Pós em MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada

O Ministério da Educação, em abril de 2007, apresenta o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e seu programa estratégico Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação (CTE) e instaura responsabilidades aos estados, municípios, e Distrito Federal através da proposta de adesão do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o MEC e municípios, que leva no bojo da cláusula primeira: a promoção de ações e atividades que contribuam para o processo de desenvolvimento educacional do município, visando a melhoria do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com a referida adesão, estados e municípios elaboraram seus respectivos Planos de Ação Articulada (PAR) no compromisso de implementar políticas de melhoria da educação visando a melhoria dos indicadores educacionais.

Curso voltado para a complementação e qualificação em Educação Cognitiva que contribui para ampliar conhecimentos a partir de novas perspectivas e pensamentos. Centrado nos fundamentos teóricos e práticos da expansão do potencial da inteligência humana e na mediação de ferramentas para o desenvolvimento cognitivo. Proporciona o aprimoramento de profissionais que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento do potencial humano. Constituído com o objetivo de atender a uma demanda do mercado corporativo e educacional que diante de situações dos processos de aprendizagem, em um mundo globalizado, necessita o acesso às novas tendências em Educação Cognitiva. Para tanto possibilita aos profissionais que trabalham com aprendizagem humana na promoção em seus mediados de capacidades para pensar e aprender de maneira eficiente e autônoma, como meio estratégico para a implementação de processo de ensino e de aprendizagem eficiente e eficaz para novas habilidades, tanto no individual quanto em equipe.

 

Objetivos:

Caracterizar a qualificação e atualização dos profissionais, enquanto sujeito propositor e mediador de conhecimentos, viabilizando a obtenção de novos conceitos e experiências para o aprimoramento na relação entre as práticas pedagógicas e as habilidades cognitivas, de forma a desenvolver a reflexão teórica e a atividade docente, para atender aos novos desafios impostos pela competitividade global e o surgimento da necessidade das organizações desenvolverem estratégias para se diferenciar da concorrência e se destacarem no mercado;

- Articular o aprimoramento dos profissionais do século XXI para os projetos de intervenções educacionais, tendo como princípio o processo de desenvolvimento de habilidades cognitivas dos colaboradores (aprendentes), a valorização da pesquisa e da atitude investigativa e uma postura reflexiva perante as questões suscitadas pelo ato de aprender;

- Refletir sobre projetos de intervenções para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos colaboradores (aprendentes);

- Pronunciar os principais desafios do sistema educativo e/ou organizacional e analisar criticamente as políticas públicas, seu impacto na Educação Continuada;

- Conhecer fundamentos sobre a mediação da aprendizagem e sua relação com as práticas pedagógicas;

- Desenvolver habilidades referentes aos processos de pesquisa.

 

A quem se destina: Graduados em Educação, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Gestores de Recursos Humanos, Administração e demais profissionais graduados que buscam novas formas de gestão na área de recursos humanos para torná-las estratégicas e eficazes.

 

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Carga horária: 420h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- TEORIA DA ATIVIDADE E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Desenvolvimento Humano e suas contribuições à educação escolar. A prática pedagógica, suas competências e desafios contemporâneos. O desenvolvimento humano e a aprendizagem: questões teóricas e práticas. Tendências atuais das teorias de aprendizagem e da prática pedagógica. Concepção inatista e ambientalista. A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A mediação do professor nas atividades e nos processos de ensino e de aprendizagem. Classificação das teorias quanto à perspectiva relativa à origem do conhecimento, às relações entre aprendizagem e desenvolvimento, ao papel de fatores culturais e à transferência de aprendizagem.

- MEDIAÇÃO NO ATO DE ENSINAR

Educar a percepção. A percepção, abstração, aprendizagem das relações. Conceitos. As relações dentro das operações mentais. Estrutura e criatividade: em busca da síntese. Aprendizagem e personalidade: interações de fatores. Desenvolvimento social cognitivo. Conceitos da mediação de aprendizagem. Carência de aprendizagem mediada. Aula Mediada. Mediação de habilidades e competências. Critérios necessários à mediação. Estratégias de ensino e aprendizagem. Mediações pedagógicas. Vygotsky, A. N. Leontiev e V. V. Davydov - para a compreensão das relações entre aprendizagem e ensino como processos culturais e historicamente mediados pela atividade humana.

- OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO COGNITIVA I

O marco de referência na Educação atual. Paradigma cognitivo. Mediação axiológica. Os tipos de aprendizagem significativa. Significado da metacognição. Análise do processo cognitivo. As teorias da aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo, suas implicações nas bases epistemológicas das teorias da aprendizagem. As concepções sobre as dificuldades de aprendizagem na aquisição do conhecimento. O desenvolvimento das funções cognitivas e operações mentais. Subjetividade e sentido subjetivo na aprendizagem: implicações pedagógicas. Compreensão do processo de aprendizagem e análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos evolutivos do ser humano na perspectiva das múltiplas interações que o ensinar e o aprender implicam

- OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO COGNITIVA II

O marco de referência na Educação atual. Paradigma cognitivo. Mediação axiológica. Os tipos de aprendizagem significativa. Significado da metacognição. Análise do processo cognitivo. As teorias da aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo, suas implicações nas bases epistemológicas das teorias da aprendizagem. As concepções sobre as dificuldades de aprendizagem na aquisição do conhecimento. O desenvolvimento das funções cognitivas e operações mentais. Subjetividade e sentido subjetivo na aprendizagem: implicações pedagógicas. Compreensão do processo de aprendizagem e análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos evolutivos do ser humano na perspectiva das múltiplas interações que o ensinar e o aprender implicam.

- PROJETOS DE INTERVENÇÕES COGNITIVAS

Abordagem dos diversos tipos de projetos presentes na área educacional. A educação como prática social. Elaboração de projeto. Teoria e prática. Pressupostos antropológicos, epistemológicos e metodológicos. Diferentes modalidades de projetos presentes nos espaços educativos formais e informais. Aplicação dos conhecimentos construídos para a elaboração de projetos em variados contextos.

- MUDANÇAS COGNITIVAS ESSENCIAIS

Conceito de transformação cognitiva. Teoria da Inteligência. Privação cultural. Plasticidade cerebral. Aprender a Aprender. Mudança da estrutura cognitiva. Fundamentos da transformação cognitiva fundamental. Modalidades do desenvolvimento cognitivo. Ato mental. Estudo do pensamento. Processos Cognitivos. Mapa cognitivo. Análise e transformação do ato mental. Funções cognitivas. Operações mentais. Desenvolvimento Psicossexual.

- POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Política. As políticas públicas e a educação básica. O financiamento da educação básica. A singularidade do Plano de Desenvolvimento da Educação-PDE diante do problema da qualidade da educação brasileira. As bases do PDE e Plano de Ações Articuladas dos Municípios-PAR. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação- FUNDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

- ESTUDO DO POTENCIAL COGNITIVO I e II

Análise do potencial para a aprendizagem. Análise dinâmica cognitiva. Mudança da estrutura cognitiva por meio da aprendizagem. Intervenção cognitiva. Análise do funcionamento cognitivo. Análise do processo de aprendizagem. Identificação de funções cognitivas e operações mentais deficientes. Avaliação da transformação cognitiva fundamental. Estimar a transformação cognitiva e investigar como causar alterações na capacidade de aprendizagem do sujeito. Definir o potencial de aprendizagem. Quais são os métodos de ensino e qual é a mediação mais eficaz para produzir uma transformação cognitiva. Avaliar o nível geral de transformações cognitivas fundamentais do sujeito e seu potencial de aprendizagem. Orientação aos professores com estratégias específicas de mediação para a transformação do potencial de aprendizagem do sujeito.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/36SxJFr

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
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