Pós em Musculação e Treinamento de Força


O treinamento de força constitui hoje uma das formas mais disseminada de exercícios físicos. Praticado desde a antiguidade, o treinamento de força é atualmente utilizado para melhoras desde o rendimento esportivo até o tratamento de doenças degenerativas. Com um vasto campo de conhecimento, e avanços bastante expressivos nas pesquisas, o entendimento das facetas que permeiam o treinamento de força é fundamental para a atuação prática do profissional de saúde.

A evolução nas ciências do esporte e da atividade física, que acontece através das pesquisas relacionadas a prática de exercícios físicos traz a necessidade de aprimoramento e aprofundamento nas atividades específicas. Este curso propõe discutir conhecimentos relacionados ao treinamento de força muscular e do condicionamento físico abordando os aspectos da anatomia, biomecânica, fisiologia geral e do exercício, avaliação física, nutrição e suplementação, teoria do treinamento e a planificação dos treinamentos.

Com a introdução de novas tecnologias o homem moderno transformou-se. Se em um passado não tão distante ele era um indivíduo do campo, sendo fisicamente ativo, com as ondas migratórias para as grandes cidades passou a adotar um estilo de vida urbano, com um comportamento tipicamente sedentário. Tal achado reflete uma realidade perigosa do ponto de vista da saúde pública, uma vez que estudos clínicos e epidemiológicos demonstram existir evidências relacionando o sedentarismo, a má alimentação e o stress com diferentes doenças que afetam o homem contemporâneo. A grande maioria dos estudos realizados com o objetivo de determinar o papel da atividade física em relação à saúde, à estética e ao rendimento, tem demonstrado que a prática de exercícios regulares, realizados de maneira crônica aponta para um benefício real. Existem evidências de que ao exercitar-se, o indivíduo assume uma postura positiva em relação à vida, procurando assumir um hábito de vida mais saudável, melhorando, portanto, sua qualidade de vida. Frente a este panorama compete aos profissionais da área da saúde a formação de um campo acadêmico de estudo interdisciplinar que propicie a interseção de assuntos, sintetizando os conhecimentos de campos separados, porém correlatos.


Objetivos:

- Tornar o aluno apto a discernir sobre o papel do treinamento de força no estudo do movimento humano e a analisar sua influência nas estruturas do aparelho locomotor;

 

- Tornar claro como o conhecimento é gerado em treinamento de força e habilitar o aluno a interpretar esse conhecimento;


- Tornar o aluno apto a manipular as variáveis de treinamento, propondo programas de exercícios para diferentes populações/objetivos, prevenindo o surgimento de lesões, reabilitando e melhorando o rendimento físico/esportivo.

 

A quem se destina: Profissionais graduados da área de Educação Física, Fisioterapia e Medicina que tenham interesse em adquirir mais conhecimentos sobre o controle da incidência de lesão ou melhora do desempenho no movimento humano.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- ANATOMIA E CINESIOLOGIA

Características anatômicas das estruturas dos membros superiores. Ações dos principais músculos dos membros superiores. Etiologia das principais lesões que afetam o membro superior. Considerações acerca do treinamento das funções e reabilitação das estruturas do membro superior.

- BIOMECÂNICA APLICADA AO TREINAMENTO

A disciplina visa tornar o aluno apto a analisar as forças presentes no movimento e sua influência nas estruturas do aparelho locomotor, bem como entender a influência que estas forças têm na prevenção de lesões e nas adaptações dos mesmos tecidos biológicos.

- PRINCÍPIOS DE AVALIAÇÃO FÍSICA E ASPECTOS NUTRICIONAIS

A disciplina visa familiarizar o aluno aos testes utilizados na prática da avaliação das capacidades físicas; apresentar ao aluno as vantagens e limitações dos diferentes procedimentos relacionados à avaliação e dar subsídios para que o aluno possa escolher e realizar o teste mais apropriado para a avaliação das diferentes capacidades físicas.

- FISIOLOGIA DO TREINAMENTO DE FORÇA

Anatomo-fisiologia do sistema nervoso. Integração neural do movimento voluntário. Tecido Muscular Estriado Esquelético. Fisiologia da contração muscular. Mecanismos de adaptação neuromuscular frente ao treinamento de força.

- APLICAÇÕES DO TREINAMENTO DE FORÇA

O treinamento de força é importante para toda e qualquer prática sistematizada de atividade física, seja ela de atletas de alto rendimento ou de pessoas que praticam atividade física por lazer e saúde. O entendimento da organização do treinamento permite otimizar o rendimento para obtenção de

maiores níveis de rendimento.

- TREINAMENTO FÍSICO E ESPORTIVO

A teoria do treinamento é importante para toda e qualquer prática sistematizada de atividade física, seja ela de atletas de alto rendimento ou de pessoas que praticam atividade física por lazer e saúde. O entendimento da organização do treinamento permite otimizar o rendimento para obtenção de maiores níveis de performance.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/31ZQsv0

 

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE