Para você, o ano novo começa com um emprego novo já conquistado? Ou você está sonhando com um novo emprego para 2021? Seja qual for o seu caso, sabemos que iniciar em uma nova empresa nem sempre é uma tarefa fácil; por isso, listamos 5 dicas para começar bem no novo emprego.
 
Começar em um novo cargo, em uma nova organização, sempre exige bastante empenho e resiliência dos profissionais, tanto para executar as tarefas da melhor maneira possível quanto para se adequar à cultura organizacional. 
 
Mas, calma! Lembre-se de que, assim que entramos em uma nova empresa, sempre há um período mais flexível, que permite nos adaptarmos àquele local de trabalho. São os famosos três meses de experiência.

Dito isso, vamos às 5 dicas de como se sair bem no novo emprego:

1. Compreenda a cultura organizacional

Durante a fase de adaptação, atente bem aos costumes e às regras do local. Se a empresa oferece momentos de integração – por exemplo, programas de boas-vindas –, aproveite todos eles. Não deixe que fiquem dúvidas; anote e pergunte em momentos oportunos.

Conhecer a cultura organizacional é de extrema importância tanto para o seu sucesso inicial como para a sua trajetória profissional dentro da empresa.

2. Entenda sua função e sua posição na hierarquia

Entender sua posição na hierarquia é de extrema importância, para que, assim, você saiba claramente a quem deve se reportar e quem pode ser seu apoio, principalmente nos primeiros meses de trabalho. Além disso, ultrapassar os limites da hierarquia pode não ser bem visto no ambiente de trabalho.

Outro ponto importante é ter claro qual é a sua função e qual o papel que você deve desempenhar no seu dia a dia, assim como saber quais são as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho. Pode ser que, em alguns casos, esse escopo inicial não esteja tão bem estruturado, por isso, mantenha conversas frequentes com seus líderes.

Você também pode gostar de:
+ 6 aplicativos e sites gratuitos para aprender algo novo no tempo livre
+ Videoconferência: 5 dicas para melhorar as chamadas de vídeo

3. Atitudes e comportamentos básicos

Cada empresa tem uma cultura organizacional diferente; dessa forma, cada uma vai se preocupar mais com alguns pontos e menos com outros.

Contudo, existem algumas atitudes e comportamentos básicos que fazem diferença no dia a dia de trabalho, principalmente nos primeiros meses, como ser pontual, prestar atenção ao que é dito, observar antes de agir, ser cordial, entre outros. 

4. Peça feedback

Mostre-se preocupado e interessado em obter feedbacks frequentes. Eles são de extrema importância para o seu desenvolvimento na empresa. Ou seja, além de ser algo muito apreciado pela liderança, também ajuda você a medir e a adequar seu desempenho durante o período inicial na empresa.

5. Seja confiante e acredite no seu potencial

Um dos fatores mais importantes é ter confiança em si mesmo(a), no seu potencial e nas suas qualificações. Afinal, você passou pelas diversas etapas de um processo de seleção, com entrevistas, provas e dinâmicas, e a vaga dos sonhos é sua. Então, é só ter a tranquilidade e a coragem de assumir essa nova jornada, sem subestimar sua capacidade.

Agora que já sabemos como iniciar em um novo emprego com sucesso, mãos à obra em direção ao seu futuro e ao seu desenvolvimento!

 
pós EAD São Camilo
 

Compartilhe essa notícia