mas, e se eu te dissesse que essa interação está presente nas aulas dos cursos EAD?

E se eu te dissesse — e já estou dizendo — que nas aulas dos cursos a distância é possível também haver esta experiência simultânea entre professor e alunos?

 

Você sabe o que são aulas síncronas?

Imagine você fazendo um curso a distância; mas, nas aulas, você ouve o professor da mesma forma como o ouviria se estivesse presente fisicamente na sala de aula. Sim! Mesmo a distância, você pode interagir com o professor e participar ativamente da aula tendo uma experiência simultânea, em sincronia com os demais participantes.

Essa experiência traz uma dinâmica totalmente nova para alunos e professores. Se o aluno não está apenas diante da tela do celular vendo uma apresentação unilateral com a qual ele não pode interagir, o professor também não está meramente falando para uma câmera.Ele está se dirigindo em tempo real, a pessoas reais e ouvindo um feedback real.

É isso que chamamos de aulas síncronas.  Que nada mais são do que aulas ao vivo, através de aplicativos de videoconferência em salas privadas ou por meio de transmissão ao vivo. 

As aulas síncronas afetam e melhoram a experiência tanto de alunos quanto de professores.

As aulas síncronas acontecem em tempo real. Isso significa que o professor e o aluno interagem em um espaço virtual. Aulas assim acontecem em salas de videoconferência e transmissões ao vivo.

 

Algumas vantagens das aulas ao vivo em cursos EAD

A aula síncrona é um dos principais métodos de ensino a distância e concentra-se na realização de atividades educacionais em tempo real. Algumas vantagens desse método, são: 

  • Acompanhamento simultâneo

Por causa da interação que acontece em tempo real entre aluno e professor, as aulas síncronas fornecem mais clareza em relação ao ritmo de aprendizagem e dão informações sobre como o conteúdo pode ser melhor planejado.

  • Maior interação

A interação que acontece na aprendizagem síncrona alivia a sensação de isolamento que acompanha o ensino a distância — e que é responsável pela desistência de muitos alunos em cursos EAD convencionais.

 

As aulas síncronas permitem até mesmo a realização de atividades em grupo e colaborativas; isso motiva os alunos, fortalece o senso de grupo e dá ao professor mais opções de aplicação de metodologias de aprendizagem.

  • Contato direto

Nas aulas síncronas o professor pode fornecer instruções diretamente aos seus alunos.

Os conceitos podem ser apresentados de acordo com o grau de dificuldade da turma e, caso haja necessidade, o tema pode ser abordado de outras formas.

Ou seja, não é mais um professor falando para uma câmera, gravando um vídeo que depois será exibido aos alunos. Embora haja aulas assim — assíncronas — as aulas em que há interação entre professores e alunos têm uma importância crucial dentro do processo de aprendizado

 

Venha descobrir um novo jeito de fazer EAD na São Camilo

O Centro Universitário São Camilo está sempre empenhando em oferecer os melhores recursos e alternativas para que seus alunos tenham o máximo desempenho, o melhor aproveitamento e a maior satisfação em estudar.

 

Acesse o nosso site e escolha a sua Pós-graduação a distância. Você vai se surpreender com o nosso jeito de fazer EAD.

Compartilhe essa notícia