Pós EAD em Gestão em educação: coordenação pedagógica e supervisão educacional

Foto do curso Gestão em Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional

Se diferencie no mercado de trabalho!

A sociedade Brasileira vem se transformando continuamente e a Educação como um todo, através de seus sistemas de ensino o Federal, os Estaduais, e os Municipais (Estatal e Privado) vem colaborando com esse processo e sobremaneira com o desenvolvimento econômico, social, político, cultural, científico e tecnológico.

Dessa forma, o papel destinado à Educação se constitui na estrutura fundamental desse processo.

O Sistema Educacional Nacional segundo o INEP, (2005) possui um total de 210.095 Escolas de Educação Básica. Sendo assim, é necessário formar profissionais para manter o funcionamento do sistema e possibilitar a articulação das Políticas Públicas na Educação visando sobremaneira a sua qualidade.

Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão da Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional vêm contribuir com os esforços de toda a Sociedade Brasileira para a melhoria da Qualidade do Sistema Educacional Brasileiro, para o desenvolvimento econômico-social, na medida em que a Escola de Educação Básica e o Ensino Superior se constitui em uma estrutura fundamental neste processo.

- Aulas 100% online;

- O acompanhamento das aulas pode contribuir para um aumento de até 2 pontos na média.

- Professores de referência no mercado

- Credenciamento e-MEC

- Certificado de 360 horas.

Frequência e Aulas ao Vivo:

Para ser aprovado no curso, é necessário que o aluno acesse no mínimo 75% do conteúdo disponibilizado. As aulas ao vivo são acessíveis por um período de 30 dias, com a presença sendo considerada apenas se o aluno estiver presente no horário estipulado para a aula.

OBJETIVOS

-  Estimular, incentivar, aperfeiçoar, fundamentar o trabalho do Gestor da Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional que através de uma reflexão contínua e sistemática de sua atuação, no qual o princípio seja o da Gestão Democrática e fundamentada, dessa maneira, na capacidade de relacionar as concepções Teórico-Pedagógicas-Legais com o cotidiano escolar para uma eficiente e desejável atuação quanto à articulação e ao relacionamento dos diversos segmentos (Alunos, Professores, Pais, Funcionários e Poder Público) envolvidos no seu ambiente de trabalho, objetivando sempre a Qualidade da Educação.

-  Proporcionar ao aluno do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão da Educação: Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional uma fundamentação Teórico-Pedagógica-Legal para a Gestão da Escola de Educação Básica e do Ensino Superior.

MATÉRIAS

- GESTÃO E CONTABILIDADE

- GESTÃO DE PESSOAS NA EDUCAÇÃO

-  LIDERANÇA 5.0 NA EDUCAÇÃO

-  MARKETING EDUCACIONAL E GESTÃO DE REDES SOCIAIS

-  GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS - METODOLOGIA PMI

-  NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

-  LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

-  SUPERVISÃO ESCOLAR

-  ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DA APRENDIZAGEM

-  METODOLOGIAS ATIVAS E GESTÃO DA AVALIAÇÃO

-  PSICOLOGIA EDUCACIONAL

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

-  Graduados na área de educação, gestão e afins.

MERCADO DE TRABALHO

No cargo de Gestora Escolar se inicia ganhando R$ 2.527,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.125,00. A média salarial para Gestora Escolar no Brasil é de R$ 3.287,00. A formação mais comum é de Graduação em Educação.

Fonte: vagas.com

VANTAGENS

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);

- Curso ao vivo online.

- Diferencial e ampliação de possibilidades no Mercado de trabalho.

- Provas online

- Horário flexível

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Me. Emerson Ferreira Rocha

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005) e mestrado em filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2010). Atualmente é Secretário Geral e professor na Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia.É tutor de cursos na modalidade a distância na Universidade Estácio - UNESA. Atuou como professor na graduação da Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, agora Universidade Brasil por meio da Portaria 628 de 14 de outubro de 2016 do Ministério da Educação. Lecionou na rede pública estadual de São Paulo entre os anos de 2005 e 2010 e no colégio Boni Consilii entre os anos de 2009 e 2011.


Carga horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO E CONTABILIDADE

Ciências Contábeis; Conceito de Contabilidade; Pessoa Física; Entidade de finalidades não lucrativas; Empresas: Direito Público; Grupos de Interesse; Planejamento, Controle; Processo decisório e Patrimônio.

- GESTÃO DE PESSOAS NA EDUCAÇÃO

Dinâmica e funcionamento das equipes – presenciais e virtuais; O Papel do líder na equipe; A evolução dos estudos sobre Liderança; Liderança Situacional e o desenvolvimento da equipe; O desafio da motivação na equipe – de Maslow a Neurociência; O trabalho como fator motivacional; Relações interpessoais na equipe: conflitos, feedback, comunicação, assertividade; Práticas de Gestão de Pessoas: identificação e atração, manutenção, desenvolvimento e avaliação do desempenho.

- LIDERANÇA 5.0 NA EDUCAÇÃO

Autoconhecimento e Forças pessoais; Qualidade de Vida e Saúde Mental; Liderança Inclusiva e a gestão da diversidade; Liderança Positiva e Liderança Autêntica; Inteligência Emocional; CNV – Comunicação Não Violenta; Dinâmicas de Grupo na gestão de pessoas e equipes.

- MARKETING EDUCACIONAL E GESTÃO DE REDES SOCIAIS

Principais conceitos relacionados ao marketing; Análise do ambiente de marketing; conceitos de marketing digital; Segmentação de mercado; composto de marketing: produtos e serviços; Gestão de redes sociais; Captação e retenção de alunos.

- GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS - METODOLOGIA PMI

Conceito de projetos e tipos comuns; Importância dos projetos nas organizações; Diferenciação entre Projetos x Processos x Operações; Diferenciação entre Projetos x Programas x Portfólios; Os projetos e o planejamento estratégico; Ciclo de vida de projetos; Processos e grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento; As dez áreas do conhecimento (introdução e definição das áreas).

- NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Educação na era digital; Customização da Educação; Ferramentas de Tecnologia: Phet.com e outros jogos e simuladores interativos; Kahoot; Ferramentas de Tecnologia: Quizizz; Thinglink; Playposit; Seppo; EDpuzzle; Google Education; Ferramentas de Tecnologia: Trabalhando com Jogos e Simuladores Interativos ou Não interativos; Edmodo; Ferramentas de Tecnologias: Poll, Everywhere, Prezi; Sway.

- LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Definição de Políticas Públicas; O Neoliberalismo e as políticas públicas; As 20 metas para a Educação; A agenda 2030; A Constituição da República Federativa Brasileira; Legislação Federal, Estadual e Municipal; Lei de Diretrizes de Bases da Educação; Leis, Decretos, Portarias e Resoluções

- SUPERVISÃO ESCOLAR

Fundamentos de Supervisão Escolar; as atribuições do Supervisor escolar; A supervisão no processo ensino-aprendizagem; Gestão e Supervisão; boas práticas na supervisão escolar; Legislação na área da Supervisão; O papel do supervisor (a) no Plano Estratégico;Casos práticos.

- ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Fundamentos de orientação escolar; Atribuições de orientador escolar; A orientação escolar no Plano Estratégico da Escola; Intervenção do orientador na infância e adolescência; Relacionamento com pais e responsáveis; Relacionamento com o time de professores; Gestão da Aprendizagem mediada.

- METODOLOGIAS ATIVAS E GESTÃO DA AVALIAÇÃO

Educação na era digital; Customização da Educação; Ferramentas de Tecnologia: Phet.com e outros jogos e simuladores interativos; Kahoot; Ferramentas de Tecnologia: Quizizz; Thinglink; Playposit; Seppo; EDpuzzle; Google Education; Ferramentas de Tecnologia: Trabalhando com Jogos e Simuladores Interativos ou Não interativos; Edmodo; Ferramentas de Tecnologias: Poll, Everywhere, Prezi; Sway; O processo de avaliação educacional.

- PSICOLOGIA EDUCACIONAL

A psicologia no cotidiano educacional; como a psicologia pode contribuir para a saúde mental dos colaboradores de uma Unidade Escolar; quais ferramentas a psicologia pode oferecer para a melhoria da qualidade dos relacionamentos interpessoais na Unidade Escolar; O psicólogo no contexto educacional; A análise transacional na Gestão Escolar; Conceito de análise transacional; A análise ao cotidiano da Unidade Escolar; Psicologia e temas atuais; Depressão juvenil; Fracasso Educacional; Indisciplina; Violência Escolar.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.