Pós EAD em Gestão e serviço social

Foto do curso Gestão e Serviço Social

Nas duas últimas décadas, o Brasil passou por um crescimento exponencial nas áreas sociais por meio dos projetos sociais governamentais, da iniciativa privada e das ONGs. 

Todavia, a formação dos agentes responsáveis pela implementação desses projetos não acompanhou esse crescimento. Desta maneira, é recorrente a necessidade de especializar os profissionais que atuam nas áreas sociais a fim de que possam atender a essas transformações sociais 

 

Objetivos:

- Especializar agentes e profissionais do setor social nos temas com maior pertinência e, por consequência, indispensáveis para a sua prática social.

-   Capacitar e aprofundar os conhecimentos daqueles que atuam nas áreas sociais a fim de que sejam capazes de:

-   Definir políticas públicas para a redução das desigualdades sociais;

-   Identificar as demandas as melhores estratégias de atuação social;

-   Interpretar a realidade social e as suas eventuais contradições;

-  Identificar a importância das políticas de direitos humanos

 

A quem se destina:  Graduados em todas as áreas.


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- LIDERANÇA INSPIRADORA E MOTIVAÇÃO

Esta disciplina pretende abordar os princípios de liderança e motivação, oferecendo conhecimentos e ferramentas para a condução da equipe de forma que seus membros estejam engajados e possam ser produtivos e inovadores.

- FUNDAMENTOS DE DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos e a sua evolução. Estado e Direitos Fundamentais. Dogmática dos Direitos Fundamentais. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Direitos Fundamentais.

-  ASSISTÊNCIA E SEGURIDADE SOCIAL

Apresentar e analisar os principais benefícios sociais. Propiciar ao discente o acesso às ferramentas que poderão ajudá-lo a gerenciar as demandas sociais e a seguridade Social.

-  ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

O projeto social – que tem como principal produto o elemento social – tem como principais fundamentos o planejamento da ação social, os objetivos dessa mesma ação e a análise dos resultados obtidos. Neste caso, as disciplinas “Estruturação de projetos sociais” têm como principal objetivo apresentar os elementos básicos que compõem a estrutura de um projeto. Assim, o agente social terá condições de trabalhar com o produto social alicerçado em uma metodologia moderna de gestão.

-  POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O desenvolvimento social vem acompanhado de políticas que o possibilitem, isto é, o Estado tem um papel importante na condução e aplicação deste conceito. Com isso, é de fundamental importância discutir a importância da intervenção estatal no equilíbrio das forças sociais e econômicas de um país. Portanto, a disciplina Políticas de desenvolvimento social tem por objetivo refletir a respeito das políticas implantadas pelos estados em diversos lugares do mundo e em diferentes épocas a fim de minimizar as desigualdades sociais e econômicas.

PSICOLOGIA E DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Estudar e debater os principais aspectos que envolvem a dependência química. Igualmente, salientar a importância da atuação do agente social nestas demandas.

GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Colonização, desenvolvimento e humanismo no Brasil, Racionalismo e reforma agrária no Brasil, Desenvolvimento político e reformas sociais, Políticas públicas: planejamento, gestão e fiscalização.

CONCEPÇÃO HISTÓRICA SOCIAL DA PSIQUIATRIA E DA ASSISTÊNCIA AO INDIVÍDUO COM TRANSTORNO MENTAL

Apresentar o contexto sóciopolítico e histórico da loucura e como se deu a reforma psiquiátrica no mundo e no Brasil, expondo os principais marcos legais.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.