Pós EAD em Enfermagem em sistematização da assistência da enfermagem-sae

Foto do curso Enfermagem em Sistematização da Assistência da Enfermagem-Sae

É reconhecido a importância da Enfermagem em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para a enfermagem no que diz respeito a construção, reconstrução e modificação da identidade profissional da enfermagem, além de ser uma ferramenta que fornece subsídios para a organização da assistência e a gerência do cuidado.

Um dos grandes pilares da SAE é o "Processo de Enfermagem" (PE), que é o instrumento básico de trabalho da enfermagem, utilizado para nortear a assistência de enfermagem a ser prestada. Para a viabilização do PE é importante a definição do embasamento teórico a ser utilizado para a prestação da assistência de enfermagem a fim de atender às necessidades em saúde identificadas seja no âmbito individual, familiar ou coletivo.

Além disso, a SAE é uma atividade privativa do enfermeiro regulamentada pela Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86 e pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 358/2009 cuja implantação deve acontecer em toda instituição de saúde pública ou privada.

Como enfermeiros com especialização em sistematização da assistência de enfermagem, espera-se que vocês desempenhem um papel importante na execução deste processo. A SAE é a ferramenta que subsidia a organização do trabalho da enfermagem quanto ao método, pessoal e instrumentos em qualquer nível de atenção à saúde. Logo, a SAE assume importância para a qualidade da assistência de enfermagem prestada sendo de suma relevância para a atuação profissional.

A proposta do nosso curso é oferecer ao enfermeiro o conhecimento necessário e atualizado para a utilização desta metodologia cientifica de trabalho na sua prática clínica/assistencial. O conhecimento aqui adquirido possibilitará ao enfermeiro sentir-se inteirado e seguro na execução da SAE/PE, independente do âmbito o qual se encontra.

 

 Objetivos:

-Conhecer as principais teorias de enfermagem e o raciocínio clínico;

- Diferenciar o Processo de Enfermagem (PE) da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE);

-  Compreender as etapas do Processo de Enfermagem (PE)/SAE;

-  Identificar os instrumentos da SAE;

-   Conhecer as etapas do Processo de Enfermagem (PE);

-   Identificar os Sistemas de Classificação em Enfermagem: CIPE e NANDA – I;

-   Conhecer os Sistemas de Classificação em Enfermagem: NOC e NIC;

-   Compreender a revisão e validação dos Diagnósticos de Enfermagem.

 

A quem se destina: Graduados em Enfermagem 


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Organização, processos de trabalho e comportamento humano em ambiente de permanente mutação. configuração organizacional em saúde. práticas contemporâneas de recrutamento e seleção, cargos e remuneração. gerenciamento de desempenho de pessoal em saúde. indicadores administrativos de mudança para uma organização de aprendizagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Conceito de saúde-doença. Determinantes sociais da saúde. Histórico e organização da saúde pública no Brasil. Modelos de atenção à saúde. Sistema Único de Saúde (princípios, diretrizes, evolução e desafios). Redes de Atenção à Saúde. Saúde Suplementar. Vínculos terapêuticos e trabalho em equipe. Humanização em saúde. Adesão ao tratamento. Liderança, comunicação e corresponsabilização na atuação em saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Princípios da avaliação tecnológica em saúde (ATS), sua função e a relação entre a pesquisa e a tomada de decisões envolvendo tecnologias em saúde. Apresenta os tipos de ATS e a relação entre a pesquisa e a tomada de decisão. Avaliação de tecnologias em saúde.

-  TEORIAS DE ENFERMAGEM E RACIOCÍNIO CLÍNICO

Conceitos Teorias de Enfermagem. Análise e Aplicabilidade das Teorias de Enfermagem: Parte I. Análise e Aplicabilidade das Teorias de Enfermagem: Parte II. Teorias de Médio Alcance.

-  SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E SEUS INSTRUMENTOS

Normatizações da SAE. Conceitos SAE.

-  PROCESSO DE ENFERMAGEM E SUAS ETAPAS

Conceitos do Processo de Enfermagem. Raciocínio Clínico no Processo de Enfermagem. Aplicação do Processo de Enfermagem.

-  SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO EM ENFERMAGEM: CIPE E NANDA – I

Classificações da Linguagem em Enfermagem -Nanda -I. Classificações da Linguagem em Enfermagem -CIPE. Aplicação Prática -NANDA I e CIPE

-  SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO EM ENFERMAGEM: NOC E NIC

Classificações da Linguagem em Enfermagem -NOC. Classificações da Linguagem em Enfermagem -NIC. Aplicação Prática -NANDA I e CIPE.

-  REVISÃO E VALIDAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM

Enfermagem Baseada em Evidências. Revisão e Validação dos Diagnósticos de Enfermagem. Pesquisas Científicas.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.