Pós EAD em Prescrição da atividade física em situações especiais de saúde e lesões

Foto do curso Prescrição da Atividade Física em Situações Especiais de Saúde e Lesões


CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso visa à prescrição de atividade física em diversas condições dentro do ambiente de reabilitação, proporcionando segurança e cuidado especial para públicos como idosos, neuropatas, obesos e pacientes pós-cirurgia. Oferecerá ferramentas para uma prescrição responsável e segura direcionada a essas populações especiais.

JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

O aumento de eventos cardiovasculares, juntamente com o reconhecimento da inatividade e do imobilismo no leito, são riscos comprovados à saúde e ao bem-estar da população em geral. A população com necessidades especiais e após lesões merece atenção especial visando a prevenção, recuperação da saúde, melhoria da mobilidade global e qualidade de vida. A capacitação adequada dos profissionais de saúde contribui para melhorar o bem-estar e a segurança, reduzindo os custos para os serviços públicos e privados de saúde. Diante desse cenário, a criação deste curso auxiliará na realização adequada e comprovadamente benéfica de atividade física com prescrição segura.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Capacitar fisioterapeutas na prescrição de exercícios em diferentes situações de fragilidade e riscos para a integridade física do paciente.

Objetivos Específicos

Comprovar a importância da prescrição sistemática e individualizada de atividade física. Orientar sobre as particularidades das populações especiais. Classificar as incapacidades e facilitar ao profissional de saúde dar ênfase nas funções preservadas no indivíduo. Facilitar o conhecimento para prescrição de atividades para reabilitação após lesões.

PERFIL PRETENDIDO DO FORMANDO

Profissionais da área de saúde interessados em prescrever atividade física segura para pacientes lesionados ou portadores de deficiências.

PÚBLICO ALVO

Fisioterapeutas Educadores físicos

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Análise curricular e entrega dos seguintes documentos: Cópia da Carteira de Identidade (Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação); Cópia do CPF; Cópia autenticada do Diploma de Graduação ou Curso Superior válido em todo Brasil e traduzido para a língua portuguesa, se expedido por Instituição de Ensino Estrangeira; Cópia de Histórico Escolar do Curso de Graduação ou Curso Superior.

AVALIAÇÃO

A avaliação é uma fase importante do processo de ensino e aprendizagem. Todas as atividades devem conter algum tipo de feedback, podendo ser automático (cadastrado na ferramenta) ou fornecido pelo tutor. A cada 20 horas, haverá atividades online, incluindo Avaliação Teste composta por 10 questões de múltipla escolha.

CARGA HORÁRIA TOTAL

Carga Horária: 360 Avaliação Final: 20 horas Carga Horária Total: 380

Coordenadora: Diana Ferreira Pacheco

Possui formação em fisioterapia pela UNAERP há 16 anos, com experiência em fisioterapia hospitalar, UTI, homecare, treinamento em ventilação mecânica domiciliar, leciona há 12 anos na UNICEPLAC, tendo já lecionado na FACESA, experiência na orientação de TCCs em diversas áreas com foco em reabilitação cardiovascular, mobilização precoce e projetos de reabilitação cardiovascular e pulmonar. Experiência nas disciplinas de reabilitação cardíaca e pulmonar, fisiologia do exercício, cinesioterapia, ética e deontologia, anatomia geral e do aparelho locomotor, fisioterapia integrada (direcionada a promoção a saúde), SUS, ergonomia, próteses e órteses e supervisão em estágio em reabilitação cardiovascular, fisioterapia hospitalar e UTI geral, estudos na área de gestão em educação superior.


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem por objetivo o conhecimento do funcionamento do sistema único de saúde como uma instituição pública atuante em todos os níveis, desde a prevenção ao paciente de alta complexidade, atendendo aos direitos constitucionais de saúde do indivíduo em todas as suas necessidades.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Promover a capacidade de gestão em ambientes de saúde junto a equipe multidisciplinar com a visão ampla dos processos de gestão.

- TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Aperfeiçoar o uso de tecnologias na área de saúde para proporcionar a reabilitação global das disfunções em condições diversas, observando assim o indivíduo de forma sistêmica.

- PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO AERÓBICO PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS

Capacitar o profissional para avaliar, quantificar, prescrever e executar atividade aeróbica com os benefícios esperados para o paciente de populações especiais.

- POPULAÇÕES ESPECIAIS INSERIDAS NA REABILITAÇÃO

Orientar o fisioterapeuta sobre o perfil do público que ele irá abordar visando melhor prescrição utilizando a CIF em sua abordagem na estratificação funcional deste público.

- PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS

Desenvolver a capacidade profissional para identificação e do perfil do paciente e capacidade aeróbica para realizar a prescrição de atividade de forma segura com característica lúdicas e respeitando as particularidades funcionais e fisiológicas da criança.

- ADAPTAÇÕES DE TÉCNICAS E AMBIENTES PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS

Bases legais e sua aplicabilidade para o paciente e a equipe técnica. Adequação aos ambientes por meio das tecnologias assistivas. Acessibilidade e tecnologias assistivas na reabilitação.

Atividade física e a pessoa com deficiência.

- FORTALECIMENTO MUSCULAR E TRABALHO PROPRIOCEPTIVO EM POPULAÇÕES ESPECIAIS

Capacitar o profissional para avaliar, quantificar e prescrever exercícios com resistência visando a melhora da execução das AVD’s preservando os benefícios esperados para o paciente de populações especiais.

- USO DA CIF NA AVALIAÇÃO GLOBAL DO PACIENTE EM REABILITAÇÃO

A disciplina vai promover a capacidade de se aplicar a CIF na classificação das condições de saúde e autonomia ainda preservadas no paciente ajudando na conduta, prescrição de recursos e direcionamento para pesquisas, previdência e conduta

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.