Pós EAD em Gestão de pessoas e processos no setor público

Foto do curso Gestão de Pessoas e Processos no Setor Público

Descubra Novos Horizontes Profissionais: Venha Conhecer o Curso de Gestão de Pessoas e Processos no Setor Público

A constante e rápida inovação tecnológica, o aumento do nível de exigência da sociedade e a internacionalização do mercado exigem dos profissionais o desenvolvimento de soluções diferenciadas.

No caso do setor público, há a necessidade de ser considerada a alternância no poder político não só nos cargos majoritários como também na linha hierárquica da complexa máquina estatal. Assim, está completo um quadro desafiante para o servidor público tanto na administração pública direta quanto na indireta.

Portanto, os profissionais em todas as áreas e em todos os níveis  das mais diferentes organizações, públicas ou privadas, necessitam desenvolver competências que os habilitem a reconhecer, tratar e encontrar soluções em situações de frequentes desafios.

A partir desse diagnóstico, este Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Processos no Setor Público, teve sua criação pautada na oferta de uma visão estratégica e sistematizada das diversas atividades ligadas a administração pública, permeada pela inovação e pelos princípios éticos.

OBJETIVOS

Desenvolver visão estratégica e inovadora.

Desenvolver visão sistêmica da gestão pública, possibilitando ao profissional intervir com maior efetividade em sua realidade local.

Desenvolver a compreensão sobre estratégias de marketing e sua aplicação no setor público.

MATÉRIAS

O que você vai aprender?

-GESTÃO ESTRATÉGICA NO SETOR PÚBLICO
-MARKETING NO SETOR PÚBLICO
-GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
-PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
-TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA NA GESTÃO PÚBLICA
-PROCESSO DECISÓRIO E ANÁLISE MULTICRITÉRIO
-GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO
-COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
-INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
-AVALIAÇÃO FINAL

PÚBLICO ALVO

Servidores públicos com curso de nível superior completo, funcionários do 3º setor e de empresas privadas que realizam transações com o setor público e demais interessados na área pública.

COORDENAÇÃO

Profa. Ma. Aparecida Bucater

Graduada em Administração pelo Centro Universitário FECAP (1984) e Mestra em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Cursou MBA em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Alvares Penteado FAAP (2003) e Especialização em EAD - Faculdades Metropolitanas Unidas (2007) e em RH na FAAP (2003). Participou de cursos extracurriculares em Análise Transacional, Formação de Instrutores de Treinamento e diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de recursos humanos, comportamental, administrativa, marketing e educação. A experiência acadêmica abrange a Coordenação de cursos de Pós-Graduação nas modalidades Presencial e Ensino a Distância. Atua também como Professora, Autora e Tutora em vários cursos de Pós-Graduação com disciplinas nas áreas administrativa e comportamental.

Como experiência anterior coordenou os cursos tecnológicos na área de gestão da FMU (2005 a 2008) e ministrou aulas como Professor convidado em cursos de Pós-Graduação na FAAP (1999 a 2008). As experiências profissionais referem-se à Itaú Seguradora (2 anos) como Analista de RH e Editora Abril durante 10 anos quando atingiu a função de Coordenadora de RH. O desenvolvimento acadêmico e profissional permitiu nesses últimos 25 anos atuar como Consultora, instrutora e Palestrante atendendo organizações públicas e privadas, tais como: Escola Politécnica da USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - GEFIN - USP; Schneider Electric do Brasil, Essencis Soluções Ambientais, Honda Lock, Pernambucanas, Visteon, Hospital Ana Costa.


Carga horária: 420 horas

Duração: Aproximadamente 12 meses

100% online, sem encontro presencial.

MATRIZ CURRICULAR

GESTÃO ESTRATÉGICA NO SETOR PÚBLICO

Dar conhecimento dos conceitos do processo decisório e do planejamento estratégico.

Proporcionar ampla visão sobre a importância da inovação no setor público e apresentar técnicas e ferramentas.

MARKETING NO SETOR PÚBLICO

No campo do marketing estratégico, orientar os estudantes a desenvolver um plano mais avançado, alargando seus horizontes e fornecer ferramentas para a elaboração do planejamento mercadológico.

GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Colonização, desenvolvimento e humanismo no Brasil,Racionalismo e reforma agrária no Brasil, Desenvolvimento político e reformas sociais,Políticas públicas: planejamento, gestão e fiscalização.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

Desenvolver o conhecimento em Administração Pública a partir de contextos político-sociais em que atua, resgatar conceitos em administração para detalhar as abordagens dos tipos de administração pública.

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO

A presente disciplina tem por objetivo apresentar, discutir e compreender o orçamento público, compreendendo a análise das peças de planejamento complementares, o estudo das teorias, com a leitura de textos, realização de casos práticos, possibilidade de assistir vídeos vinculados à matéria e fazer exercícios para fixação das temáticas.

TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA NA GESTÃO PÚBLICA

Apresentar a legislação pertinente a governança e estudar os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, objetivando a condução de políticas públicas e a prestação de serviços de interesse da sociedade.

PROCESSO DECISÓRIO E ANÁLISE MULTICRITÉRIO

Apresentar a importância da aplicação de metodologia de apoio à decisão, destacando assim a análise multicritério, ao relacionas as diversas perspectivas dos atores envolvidos na melhora do desempenho financeiro e operacional.

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO

Demonstrar o impacto da gestão estratégica de pessoas tanto para as organizações públicas, quanto para os servidores e apresentar as melhores práticas em busca de eficácia e satisfação do servidor.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional.Comportamento meso-organizacional. Comportamento micro-organizacional: o indivíduo no grupo.

INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

O conteúdo dessa disciplina pretende demonstrar a importância da cultura da inovação para a sobrevivência e sucesso das organizações no século XXI e como mudar a cultura da organização e o modelo mental das pessoas e equipes para a prática da inovação.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF.