Você é do tipo de pessoa que basta uma chuvinha e já pega aquele resfriado? Isso pode estar intimamente ligado à sua imunidade. 
 
A imunidade é como chamamos nossa capacidade de proteção contra invasores, ou seja, é a defesa do organismo contra vírus, bactérias e fungos. Quando temos uma imunidade baixa, estamos mais vulneráveis e suscetíveis a certas doenças. 
 
Você sabia que existem diversos alimentos que podem nos ajudar a aumentar a defesa do nosso corpo? Isso mesmo! Aqui veremos um pouco mais sobre os alimentos funcionais. 

O que são alimentos funcionais?

Alimentos funcionais podem ser determinadas frutas, legumes e verduras que oferecem diversos benefícios à saúde. Mas você sabe a diferença dos alimentos funcionais para os outros alimentos?
 
A diferença é muito simples: os alimentos funcionais possuem benefícios à saúde que vão além das funções nutricionais básicas do alimento. Por isso, eles podem ser combinados e utilizados para potencializar a imunidade, por exemplo.
 
Vale ressaltar que, apesar de todos os benefícios, os alimentos funcionais não são medicamentos e não podem ser utilizados para essa finalidade. Por isso, devemos ter consciência de que esses alimentos, mesmo que benéficos para a saúde, não curam e nem tratam doenças.

Veja alguns alimentos que ajudam a melhorar sua imunidade:

Alho: contém selênio e zinco, que são nutrientes fundamentais para evitar quadros gripais e, por isso, sua função é imunoprotetora.
 
Cebola: por conter quercitina, é um ótimo agente no combate a doenças virais e a alergias. 
 
Gengibre: um ótimo aliado para a imunidade do organismo, justamente por agir contra bactérias, além de apresentar as vitaminas B6 e C.
 
Lichia: é rica em vitamina C e tem propriedades anti-inflamatórias, razão pela qual é tão boa para potencializar a imunidade.
 
Castanha-do-pará: contém selênio, por isso é eficaz para aumentar a imunidade do corpo. 
 
Frutas cítricas: frutas como limão, laranja e acerola, entre outras, são alimentos ricos em antioxidantes e vitamina C, entre outras propriedades que ajudam a melhorar a resistência do corpo. 
 
 
Esses são só alguns dos alimentos que podem ajudar a aumentar a resistência do nosso organismo, deixando-o mais forte para combater doenças, sobretudo as virais. Já pensou em fazer uma Pós EAD em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica, da área de Nutrição?
 
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando!
 

Compartilhe essa notícia