Pós EAD em Enfermagem em saúde do homem

Foto do curso Enfermagem em Saúde do Homem

É de grande relevância reforçarmos a importância do cuidado à saúde do homem, muitas vezes esquecida por parte dos profissionais de saúde durante seus atendimentos.

Conforme bem escrito pelo Ministério da Saúde, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos devem ser sempre observados pela população masculina. Geralmente, nos meses de novembro, há uma conscientização a nível mundial sobre a saúde masculina, através da preparação de campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais com o cuidado da saúde masculina. Entre tais informações estão, por exemplo, dicas para manter alimentação saudável, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, além de reforçar a prática de atividades físicas. São atos simples que promoverem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças.

No Brasil é tradição que prédios e monumentos históricos recebam iluminação azul durante o mês de novembro. O objetivo é chamar atenção para o movimento global, trazendo informações e conscientização sobre o que deve ser feito em prol da saúde do homem

A proposta do nosso curso é oferecer ao enfermeiro o conhecimento necessário e atualizado para melhor atender o público masculino, no contexto saúde-doença, abrangendo suas demandas específicas, de modo humanizado e único. O conhecimento aqui adquirido possibilitará ao enfermeiro sentir-se inteirado e seguro de prestar uma assistência de qualidade ao homem, independente do âmbito o qual se encontra.

 Atualmente, o Brasil possui cerca de 106 milhões de homens, o que representa 49% da população total do país. Mesmo a partir da elaboração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), sente-se ainda uma dificuldade de adesão das estratégias de saúde, seja por parte dos profissionais seja por parte do público masculino.

Segundo a literatura, O objetivo da PNAISH é promover a procura e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.  Ela foi elaborada em resposta a observação dos agravos do sexo masculino que são  considerados  problemas  de  saúde  pública,  já  que  em  cada  três  mortes  de pessoas adultas duas são homens. Eles tem maior índice de desenvolver doenças coronárias, câncer, diabetes, colesterol e hipertensão arterial do  que  as  mulheres  e  mais  tendência  a obesidade agravado por não praticarem atividade física com regularidade. Através desse programa, o governo federal tem como objetivo que pelo menos 2,5 milhões de homens na faixa de 20 a 59 anos (idade produtiva e mais atingida pelas morbidades), procurem o serviço de saúde, pelo menos uma vez ao ano.

Com base nisso, vemos a necessidade e a relevância de nos especializarmos para atender esse público tão peculiar e especial, e nada melhor do que nos capacitarmos da maneira mais completa possível: conhecimento teórico atualizado e com metodologias atraentes, sempre valorizando a humanização no atendimento.

 

Objetivos:

 - Formar profissionais capacitados para prestar a melhor assistência ao público masculino.

-  Conhecer de forma mais aprofundada a anatomia urológica;

-   Reconhecer disfunções e distúrbios relacionados a funcionalidade do órgão genital masculino;

-   Abordar o tema saúde do homem e políticas públicas;

-   Incentivar a adesão de políticas e programas de saúde do homem;

-   Compreender o contexto sociocultural pelo qual o homem vive;

-   Conhecer a os indicadores de mortalidade e morbidade das doenças prevalentes no homem;

-   Compreender a saúde sexual e reprodutiva do homem;

-  Realizar exame físico direcionado

 

A quem se destina:  Graduados em Enfermagem


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

-  ANATOMIA E FISIOLOGIA UROLÓGICA

Introdução a anatomia do trato geniturinário. Anatomia do trato geniturinário-continuação. Exame físico do trato geniturinário. Exames laboratoriais urológicos.

-  PARTICULARIDADES ENDÓCRINAS E FUNCIONAIS

Disfunções e distúrbios. Fisiologia endócrina masculina.

-  POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DO HOMEM

Introdução a política nacional de atenção à saúde do homem. Contextualizando a PNAISH. Tópicos especiais em saúde do homem.

- PREVENÇÃO E CUIDADOS EM DOENÇAS PREVALENTES EM HOMENS

Indicadores de mortalidade. Indicadores de morbidade. Prevenção e cuidados.

-  SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DO HOMEM[

Função reprodutiva e sexual -parte i. Função reprodutiva e sexual – parte ii. Fisiologia da ereção peniana e fisiopatologia da disfunção erétil. Tópicos especiais em saúde sexual e reprodutiva.

- HOMENS E ATENÇÃO A SAÚDE NO TRABALHO

Atenção à saúde do trabalhador: conceitos gerais. O cuidado em saúde do trabalhador: ações de assistência.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.