Pós EAD em Aprendizagem, desenvolvimento e controle motor

Foto do curso Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor

DOMINE AS TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO E CONTROLE MOTOR!

Desenvolver uma compreensão sólida sobre a aprendizagem, desenvolvimento e controle motor é crucial para profissionais que trabalham diretamente com o movimento humano, como educadores físicos, fisioterapeutas e médicos.

Pensando nisso, a São Camilo apresenta a Pós-graduação EAD em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor, que por meio de uma abordagem integrada do movimento humano, explora temas essenciais, tais como:

- Fases do desenvolvimento motor;

- Evolução do movimento humano;

- Estratégias para aprendizado de movimentos específicos;

- Processamento e controle de movimentos pelo sistema nervoso;

- Fatores influenciadores no controle de movimentos.

Além disso, o curso oferece benefícios essenciais:

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado;

- Credenciamento e-MEC;

- Certificado de 380 horas.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do curso de Pós-graduação em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor são:

- Compreender o processo de desenvolvimento, aquisição e controle do movimento humano;

- Analisar as características e os fatores que interferem no desenvolvimento do movimento nas diferentes fases da vida;

- Explorar as fases de aprendizagem motora e as características dos níveis de aprendizagem das diferentes habilidades motoras;

- Abordar os aspectos envolvidos no controle do movimento, incluindo organização das ações motoras, coordenação, lateralidade, entre outros;

- Utilizar os conhecimentos para a estruturação adequada de atividades e intervenções, em diferentes níveis de condicionamento, para o aprimoramento do movimento humano.

MATÉRIAS

- FISIOLOGIA APLICADA

- CAPACIDADES E HABILIDADES MOTORAS

- BIOMEC NICA APLICADA

- CONCEITOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR

- DESENVOLVIMENTO MOTOR

- CONTROLE MOTOR

- APRENDIZAGEM MOTORA

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É A PÓS EM APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO E CONTROLE MOTOR?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.

Assim, a pós-graduação em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor se destina a profissionais graduados em Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

MERCADO DE TRABALHO

Profissionais de diversas áreas podem desempenhar o papel de especialistas em aprendizagem, desenvolvimento e controle motor, e, consequentemente, seus salários podem variar:

- Média salarial - Educador Físico: R$3.804,75

- Média salarial - Fisioterapeuta: R$4.497,00

- Média salarial - Médico: R$18.709,99

VANTAGENS

A Pós em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor capacita profissionais a adquirirem os conhecimentos e habilidades essenciais para conceber estratégias e atividades customizadas para cada etapa da vida, no contexto do movimento humano.

- Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;

- Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;

- Provas online;

- Horário flexível;

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO:

Prof. Alexandre Lopes Evangelista

Graduado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2001), especialização em Treinamento Desportivo pela UniFMU (2003) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2004). É Mestre (2007) e Doutor (2012) em Ciências pela Fundação Antônio Prudente. Concluiu o Pós-Doutorado em Atividade Física e Promoção da Saúde em 2014 pela Universidade São Judas Tadeu. É professor do curso de Educação Física na Universidade Nove de Julho (Uninove) onde ministra as disciplinas de Musculação e Treinamento Personalizado. É membro do Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde e Biodinâmica do exercício aplicado ao esporte, saúde e desempenho humano, ambos pela Universidade São Judas Tadeu. É autor de 6 livros que abordam Treinamento Funcional e Corrida de rua, todos pela Phorte editora. Ministra palestras por todo o Brasil sobre Controle de Carga de treino, emagrecimento e saúde.


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

Informamos que a sua participação durante as aulas ao vivo também conta como critério avaliativo, valendo até 2 pontos na somatória final da média, lembrando que a média mínima para aprovação é 7,00 (sete). As aulas gravadas serão disponibilizadas no dia seguinte a aula, assim vocês conseguirão rever a aula sempre que quiserem até o final do curso.

As aulas gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem ficam disponíveis para acesso. As aulas ao vivo online ocorrerão aos sábados, das 8h às 13h, conforme cronograma disponibilizado após a confirmação da turma.

MATRIZ CURRICULAR:

- FISIOLOGIA APLICADA

Entender o funcionamento do sistema nervoso e do sistema muscular e sua integração na elaboração e na execução de movimentos; conhecer os diferentes componentes do sistema nervoso e do sistema muscular; entender o funcionamento do sistema nervoso e de suas divisões; entender o funcionamento do sistema muscular (mecanismo de contração); compreender o processo de integração sensório-motora; compreender como estes sistemas se adaptam ao treinamento físico. Anatomia do sistema nervoso central e periférico; fisiologia e biofísica do sistema nervoso central e periférico; unidade motora; controle motor; sistemas sensoriais.

- BIOMECÂNICA APLICADA

A disciplina visa tornar o aluno apto a analisar as forças presentes no movimento e sua influência nas estruturas do aparelho locomotor, bem como entender a influência que estas forças têm na prevenção de lesões e nas adaptações dos mesmos tecidos biológicos.

Apresentar os aspectos biomecânicos da marcha de adultos normais e comparar com o padrão de idosos, gestantes, obesos e portadores de patologia. Analisar as características biomecânicas da corrida para identificar fatores que possam prevenir o surgimento de lesões e melhorar o rendimento. A corrida é uma das modalidades mais populares da atualidade, por isso, entender suas características torna o treinamento mais eficiente. Ao mesmo tempo, a corrida também é uma modalidade com alta incidência de lesão, o que significa que compreendê-la melhor permite prevenir e controlar o surgimento de lesões. O salto é uma habilidade importantíssima para muitas modalidades esportivas. Para poder desenvolver essa habilidade, é necessário entender suas características e ser capaz de treiná-lo. Também é um aspecto importante controlar a solicitação mecânica imposta sobre o aparelho locomotor para poder prevenir o surgimento de lesões.

- CAPACIDADES E HABILIDADES MOTORAS

Proporcionar ao aluno o entendimento das características, dos aspectos fisiológicos e do desenvolvimento das capacidades motoras. Abordagem direcionada ao estudo e à aplicação do conhecimento de habilidades motoras sobre controle motor. Definição e classificação de habilidades motoras, capacidades motoras e tarefas motoras. Estudo do desempenho motor por meio de variáveis relacionadas ao controle de movimentos. Oferecer ao estudante conhecimento sobre as origens do desenvolvimento humano estudado sob diferentes abordagens: genética, neural, comportamental e social. Esta disciplina tem por finalidade abordar as teorias que regem a aquisição e a manutenção de habilidades de movimento envolvidas na aprendizagem motora, bem como compará-las.

- CONCEITOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR

Proporcionar ao aluno o entendimento das características, dos aspectos fisiológicos e do desenvolvimento das capacidades motoras. Abordagem direcionada ao estudo e à aplicação do conhecimento de habilidades motoras sobre controle motor. Definição e classificação de habilidades motoras, capacidades motoras e tarefas motoras. Estudo do desempenho motor por meio de variáveis relacionadas ao controle de movimentos. Oferecer ao estudante conhecimento sobre as origens do desenvolvimento humano estudado sob diferentes abordagens: genética, neural, comportamental e social. Esta disciplina tem por finalidade abordar as teorias que regem a aquisição e a manutenção de habilidades de movimento envolvidas na aprendizagem motora, bem como compará-las.

- DESENVOLVIMENTO MOTOR

Apresentar informações sobre os processos envolvidos na aquisição de habilidades motoras, estimulando o estudante a uma reflexão a respeito da transição do processo de desenvolvimento motor ao desenvolvimento da ação. Estimular uma reflexão sobre os fatores maturacionais e ambientais que influenciam o processo de transição desenvolvimental ao longo da vida.

- CONTROLE MOTOR

Estudo sobre os mecanismos neurofisiológicos envolvidos no controle do movimento. Discussão sobre as diferentes teorias de controle motor. Buscar entender como as complexas interações dos sistemas sensórios motores atua na geração, na organização e no controle do movimento.

A biomecânica e o controle motor vêm se consolidando com importante área de interesse na avaliação e no acompanhamento dos mais diversos procedimentos de tratamento e reabilitação do sistema musculoesquelético humano. O conhecimento dos métodos de investigação característicos dessa área é fundamental para que se possa analisar criticamente as metodologias e os resultados obtidos na literatura científica, bem como se possa desenvolver e implementar novas de ferramentas qualitativas ou quantitativas que possibilitem a avaliação do movimento humano.

- APRENDIZAGEM MOTORA

Esta disciplina tem por finalidade abordar o processo de ensino e aprendizagem das habilidades motoras nas diferentes faixas etárias do desenvolvimento humano.

A disciplina se caracteriza pela apresentação de noções teóricas e metodológicas que subsidiam o trabalho junto a pessoas com deficiências, incentivando a construção de conhecimentos que contribuirão para um melhor entendimento do processo de desenvolvimento e aprendizagem motora dessa população.

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O professor e o Ensino superior. A relação professor-aluno. Planejamento e plano de ensino. Procedimentos de ensino e avaliação de aprendizagem

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.