O avanço de doenças neurológicas como mal de Parkinson, Alzheimer, aneurisma, Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores de cérebro e coluna, esclerose múltipla, adenoma da glândula pituitária e outros, é um incentivo ao avanço nas técnicas de cirurgia neurológica. 

As doenças neurológicas matam 39% mais que há 30 anos e são o principal motivo de incapacitação e a segunda maior causa de mortes em todo o mundo. Esse cenário justifica o investimento e a busca por avanços nos tratamentos e, especialmente, nas técnicas de cirurgia neurológica.

Embora continue sendo uma cirurgia de alto risco, modernas técnicas de cirurgias diminuem esse risco e favorecem a recuperação do paciente. É o que diz o neurocirurgião João Paulo da Matta Silvestre: “de modo geral, todas as cirurgias neurológicas são complexas, pois, por menor que seja a lesão, existe um risco de dano permanente para o paciente. Atualmente, contamos com técnicas que vieram para reduzir os riscos de déficit neurológico”.

Continue lendo e confira alguns avanços recentes na cirurgia neurológica.

 

Monitorização eletrofisiológica

O serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Maceió tem implantado várias técnicas modernas que auxiliam no combate aos tumores cerebrais. Uma dessas técnicas é a monitorização eletrofisiológica, que permite monitorar durante a cirurgia, mesmo com o paciente sedado, a ação da medula e dosar a força do braço, pernas e nervos do paciente.

Neuronavegação

Uma equipe de neurocirurgiões do Hospital Estadual Sumaré, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, fez com sucesso uma neurocirurgia para realização de uma biópsia guiada em um tumor do tronco cerebral, utilizando um equipamento de neuronavegação. A tecnologia de última geração permite à equipe de cirurgiões atuar em áreas profundas do cérebro com menor risco de lesões ao paciente.

As vantagens da neuronavegação são muitas. Uma delas é que as ferramentas do cirurgião são projetadas em tempo real para uma imagem em 3D de referência em tomografia ou ressonância magnética. A neuronavegação também permite uma menor exposição do médico e do paciente e maior precisão do procedimento.

Nova técnica da cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda

A Estimulação Cerebral Profunda (DBS) é um tratamento amplamente utilizado para a doença de Parkinson avançada, tremor essencial e distonia. A cirurgia de DBS foi realizada pela primeira vez na França, em 1987; a FDA aprovou a cirurgia para tremores associados à doença de Parkinson em 2002. 

A cirurgia consiste na implantação de eletrodos no cérebro com fios finíssimos conectados a algo parecido com um marca-passo implantado no peito. Assim, o sistema estimulava o cérebro com o intuito de reduzir significativamente os tremores. No entanto, a forma tradicional da cirurgia tinha desvantagens.

A nova técnica foi desenvolvida usando orientação por imagem para direcionamento anatômico direto com TC intraoperatória. Além da melhor precisão na colocação dos eletrodos, essa nova cirurgia oferece também outra vantagem: os pacientes não precisam permanecer acordados durante a cirurgia para ajudar os cirurgiões a determinar a colocação dos eletrodos. Um estudo detalhando a nova técnica cirúrgica foi publicado no Journal of Neurosurgery.

Cirurgia Awake Craniotomy 

A cirurgia awake craniotomy é um procedimento realizado com o paciente acordado que permite ao profissional uma visualização em tempo real das regiões funcionais do cérebro, ajudando a preservá-las. Trata-se de uma craniotomia com neuromonitorização acordada.

O primeiro procedimento realizado no Brasil foi feito em Setembro de 2019 no cérebro de uma mulher de 45 anos de idade, sob responsabilidade do neurocirurgião Raphael Sangenis. A paciente sofria com crises convulsivas, que não eram controladas com medicação e outros tratamentos comuns.

 

Qual o papel da Enfermagem em Neurologia no cuidado dos pacientes neurológicos?

Seja quais forem as técnicas e procedimentos usados nas cirurgias neurológicas, esses pacientes demandam cuidados especializados. É para suprir essa necessidade que o Centro Universitário São Camilo oferece a Pós-graduação em Enfermagem em Neurologia. Se você é um enfermeiro e se interessa pelo assunto, não perca tempo e conheça a nossa especialização.

 

 

Compartilhe essa notícia