Em novembro de 2022, a população global atingiu o impressionante marco de 8 bilhões de habitantes, desencadeando um importante debate sobre os complexos e potenciais impactos negativos do crescimento populacional na sobrevivência humana.

Segundo análises da Organização das Nações Unidas (ONU), as projeções indicam que alcançaremos um pico populacional de aproximadamente 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080, com a previsão de que esse número se mantenha relativamente estável até 2100.

Conforme destacam pesquisas realizadas pelo International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), a Educação emerge como um fator crucial capaz de contribuir significativamente para a desaceleração do crescimento populacional. Continue lendo para saber mais.

 

  1. Como a educação pode ajudar a desacelerar o crescimento populacional?

A Educação desempenha um papel de suma importância na busca pela desaceleração do crescimento populacional, contudo, não é o único fator a ser considerado. Outros fatores, como o aumento da renda média e o acesso a condições adequadas de sobrevivência, também são cruciais na diminuição das taxas de fertilidade, o que, por sua vez, tem um impacto direto na redução da população global.

Os estudos conduzidos pelo IIASA usam a Coréia do Sul como exemplo, um país com um sistema educacional altamente desenvolvido, para ilustrar o que poderia acontecer se todos os países do mundo seguissem seu ritmo de desenvolvimento:

 

  • Desenvolvimento educacional rápido (Fast Track - FT): Se todos os países do mundo expandirem seus sistemas educacionais no mesmo ritmo acelerado da Coréia do Sul, em 2060, a população mundial será estimada em 8,87 bilhões.

 

  • Desenvolvimento educacional moderado (Global Education Trend - GET): Se todos os países do mundo expandirem seus sistemas educacionais a um ritmo moderado e constante, em 2060, a população global será de aproximadamente 9,34 bilhões.

 

  • Sem desenvolvimento educacional (Constant Enrolment Rates - CER): Se as matrículas nas escolas diminuírem consideravelmente e não houver melhorias no sistema educacional, a população mundial em 2060 pode atingir 9,84 bilhões.

 

Essas estimativas se fundamentam na comparação das taxas de natalidade da Coréia do Sul (0,84 nascimentos por mulher em 2020) com as taxas de natalidade de Mali (6,04 nascimentos por mulher em 2020), um país que enfrenta desafios significativos devido à alta taxa de população analfabeta, com poucas crianças frequentando a escola.

De acordo com uma reportagem do El País, estima-se que entre 27% e 47% da população do Mali seja analfabeta, apesar da educação ser gratuita e obrigatória para crianças entre 7 e 16 anos. 

Esses dados reforçam a importância da educação como um dos principais pilares para controlar o crescimento populacional e promover o desenvolvimento sustentável.

 

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  1. Como melhorar os sistemas educacionais ao redor do mundo?

A melhoria dos sistemas educacionais em todo o mundo é um imperativo crucial para o desenvolvimento global. Aqui estão algumas estratégias que podem ser adotadas:

  • Desenvolvimento de políticas de educação e alfabetização de mulheres;
  • Alocamento de recursos financeiros adequados para a educação;
  • Investimento em pesquisa educacional para desenvolver práticas mais eficazes;
  • Oferecimento de formação contínua e de qualidade para os professores.

 

Quanto ao último aspecto mencionado, destacamos que instituições de renome, como o Centro Universitário São Camilo, oferecem cursos de especialização para educadores que desejam aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o avanço do sistema educacional.

Os programas de Pós-graduação EAD em Educação da São Camilo desempenham um papel crucial para aqueles que aspiram a se tornar agentes de mudança e promover uma educação eficaz e acessível a todos os estudantes.

Além disso, proporcionamos um ambiente de aprendizado flexível, com aulas 100% online, permitindo que os educadores conciliem seus estudos com suas responsabilidades profissionais. Isso possibilita a obtenção de um certificado nacionalmente reconhecido em um curto prazo de apenas 12 meses.

 

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  1. REFERÊNCIA

LUTZ, W, BUTZ W, and KC S, eds. 2014 World Population and Global Human Capital in the 21st Century, Oxford University Press 2014.

FUNIBLOGS. Desafio da educação no Mali. [S.l.], 01 ago. 2021. Disponível em: https://blogs.funiber.org/pt/formacao-professores/2021/08/01/funiber-educacao-mali. Acesso em: 04 set. 2023.

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