Na semana passada (25/07), o Ministério da Saúde anunciou a retomada das ações de educação sexual e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nas escolas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

Inicialmente criado em 2007, o programa tinha como objetivo introduzir aulas sobre saúde sexual, reprodução e métodos de prevenção de doenças e gravidez precoce para estudantes do ensino básico público do Brasil. Além disso, o programa também se concentra na promoção de saúde mental, cultura de paz e direitos humanos.

De acordo com o governo, tais temas haviam sido excluídos do programa pela gestão anterior, que priorizou o incentivo à alimentação saudável, atividade física e prevenção da obesidade. Com essa retomada, o PSE busca abordar de forma mais abrangente e aberta os aspectos essenciais da saúde dos estudantes.

  1. Investimento do governo em educação sexual 

De acordo com o Ministério da Saúde, foram destinados R$90,3 milhões para instituições de ensino participantes do Programa Saúde na Escola, visando fornecer recursos para materiais e equipes especializadas. A estimativa é que o projeto beneficie mais de 25 milhões de crianças e adolescentes em todo o país.

Além disso, os municípios terão a oportunidade de receber um acréscimo de R$1 mil para cada grupo de até 800 estudantes em escolas e creches públicas e conveniadas, que tenham alunos em medidas socioeducativas. Também poderão ser contempladas as instituições de ensino com menos de 50% de seus alunos cadastrados no Bolsa Família. 

  1. Relevância da educação sexual  

Especialistas enfatizam a importância do desenvolvimento e implementação de políticas de educação sexual para promover a prevenção de casos de abuso sexual, gravidez na infância ou adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e outras questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva.

O Programa Saúde na Escola ganha ainda mais relevância, pois a disseminação de informações precisas pode ser fundamental para que a criança reconheça ações e situações prejudiciais ao seu bem-estar físico e mental.

Além disso, ao estabelecer uma comunicação aberta e honesta sobre sexualidade, os professores e outros membros da comunidade escolar podem ajudar os estudantes a compreender melhor as mudanças resultantes dessa fase da vida, bem como oferecer suporte emocional e educacional ao aluno durante seu desenvolvimento. Essa abordagem visa capacitá-los a tomar decisões conscientes e saudáveis ao longo da vida.

  1. Os temas abordados em educação sexual

Muitos ainda questionam sobre o conteúdo abordado na educação sexual. Entre os temas essenciais do currículo escolar, destacam-se:

  • Anatomia e fisiologia dos órgãos reprodutores;
  • Prevenção da gravidez precoce;
  • Prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
  • Métodos anticoncepcionais;
  • Prevenção e combate aos abusos sexuais;
  • Funcionamento do ciclo menstrual;
  • Mudanças hormonais.

 

  1. O papel do profissional de enfermagem na educação sexual

O profissional de enfermagem desempenha um papel fundamental na educação sexual, sendo parte integrante de uma equipe multidisciplinar que fornece orientações e cuidados essenciais às crianças e adolescentes no ambiente educacional.

Suas responsabilidades incluem promover o conhecimento, realizar diagnósticos de acordo com as diretrizes do SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) e desenvolver estratégias para prevenir ISTs e promover a saúde sexual e reprodutiva dos estudantes.

Para capacitar o enfermeiro a atuar de forma efetiva na educação sexual, é crucial realizar cursos de especialização voltados para esse campo. O Centro Universitário São Camilo oferece a Pós-graduação EAD em Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente, proporcionando ao enfermeiro a confiança e o conhecimento necessários para prestar uma assistência de qualidade às crianças e aos adolescentes.

Além disso, o profissional pode expandir seus conhecimentos com a Pós-graduação EAD em Sistematização da Assistência da Enfermagem - SAE, garantindo um atendimento excelente e completo aos estudantes e demais pacientes.

Inicie seus estudos com a Pós EAD São Camilo e adquira as habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um especialista na área de enfermagem.

Clique aqui para conhecer todos os nossos cursos de enfermagem.

 

  1. REFERÊNCIAS

O GLOBO. Governo retoma educação sexual em escolas. Publicado em 26/07/2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/07/26/governo-retoma-educacao-sexual-em-escolas.ghtml. Acesso em 28 jul. 2023.

G1. Governo diz que vai retomar educação sexual e prevenção a DSTs no programa Saúde na Escola. Publicado em 25/07/2023. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2023/07/25/governo-diz-que-vai-retomar-educacao-sexual-e-prevencao-a-dsts-no-programa-saude-na-escola.ghtml. Acesso em 28 jul. 2023

Compartilhe essa notícia