Pós EAD em Dificuldades de aprendizagem: como detectar e como atuar

Foto do curso Dificuldades de Aprendizagem: Como Detectar e Como Atuar

DESENVOLVA HABILIDADES PARA LIDAR COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM!

Pensando na evolução dos perfis dos alunos nos últimos anos, a São Camilo criou a Pós-graduação em Dificuldades de Aprendizagem: Como Detectar e Como Atuar.

Este curso aborda de forma abrangente a problemática das dificuldades de aprendizagem na educação escolar, fornecendo ferramentas para identificação e intervenção eficazes.

A formação também promove conexões entre os princípios da Educação Inclusiva e o contexto histórico e teórico da Educação Especial, além de abordar temas relevantes, tais como:

  • Capacitação em práticas pedagógicas para salas de aula regulares;
  • Estratégias de intervenção precisa diante de desafios de aprendizagem;
  • Enfoque em teorias fundamentais para o desenvolvimento educacional;
  • Aplicação de práticas em ambientes comuns e programas para necessidades educativas especiais.

Além disso, a Pós EAD em Dificuldades de Aprendizagem oferece benefícios essenciais:

  • Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
  • Professores de referência no mercado;
  • Credenciamento e-MEC;
  • Certificado de 440 horas.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do curso de Pós-graduação em Dificuldades de Aprendizagem são:

  • Desenvolver a capacidade analítica e reflexiva dos professores sobre a realidade da educação escolar, com embasamento teórico para promover uma ação crítica e contextualizada;
  • Capacitar os professores com práticas de diferenciação pedagógica e orientação educacional para apoiar o desenvolvimento educacional de alunos com dificuldades de aprendizagem;
  • Preparar os professores para analisar as dificuldades de aprendizagem na Educação Inclusiva, abrangendo o funcionamento interno das escolas e as relações externas;
  • Desenvolver discussões e análises sobre orientações pedagógicas e elaboração de programas para o desenvolvimento do escolar com dificuldades de aprendizagem.
  • Desenvolver um programa prático de intervenções no âmbito das dificuldades de aprendizagem, notadamente na educação escolar.

MATÉRIAS

  • ASPECTOS SOCIAIS E INCLUSÃO
  • CAUSA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  • DIDÁTICA
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  • INTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA
  • NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
  • AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É A PÓS EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.

A pós-graduação em Dificuldades de Aprendizagem é voltada para pedagogos, profissionais da área da saúde e humanas, bem como para graduados em cursos de licenciatura ou bacharelado.

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ganha um Professor de Educação Básica? A remuneração do profissional especializado em Dificuldades de Aprendizagem pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.

De acordo com dados coletados pelo portal Glassdoor, a média salarial de Professor de Educação Básica é de R$6.062,00 no Brasil em 2023.

VANTAGENS

A Pós-graduação EAD em Dificuldades de Aprendizagem proporciona aos professores a capacitação necessária para se destacarem em salas regulares e serviços de apoio, ampliando significativamente suas perspectivas de carreira.

  • Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;
  • Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;
  • Provas online;
  • Horário flexível;
  • Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;
  • Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Almir Vicentini

Especialista em capacitação de professores no uso de inteligências múltiplas e competências socioemocionais para a educação do Séc. XXI;

Direção e coordenação de instituições educacionais de todos os níveis: elaboração de grades curriculares, regimentos, planos educacionais, PDI, Planos de cursos, Educação a Distância etc.;

Gerenciamento de plataformas de EaD, com estruturação pedagógica e administrativa de cursos, Montagem de grades curriculares de cursos para EaD;

Autor do livro “Gestão Escolar – Dicas Corporativas” – 2009 -  Editora Phorte/SP – Indicado como referência pelo Portal do MEC;

Autor do livro “ISO 9001 em ambientes educacionais” – 2015 - Editora Phorte/SP;

Autor do livro “QUERO SER RICO! Usando meu salário emocional” – 2018 – Editora Clube dos Autores –SP;

Contratação, triagem e capacitação de professores e pessoal técnico-administrativo para diversas áreas;

Atualmente coordena o curso de Pós-Graduação em Suicidologia, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul/SP;

Diretor Pedagógico no Externato Santo Antônio - SCS/SP.


Carga horária: 440h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- ASPECTOS SOCIAIS E INCLUSÃO

Famílias e Equipes colaborativas. Multiculturalismo, Estigma e Preconceito.

- CAUSA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Atrasos maturativos que afetam a estrutura cerebral. Distúrbios de comportamento por atraso no desenvolvimento da competência social

- DIDÁTICA

Planejamento pedagógico, elaboração de projetos, planos de aula e portfólio. A educação escolar - O ensino - Barreiras pedagógicas /A repercussão das dificuldades de aprendizagem. Aplicação das teorias de ensino na aprendizagem.

- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Definição e problemas de aprendizagem. Dificuldades na aprendizagem na leitura e na escrita e os tipos existentes. Comunicação e linguagem na escola.

- INTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA

Abordagem e práticas da integração sensorial aplicadas à aprendizagem. Importância do exercício físico no desenvolvimento cognitivo. Aplicação de psicomotricidade na prática educacional.

- NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Deficiência Física, Deficiência múltipla e Auditiva, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades.

- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Desenvolvimento humano: da adolescência à vida adulta.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.