Pós em MBA em Marketing, Comunicação e Eventos

A organização de eventos é uma atividade que cresce a cada dia, tornando-se essencial para a divulgação e consolidação da imagem institucional e comercial de uma organização e a concretização de suas vantagens competitivas. Partindo dessa constatação, o curso foi concebido para oferecer um elenco selecionado de disciplinas, que aborda de maneira ampla os conhecimentos teóricos e o desenvolvimento das aplicações técnicas e práticas necessárias para o Planejamento e Organização de Eventos. Oferece especialização para os profissionais atuarem na área de eventos públicos, corporativos, empresariais e turísticos. O mercado profissional em eventos encontra-se em constante expansão. Hoje, praticamente todos os setores da economia promovem essa atividade no formato de encontros, congressos, feiras, exposições, seminários, mostras, cursos ou treinamentos, entre outros. Tanto na área acadêmica, empresarial, de turismo e até mesmo no terceiro setor, quem trabalha pautado no conhecimento profissional e na postura ética tem grandes chances de êxito. A ética e habilidade técnica são imprescindíveis. Critérios, conhecimento da cultura, da rede de atendimento, da logística e recepção, além da competência para planejar, organizar, implantar e avaliar resultados em eventos são solicitações constantes em uma das áreas mais promissoras do mercado. Assim, o curso de Marketing, Comunicação e Eventos, busca atender a essas demandas oferecendo, ainda, como diferencial, uma abrangência necessária dos processos de promoção mercadológica e de comunicação, decisivas para o sucesso total de um empreendimento na área de eventos. Partindo do pressuposto que nos dias atuais, para atuar nesse segmento, o profissional deve possuir amplos conhecimentos em diversas áreas e estar realmente apto a desempenhar sua função com uma base teórica sólida e a sensibilidade fundamental para a gestão dos diversos formatos de eventos, desempenhando com profissionalismo ético e dedicação a sua função de planejar, organizar e administrar todo o processo dessa atividade, o curso oferece o ferramental necessário para a inserção no mercado de trabalho, seja na área organizacional, pública ou privada, seja na área das organizações não governamentais e do terceiro setor.

 

Objetivos:

- Capacitar especialistas com amplo domínio dos conteúdos que contribuem para a atuação profissional competente na área de eventos, com visão estratégica e forte embasamento teórico.

- Oferecer aplicabilidade efetiva da teoria para o empreendimento e elaboração das ações mais adequadas às necessidades dos diferentes tipos de clientes, sejam institucionais, corporativos, públicos ou não-governamentais.

 

A quem se destina: Profissionais graduados nas habilitações em marketing, publicidade e propaganda, rádio e TV, jornalismo, relações públicas, turismo, hotelaria, administração, secretariado executivo, bem como profissionais que atuam no segmento de feiras, congressos e shows, sindicatos, empresas de eventos, e demais graduados de áreas afins que desejam se especializar na área de eventos.

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Carga Horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO DE PROJETOS E EMPREENDEDORISMO

Projeto, conceituação e suporte teórico. Gestão de projetos, planejamento, execução e controle. Processos de elaboração de projetos, técnicas e ferramentas. Compreensão de empreendedorismo; Motivações empreendedoras; empreendedorismo pessoal; Plano de negócios nas organizações; Princípios de inovação; Etapas do processo de inovação; Inovações sustentáveis.

- MARKETING ESTRATÉGICO

Histórico e evolução do marketing; Conceitos e considerações do marketing; Produtos, Matriz BCG e 4 Pês; Etapas de desenvolvimento, Ambiente externo, Stakeholders.

- PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS EMPRESARIAIS

Conceito de marketing de eventos. Classificação de eventos. Tipologia existente no mercado de eventos empresariais. A organização de eventos institucionais e promocionais. Eventos empresariais como estratégia para fortalecimento da marca organizacional. Eventos corporativos na área pública e privada. Legislação e organização de eventos empresariais. Planejamento e gestão de eventos.

- PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS

Classificação dos tipos de eventos esportivos e esportes. As normas definidas pelo sistema desportivo brasileiro. Construção de projetos esportivos. Conceitos de marketing esportivo. As cerimônias de abertura e encerramento em eventos esportivos. Organização de competições com seus vários processos de disputa. Análise dos principais eventos esportivos mundiais. Análise dos principais eventos esportivos nacionais.

- PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS TURISTÍCOS E CULTURAIS

Conceituação e fundamentação de eventos turísticos. Tipologia de eventos: festas, feiras, congressos, seminários. Planejamento e organização de eventos sociais e culturais. Infraestrutura e equipamentos. Estratégias de desenvolvimento turístico e eventos. Análise ambiental, articulação de parcerias e de cooperação. Calendário de eventos. Hospitalidade. Cultura hospitalidade e regionalidade. Geografia cultural do turismo no Brasil.

- PROPAGANDO E EXPRESSÃO MULTIMÍDIA

Entendendo percepção, representação e plano de conteúdo; Denotação, conotação, processo criativo e perceptivo e linguagem visual; Figuração e abstração, os meios de comunicação e arte eletrônica; Roteiros e projetos e a linguagem para documentários e comerciais.

- ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO E MÉTRICAS DE AVALIAÇÃO DE EVENTOS

Tipologia de projetos e planejamento de eventos. Planejamento e estratégia para captação de recursos. Marketing para eventos. Orientações empresariais e organizacionais para marketing. O uso do marketing na captação, criação e planejamento de eventos. Orientações sobre parcerias de incentivo à cultura. Métodos de pesquisa para avaliação de eventos.

- ETIQUETA CORPORATIVA, CERIMONIAL E PROTOCOLO

Fundamentos do Cerimonial. Normas de cerimonial e protocolo: hino, bandeiras, precedência, pronunciamentos. Roteiros para condução de cerimônias. Etiqueta social e profissional. Normas e leis que regulamentam o Cerimonial Oficial Brasileiro. A utilização dos Símbolos Nacionais. As regras do protocolo.

- FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA, INQUÉRITOS E SONGAGENS

Conhecimento, saber e construção da ciência; Histórico do conhecimento científico; Conceito, método e técnicas de pesquisa; Artigos científicos, resenha crítica e monografias; Organização e elaboração de monografias; Organização da apresentação e edição do trabalho; Ensino superior e conhecimento; Requisitos para a aprendizagem; facilitadores; Avaliação e processos de avaliação.

- GESTÃO DE MARCAS, DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL

Elementos de linguagem e comunicação visual. Marca: conceito registro e licenciamento. Tipos de licenciamento e o uso na comunicação. Marca e percepção. A evolução da gestão de marcas. Gestão de marcas junto ao público consumidor. Estudos tipográficos voltados ao Branding. Conceito, elaboração e layout de marca. Manual de identidade e sua importância na manutenção da gestão da marca.

- PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

A estrutura universitária no Brasil. As unidades de ensino, pesquisa e extensão. O protocolo nas solenidades no âmbito da universidade. As regras e comportamentos consagrados no meio acadêmico. Os procedimentos peculiares à instituição de ensino superior. As regras próprias do cerimonial universitário em suas várias solenidades. Os eventos acadêmicos e científicos: tipologia e características. Eventos científicos no âmbito das unidades de ensino e pesquisa. Os eventos científicos no âmbito da reitoria.

- PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LOGÓSTICA E GESTÃO DE EVENTOS

Noções de logística e aplicações na gestão de produtos e serviços. Técnicas de operacionalização: desenvolvimento e aplicação prática. Aplicação e utilização de instrumentos específicos. Estudo da logística utilizada na organização de eventos. Gestão da relação com prestadores de serviços. Gestão das etapas de pré-evento, trans-evento e pós-evento.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/3qDepUa

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.