Pós em MBA em Controladoria de Organizações Bancárias


O ambiente dos negócios está cada vez mais incerto, complexo e competitivo. Transformações econômicas, sociais, tecnológicas e tantas outras induzem os mercados a uma nova era de competitividade, o que tem levado muitas organizações a se reinventarem, com novos modelos de gestão, planejamento e controle dos negócios, sob a ótica da inovação. Este cenário, aliado à globalização e internacionalização dos negócios, vem promovendo uma verdadeira disputa por posições entre as empresas em geral, em que a exigência por inovação e qualidade se contrasta com a necessidade de redução nos preços e nos custos, o que, por sua vez, exige uma governança mais efetiva em termos financeiros e das decisões estratégicas que envolvam o futuro e a sobrevivência das organizações empresariais. Desta forma, a demanda por profissionais com pleno conhecimento e habilidades em Controladoria e Finanças tem sido cada vez maior em todo o país, o que vem tornando a área uma das mais destacadas em termos de remuneração e prestígio.

 

Objetivos:

- Formar profissionais com competências para gerir as atividades relacionadas às Instituições Financeiras, possibilitando uma visão global de negócios e o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades do mercado financeiro e bancário;

- Desenvolver visão contábil, financeira e de auditoria dos negócios;

- Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório;

- Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de contabilidade, finanças e auditoria;

- Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

 

A quem se destina: Profissionais com nível de escolaridade superior, interessados em atuar em cargos de gerenciais de organizações do setor financeiro, particularmente aqueles formados em contabilidade, administração e economia.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga Horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- NOÇÕES GERAIS DE DIREITO E DIREITO BANCÁRIO

Pessoas. Bens. Fato Jurídico. Direito de vizinhança. A empresa. Registro do comércio. Nome comercial. Propriedade industrial. Sociedades comerciais. Títulos de crédito. Empregado. Empregador. Contrato de trabalho. Estabilidade e fundo de garantia do tempo de serviço. Segurança e medicina do trabalho. Previdência social. Legislação relativa aos profissionais da engenharia. CONFEA. CREA. Exercício profissional. Responsabilidade profissional. Registro de autonomia de planos e projetos. Remuneração profissional. O direito bancário. O sigilo bancário. As implicações penais do direito bancário.

- LEGISLAÇÃO COMERCIAL E SOCIETÁRIA

Direito Empresarial. Noções gerais e evolução histórica. Conceitos fundamentais. Elementos caracterizadores da matéria empresarial. Empresário individual e Sociedade Empresária. Registro público de empresário e sociedade empresária. Tipos societários no Novo Código Civil. Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial. Contratos Mercantis. Títulos de Crédito.

- ENGENHARIA FINANCEIRA

O Ambiente econômico - Matemática financeira e respectivos métodos - Equivalência de Capitais. Taxa interna de retorno e Valor Presente Líquido. Sistemas de amortização. Métodos de análise de investimentos - Gerenciamento de riscos e incertezas.

- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA BANCÁRIA

Organização Bancária. Produtos e Serviços Bancários. Finanças Bancárias. Gestão de Riscos Bancários. Gestão da Tesouraria Bancária. Governança Bancária

- GESTÃO DE CRÉDITO E COBRANÇA

Análise de crédito. Formas de cobrança e recuperação do crédito. Controle da inadimplência. Relacionamento com organismos de controle de crédito.

- FINANÇAS CORPORATIVAS

Finanças Corporativas. Decisão de Investimento. Custo de Capital. Decisão de Financiamento.

- CONTROLADORIA BANCÁRIA

Função da Controladoria. Controles Internos e suas Funções. Procedimentos. Acompanhamento e Controle, Sistemas de Custeio. Política de Dividendos. Administração da Liquidez. Ciclo Financeiro versus Ciclo Operacional.

- FINANÇAS INTERNACIONAIS

Sistema Financeiro internacional. Taxas de câmbio e regimes cambiais. Crises cambiais. Conceito de PPP. Mercados futuros de câmbio. Estratégias de hedge cambial. Mercado de capitais internacionais. Mercado de commodities. Derivativos internacionais. Operações de swap cambial, de juros e de crédito.

- ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO E GESTÃO

Conceito de Estado moderno capitalista; Relação Estado e Economia: liberalismo, estado Keynesiano e neoliberalismo; A inserção das finanças públicas na Teoria Econômica; Formulação e Implementação de Política Estatais; Reforma do Estado; Formas de Privatização; Políticas públicas de desenvolvimento; Estado brasileiro.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/37Lafky

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE