Você trabalha ou pretende trabalhar com Gestão de Pessoas? Saiba que, além das competências gerenciais administrativas, é essencial entender conceitos da psicologia para manutenção e acompanhamento da cultura organizacional de um negócio.

A cultura é o DNA da organização, que soma a proposta de valor do negócio aos valores e os códigos de conduta. É como o público a vê e como o corpo de colaboradores contribui para a manutenção dessa identidade. 

Por isso, a compreensão da psicologia é fundamental na compreensão e no acompanhamento do comportamento destes colaboradores, a fim de promover o bem-estar entre estes e, consequentemente, uma cultura organizacional mais saudável.

Preparamos uma lista com 10 livros para entender mais sobre o comportamento humano. Confira:

1. Desenvolvimento Humano (2013), de Diane E. Papalia e Ruth Feldman

A obra apresenta os aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de forma didática e ilustrada. O livro também explora como a tecnologia impacta na aprendizagem e nas relações cotidianas, além de comentar a perspectiva de vida.

2. História da Psicologia Moderna (1969), de Sydney Ellen Schultz e Duane P. Schultz

O livro se concentra na história da psicologia moderna, focando nas questões diretamente relacionadas com o estabelecimento da psicologia como um novo e distinto campo de estudo. A obra aborda também a história da psicologia com enfoque nas pessoas, nas ideias e nas escolas de pensamento, enfatizando a sequência evolutiva das abordagens que definiram a psicologia ao longo dos anos. 

3. Gestalt-terapia (1951), de Frederick Perls, Ralph Hefferline e Paul Goodman

É considerado a principal fonte para os que desejam aprofundar-se na conceituação teórica e metodologia da Gestalt-terapia, e básico para todos aqueles que queiram conhecê-la. Reúne as experiências e considerações sobre a Gestalt-terapia, que enfatiza o autoconhecimento e o crescimento pessoal, focando no homem e em suas percepções do presente, como capacidade de se autogerir e regular.

4. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar (2011), de Daniel Kahneman

Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias - e também os defeitos e vícios - do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.

5. Ser e Tempo (1927), de Martin Heidegger

Na obra pela qual o filósofo é mais conhecido, é feita a distinção entre os conceitos do que se é e do que se pode ser, para, assim responder à pergunta sobre o sentido da existência humana.

6. Princípios Básicos de Análise do Comportamento (2000), de Márcio Borges Moreira e Carlos Augusto de Medeiros

É uma leitura enriquecedora para profissionais de psicologia clínica, organizacional, esportiva e escolar, pontuando e explicando alguns princípios básicos na análise comportamental. A obra aborda como funcionam os reflexos, explicando teorias e experimentos comportamentais, e ainda propõe questões para estudo e sugestões de leitura para auxiliar o leitor a aprofundar seu conhecimento.

7. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais (2000), de Paulo Dalgalarrondo

Referência como fonte acadêmica, ele tem a utilidade prática de orientar a examinar de forma acurada o paciente, ajudando a identificar diversos transtornos psiquiátricos, integrando importantes áreas e conhecimentos psicopatológicos. 

8. Terapia cognitivo-comportamental (2013), de Judith S. Beck

Traz sugestões e inovações sobre a terapia cognitivo-comportamental (TCC), além dos fundamentos da técnica, traz também exemplos que contemplam, a ativação comportamental e a relação terapêutica.

9. Inteligência Emocional (1995), de Daniel Goleman

Em Inteligência Emocional, o autor questiona os conceitos estabelecidos ocidentalmente sobre a capacidade de gerenciar percepções e sentimentos, refutando a ideia de que a inteligência seria determinada pela genética. 

Em sua síntese, ele mostra como a inteligência emocional pode ser alimentada e fortalecida internamente, principalmente na infância, período no qual toda a estrutura neurológica encontra-se em formação.

10. Introdução à psicologia junguiana (2021), de Calvin S. Hall e Vernon J. Nordby

A leitura passa pela vida e obra de Carl J. Jung, e apresenta os principais conceitos e práticas do fundador da psicologia analítica. É ideal para quem busca conhecer e compreender diferentes perspectivas da teoria.

Gostou das nossas dicas? Se você atua na área organizacional e busca compreender mais sobre as teorias e perspectivas psicológicas, vale a pena buscar uma especialização.

No curso de pós-graduação EAD em Psicologia Organizacional do Centro Universitário São Camilo, você aprende a contextualizar os conceitos clínicos e o cuidado com a saúde mental com o ambiente de trabalho.

O curso é realizado 100% online, e possibilita o acesso às aulas, dinâmicas e atividades de qualquer lugar e com a flexibilidade de horários que se encaixam na sua rotina. Além disso, em cerca de 12 meses, você se torna um especialista em Psicologia Organizacional, se posicionando como um agente transformador no ambiente de trabalho e no cotidiano dos colaboradores.

Clique aqui e conheça o curso

 

Compartilhe essa notícia