Vê se você concorda comigo: é certo que nunca houve tanta informação disponível, mas, ao mesmo tempo, parece que as pessoas nunca estiveram tão perdidas, confusas e… desinformadas. É possível?

Talvez tenha a ver com o que o psicólogo Barry Schwartz chamou de Paradoxo da Escolha.

Schwartz escreveu um sobre o assunto e mirou em um dos nossos dogmas centrais como sociedade ocidental: a liberdade de escolha. Schwartz mostrou através de vários exemplos como a escolha nos tornou menos livres e mais paralisados, mais insatisfeitos em vez de mais felizes.

Você pode conhecer as ideias dele nesta palestra que ele deu TED em 2005.

Uma área que mostra bem essa realidade é quando falamos em desenvolvimento pessoal. Olhe na internet, há milhares de gurus, coaches, cursos, palestras e programas para desenvolvimento pessoal.

Se de um lado há altas taxas de desemprego e pessoas reclamando da falta de oportunidades, do outro lado temos empresários dizendo que não encontram mão-de-obra qualificada, que não conseguem preencher vagas onde é exigido o mínimo de pro atividade, criatividade, foco e capacidade de resolver problemas.

São jovens com acessos aos mais diversos podcasts, com aplicativos sobre foco, produtividade e meditação em seus smartphones, mas que não conseguem transformar isso em atos, em sucesso profissional, em experiência de vida.

Esse cenário mostra a importância da Psicologia Organizacional, uma área da Psicologia que “visa aplicar os conhecimentos científicos do comportamento humanos em prol do desenvolvimento humano dentro das organizações”. 

Se a Psicologia estuda o ser humano, seu comportamento individual e grupal; a Psicologia Organizacional aplica todos esses conhecimentos científicos dentro de organizações para promover o desenvolvimento do indivíduo no contexto organizacional.

Afinal, sendo o ativo mais valioso das empresas, o desenvolvimento de cada funcionário traz grande benefício à organização.

Se o que você quer é ser melhor no que faz, adote essas cinco atitudes para melhorar o seu desempenho no trabalho.

  1. Busque o autoconhecimento: é um fator chave para a sua saúde e bem estar dentro de qualquer organização;
  2. Aprenda a diagnosticar a cultura e clima da organização em que você está;
  3. Busque ser um agente transformador em prol de um ambiente mais humanizado;
  4. Entenda a importância dos testes e avaliações psicológicas para o seu próprio desenvolvimento pessoal.
  5. Nunca desassocie desenvolvimento profissional de pessoal. Isso vai garantir altos níveis de satisfação pessoal e te manterá engajado, motivado e produtivo onde você estiver. 

 Se você é o gestor ou dono de um negócio, clique aqui e conheça a Pós EAD em Psicologia Organizacional da São Camilo.

Você pode fazer essa Pós sendo graduado em qualquer área. Essa especialização vai te dar todos os recursos para fazer com que sua equipe melhore o desenvolvimento pessoal.

Você vai aprender como levar cada um da sua equipe ao máximo de motivação e produtividade. Inscreva-se já em nossa Pós EAD em Psicologia Organizacional

Compartilhe essa notícia