Muitas transformações e mudanças hormonais marcam o processo natural de envelhecimento do corpo da mulher. Entre essas transformações, destaca-se a menopausa, período no qual a mulher deixa de ser fértil. Esse período se inicia entre os 45 e os 55 anos de idade, no momento em que a mulher para de ter ciclos menstruais.

Entre as transformações hormonais que ocorrem no corpo feminino, destaca-se a redução gradativa da produção de hormônios, em especial do estrogênio, que é responsável pelo ciclo reprodutivo e pela menstruação da mulher. Essas mudanças hormonais ocasionam também alterações físicas e neurológicas, tendo influência na temperatura corporal e na pele, podendo causar queda de cabelo e até mesmo crises de ansiedade. Isso acontece porque os hormônios agem como receptores cerebrais que têm influência nas percepções físicas, nas sensações e nas variações de humor.

 

Prevenções e cuidados com a saúde na menopausa

O fim da produção total de estrogênio tem efeitos negativos nos ossos, os quais, a longo prazo, enfraquecem e podem sofrer fraturas. A falta do estrogênio também tem efeitos no coração, que passa a ser mais suscetível a doenças cardiovasculares. Para aliviar esses sintomas, algumas mulheres são orientadas a se submeter à terapia de reposição hormonal para suprir a falta de estrogênio. O consumo de suplementos vitamínicos e de cálcio também é bastante comum.

Nutricionistas especialistas ressaltam que a ingestão de alimentos ricos em vitaminas E, C, zinco e cálcio, entre outros nutrientes, ameniza os sintomas do deficit de estrógenos e progesterona. Esses nutrientes podem ser encontrados em dietas balanceadas, principalmente em frutas cítricas, cereais integrais, vegetais, carnes e peixes.

Especialistas também recomendam que a mulher adulta que acredite estar próxima da menopausa esteja atenta às mudanças corporais e realize exames preventivos e ginecológicos regularmente, assim como o acompanhamento médico regular. Recomenda-se a realização regular de testes de níveis de hormônios e a observação de sintomas de deficit.

 

Reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal é indicada por especialistas quando os sintomas da falta de estrogênio e progesterona comprometem a qualidade de vida da mulher e colocam sua saúde em risco. Essa reposição de hormônios sintéticos pode ser realizada por administração local (vaginal) ou sistêmica (oral ou transgênica). A dose, o tempo de uso e a via de administração desses hormônios devem ser individualizados e orientados por um profissional em ginecologia, após uma avaliação criteriosa com base nos sintomas, nas expectativas e nas queixas da mulher.

A reposição hormonal também é recomendada em casos de menopausa precoce, ou seja, antes dos 40 anos de idade. Em todo caso, recomenda-se que a mulher realize exames preventivos e faça acompanhamento médico desde os primeiros sintomas.

 

O Centro Universitário São Camilo oferece a Pós-Graduação a Distância em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Saiba mais acessando a página do curso.

Compartilhe essa notícia