O Ministério da Educação, em abril de 2007, apresenta o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e seu programa estratégico Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação (CTE) e instaura responsabilidades aos estados, municípios, e Distrito Federal através da proposta de adesão do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o MEC e municípios, que leva no bojo da cláusula primeira: a promoção de ações e atividades que contribuam para o processo de desenvolvimento educacional do município, visando a melhoria do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com a referida adesão, estados e municípios elaboraram seus respectivos Planos de Ação Articulada (PAR) no compromisso de implementar políticas de melhoria da educação visando a melhoria dos indicadores educacionais.
Curso voltado para a complementação e qualificação em Educação Cognitiva que contribui para ampliar conhecimentos a partir de novas perspectivas e pensamentos. Centrado nos fundamentos teóricos e práticos da expansão do potencial da inteligência humana e na mediação de ferramentas para o desenvolvimento cognitivo. Proporciona o aprimoramento de profissionais que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento do potencial humano. Constituído com o objetivo de atender a uma demanda do mercado corporativo e educacional que diante de situações dos processos de aprendizagem, em um mundo globalizado, necessita o acesso às novas tendências em Educação Cognitiva. Para tanto possibilita aos profissionais que trabalham com aprendizagem humana na promoção em seus mediados de capacidades para pensar e aprender de maneira eficiente e autônoma, como meio estratégico para a implementação de processo de ensino e de aprendizagem eficiente e eficaz para novas habilidades, tanto no individual quanto em equipe.
Objetivos do curso:
Caracterizar a qualificação e atualização dos profissionais, enquanto sujeito propositor e mediador de conhecimentos, viabilizando a obtenção de novos conceitos e experiências para o aprimoramento na relação entre as práticas pedagógicas e as habilidades cognitivas, de forma a desenvolver a reflexão teórica e a atividade docente, para atender aos novos desafios impostos pela competitividade global e o surgimento da necessidade das organizações desenvolverem estratégias para se diferenciar da concorrência e se destacarem no mercado.
A quem se destina: Graduados em Educação, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Gestores de Recursos Humanos, Administração e demais profissionais graduados que buscam novas formas de gestão na área de recursos humanos para torná-las estratégicas e eficazes, bem como, profissionais interessados no estudo do potencial de Inteligência.
Carga horária: 420h.
Duração: Aproximadamente 12 meses.
100% online, sem encontro presencial.
Matriz curricular
- Teoria da Atividade e Aprendizagem Significativa
- Mediação no ato de ensinar
- Os Processos de Aprendizagem na perspectiva da Educação Cognitiva
- Projetos de Intervenções Cognitivas
- Mudanças Cognitivas Essenciais
- Estudo do Potencial Cognitivo
- Políticas Públicas, Estrutura e Organização
Cadastro e-MEC: https://bit.ly/36SxJFr
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.