Pós EAD em Educação 4.0

Foto do curso Educação 4.0

Pós EAD em Educação 4.0

TORNE-SE UM ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO 4.0!

A Educação 4.0 representa uma abordagem revolucionária que se fundamenta no aprendizado pela experimentação (learning by doing).

Neste contexto, a Pós-graduação EAD em Educação 4.0 se destaca por sua missão de preparar educadores para enfrentar os desafios da Quarta Revolução Industrial, abordando temas relevantes, tais como: tecnologias da informação, ciência de dados, robótica e inovação 4.0.

O curso visa:

- Abrir uma nova vertente de atuação para os educadores

- Aprofundar conhecimentos em tecnologias educacionais;

- Inovar na educação básica no Brasil;

- Integrar tecnologias da informação no contexto 4.0;

- Priorizar o ensino 4.0 no processo de ensino-aprendizagem;

- Adotar metodologias educacionais modernas.

Além disso, a Pós em Educação 4.0 EAD oferece benefícios essenciais:

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado;

- Credenciamento e-MEC;

- Certificado de 380 horas.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do curso de Pós-graduação em Educação 4.0 da São Camilo são:

- Definir o conceito de educação 4.0;

- Identificar as ferramentas tecnológicas 4.0;

- Traçar um roteiro das principais vertentes da educação 4.0;

- Debater a problemática oriunda da revolução 4.0 na educação;

- Compor um conjunto de habilidades essenciais para a docência no século XXI;

- Estimular os alunos a repensar as suas práticas profissionais.

MATÉRIAS

- ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO

- NOVAS MÍDIAS E BIG DATA

- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)

- INFORMÁTICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

- PRECEITOS DE ÉTICA, AUTONOMIA, CULTURA DE PAZ E DIREITOS HUMANOS

- INOVAÇÃO 4.0 EM SALA DE AULA

- INDÚSTRIA 4.0: ASPECTOS TECNOLÓGICOS

- EDUCAÇÃO COM FOCO EM CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA (STEM)

- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É A PÓS EM EDUCAÇÃO 4.0?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.

A pós-graduação em Educação 4.0 é voltada para professores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e diretores de unidade escolar.

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ganha um professor? A remuneração do profissional especializado em Educação 4.0 pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.

De acordo com informações do portal Glassdoor, a remuneração variável de um professor é de R$4.500,00.

VANTAGENS

A Pós EAD em Educação 4.0 da São Camilo é o caminho definitivo para que o docente não apenas compreenda, mas domine as principais ferramentas do modelo educacional 4.0, bem como as metodologias inovadoras que dele derivam.

- Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;

- Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;

- Provas online;

- Horário flexível;

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Emerson Ferreira da Rocha

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005) e mestrado em filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2010). Atualmente é Secretário Geral na Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia e coordena os cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Estácio de Sá - UNESA. Atuou como professor na graduação da Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, agora Universidade Brasil por meio da Portaria 628 de 14 de outubro de 2016 do Ministério da Educação. Lecionou na rede pública estadual de São Paulo entre os anos de 2005 e 2010 e no colégio Boni Consilii entre os anos de 2009 e 2011.


Carga horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO

A utilização da robótica no ambiente escolar tem se mostrado um instrumento importante no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma prática que contribui com um modelo de aprendizagem que tenha como principal perspectiva a resolução de problemas e a autonomia dos estudantes na busca de solução para os casos apresentados. Desse modo, a disciplina tem como principais objetivos:

Fomentar nos docentes a importância de conhecer os principais conceitos de robótica.

Desenvolver nos docentes a capacidade de analisar e ampliar o usa robótica em sala de aula. Capacitar os docentes nas linguagens computacionais.

- NOVAS MÍDIAS E BIG DATA

Big Data x Data Science x Business Intelligence x Data Analytics. Big Data: origem e ciclo de evolução nas empresas, 10 Vs do Big Data, arquiteturas e soluções de Big Data, tendências tecnológicas para Big Data. Business Intelligence e Business Analytics. Economia orientada a dados. Visão geral de Data Analytics: análise descritiva, preditiva eprescriptiva. Large Data Storage: Hadoop, MapReduce, Cloud Storage, Distributed Processing, Virtualization. Tecnologias associadas ao processamento de Big Data.

- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO (TICS)

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs). Educação, escola e tecnologia. Os projetos na escola. As plataformas educacionais.

- PRECEITOS DE ÉTICA, AUTONOMIA, CULTURA DE PAZ E DIREITOS HUMANOS

Preceitos de Ética, Autonomia, Cultura de Paz e Direitos Humanos I e II e Preceitos de Ética, Autonomia, Cultura de Paz e Direitos Humanos I.

- INOVAÇÃO 4.0 EM SALA DE AULA

A inovação é uma das mais importantes ferramentas de gestão de empresas que, nos últimos anos, ganhou ainda mais relevância diante das diversas necessidades impostas pelo cotidiano. Dessa maneira, o ambiente de sala de aula também deve estar em consonância com o que vem ocorrendo no mercado de trabalho e, portanto, a inovação é fundamental nesse processo.

Nesse sentido, a disciplina supracitada tem os seguintes objetivos:

Capacitar os professores para que atuem de modo inovador na sala de aula

Capacitar os docentes para que saibam identificar as novas demandas tecnológicas

Capacitar os docentes a fim de que consigam compreender a importância de um ambiente inovador em sala de aula.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.