Pós EAD em Gestão em educação: coordenação pedagógica e supervisão educacional

Foto do curso Gestão em Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional

A sociedade Brasileira vem se transformando continuamente e a Educação como um todo, através de seus sistemas de ensino o Federal, os Estaduais, e os Municipais (Estatal e Privado) vem colaborando com esse processo e sobremaneira com o desenvolvimento econômico, social, político, cultural, científico e tecnológico.

Dessa forma, o papel destinado à Educação se constitui na estrutura fundamental desse processo.

Nesse sentido e de acordo com o Título VI  DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, Artigo 64 da Lei número 9394 de 20 de dezembro de 1996, (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL), e da Resolução CNE/ CES número 01 de 03 de abril de 2001, o Programa de Gestão da Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional é destinado aos Graduados e portadores de Licenciatura Plena em qualquer Área/ Disciplina, vem formar pessoal qualificado para atuar na Gestão de estabelecimentos de ensino que ofertem a Educação Básica ou Ensino Superior.

Tal qualificação em nível de Pós-Graduação - Lato-Sensu - se faz necessário, na medida em que, os segmentos econômico, social e cultural envolvido no processo Educacional é extremamente variado e complexo.

O Sistema Educacional Nacional segundo o INEP, (2005) possui um total de 210.095 Escolas de Educação Básica. Sendo assim, é necessário formar profissionais para manter o funcionamento do sistema e possibilitar a articulação das Políticas Públicas na Educação visando sobremaneira a sua qualidade.

Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão da Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional vêm contribuir com os esforços de toda a Sociedade Brasileira para a melhoria da Qualidade do Sistema Educacional Brasileiro, para o desenvolvimento econômico-social, na medida em que a Escola de Educação Básica e o Ensino Superior se constitui em uma estrutura fundamental neste processo.

 Objetivos:

-  Estimular, incentivar, aperfeiçoar, fundamentar o trabalho do Gestor da Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional que através de uma reflexão contínua e sistemática de sua atuação, no qual o princípio seja o da Gestão Democrática e fundamentada, dessa maneira, na capacidade de relacionar as concepções Teórico-Pedagógicas-Legais com o cotidiano escolar para uma eficiente e desejável atuação quanto à articulação e ao relacionamento dos diversos segmentos (Alunos, Professores, Pais, Funcionários e Poder Público) envolvidos no seu ambiente de trabalho, objetivando sempre a Qualidade da Educação.

 -  Proporcionar ao aluno do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão da Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional uma fundamentação Teórico-Pedagógica-Legal para a Gestão da Escola de Educação Básica e do Ensino Superior.

-  Dessa forma, proporcionando e instrumentalizando uma atuação reflexiva Teórico-Prática no cotidiano da Gestão Escolar.

 

A quem se destina:  Graduados na área de educação, gestão e afins.


Carga horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO E CONTABILIDADE

Ciências Contábeis; Conceito de Contabilidade; Pessoa Física; Entidade de finalidades não lucrativas; Empresas: Direito Público; Grupos de Interesse; Planejamento, Controle; Processo decisório e Patrimônio.

- GESTÃO DE PESSOAS NA EDUCAÇÃO

Dinâmica e funcionamento das equipes – presenciais e virtuais; O Papel do líder na equipe; A evolução dos estudos sobre Liderança; Liderança Situacional e o desenvolvimento da equipe; O desafio da motivação na equipe – de Maslow a Neurociência; O trabalho como fator motivacional; Relações interpessoais na equipe: conflitos, feedback, comunicação, assertividade; Práticas de Gestão de Pessoas: identificação e atração, manutenção, desenvolvimento e avaliação do desempenho.

-  LIDERANÇA 5.0 NA EDUCAÇÃO

Autoconhecimento e Forças pessoais; Qualidade de Vida e Saúde Mental; Liderança Inclusiva e a gestão da diversidade; Liderança Positiva e Liderança Autêntica; Inteligência Emocional;  CNV – Comunicação Não Violenta; Dinâmicas de Grupo na gestão de pessoas e equipes.

-  MARKETING EDUCACIONAL E GESTÃO DE REDES SOCIAIS

Principais conceitos relacionados ao marketing; Análise do ambiente de marketing; conceitos de marketing digital; Segmentação de mercado; composto de marketing: produtos e serviços; Gestão de redes sociais; Captação e retenção de alunos.

-  GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS - METODOLOGIA PMI

Conceito de projetos e tipos comuns; Importância dos projetos nas organizações; Diferenciação entre Projetos x Processos x Operações; Diferenciação entre Projetos x Programas x Portfólios; Os projetos e o planejamento estratégico; Ciclo de vida de projetos; Processos e grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento; As dez áreas do conhecimento (introdução e definição das áreas).

-  NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Educação na era digital; Customização da Educação; Ferramentas de Tecnologia: Phet.com e outros jogos e simuladores interativos; Kahoot; Ferramentas de Tecnologia: Quizizz; Thinglink; Playposit; Seppo; EDpuzzle; Google Education; Ferramentas de Tecnologia: Trabalhando com Jogos e Simuladores Interativos ou Não interativos; Edmodo; Ferramentas de Tecnologias: Poll, Everywhere, Prezi; Sway.

-  LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Definição de Políticas Públicas; O Neoliberalismo e as políticas públicas; As 20 metas para a Educação; A agenda 2030; A Constituição da República Federativa Brasileira; Legislação Federal, Estadual e Municipal; Lei de Diretrizes de Bases da Educação; Leis, Decretos, Portarias e Resoluções

-  SUPERVISÃO ESCOLAR

Fundamentos de Supervisão Escolar; as atribuições do Supervisor escolar; A supervisão no processo ensino-aprendizagem; Gestão e Supervisão; boas práticas na supervisão escolar; Legislação na área da Supervisão; O papel do supervisor (a) no Plano Estratégico;Casos práticos.

-  ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Fundamentos de orientação escolar; Atribuições de orientador escolar; A orientação escolar no Plano Estratégico da Escola; Intervenção do orientador na infância e adolescência; Relacionamento com pais e responsáveis; Relacionamento com o time de professores; Gestão da Aprendizagem mediada.

-  METODOLOGIAS ATIVAS E GESTÃO DA AVALIAÇÃO

Educação na era digital; Customização da Educação; Ferramentas de Tecnologia: Phet.com e outros jogos e simuladores interativos; Kahoot; Ferramentas de Tecnologia: Quizizz; Thinglink; Playposit; Seppo; EDpuzzle; Google Education; Ferramentas de Tecnologia: Trabalhando com Jogos e Simuladores Interativos ou Não interativos; Edmodo; Ferramentas de Tecnologias: Poll, Everywhere, Prezi; Sway; O processo de avaliação educacional.

-  PSICOLOGIA EDUCACIONAL

A psicologia no cotidiano educacional; como a psicologia pode contribuir para a saúde mental dos colaboradores de uma Unidade Escolar; quais ferramentas a psicologia pode oferecer para a melhoria da qualidade dos relacionamentos interpessoais na Unidade Escolar; O psicólogo no contexto educacional; A análise transacional na Gestão Escolar; Conceito de análise transacional; A análise ao cotidiano da Unidade Escolar; Psicologia e temas atuais; Depressão juvenil; Fracasso Educacional; Indisciplina; Violência Escolar.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.