De uns tempos para cá, as empresas estão aderindo cada vez mais às entrevistas online para o processo de recrutamento e seleção. Mas a questão é: você está preparado para lidar com uma entrevista nesse formato?
 
As entrevistas online são um indício da importância da tecnologia para o sucesso da gestão e uma opção mais que viável para as empresas nesse momento de pandemia. 

Dicas para ir bem nas entrevistas em videoconferência

1. Planeje-se

Mesmo em uma entrevista online, essa etapa é de extrema importância, justamente porque, quando estamos preparados para as situações, conseguimos ficar mais calmos e tranquilos. 
 
Então, verifique a data e o horário corretos, e, se necessário, deixe um lembrete; atualize seu currículo e deixe-o preparado em PDF, caso precise enviá-lo; estude suas experiências, suas conquistas e seus conhecimentos; trace suas metas e seus objetivos; pesquise sobre a organização, veja a cultura organizacional; entre outros.

2. Vestimenta

Mesmo que você esteja em casa e, portanto, mais descontraído, opte por um vestuário mais social e arrumado. Dessa forma, você consegue obter maior credibilidade na hora da entrevista.

3. Esteja em um local adequado

Escolha um local adequado em sua casa ou apartamento para que a entrevista seja realizada. Dê preferência para lugares mais vazios e com pouco fluxo de pessoas, assim você evita distrações. Além disso, verifique se a iluminação está adequada; evite lugares muito escuros. 

4. Teste todo o equipamento que será utilizado

Antes de iniciar a entrevista, verifique se todos os equipamentos de que você precisa estão funcionando: câmera e áudio, por exemplo. Essa é uma etapa de extrema importância se você quer se dar bem em uma videoconferência.

5. Seja natural e ponderado(a)

Tanto na entrevista virtual como na presencial, o intuito é sempre conhecer melhor o candidato. Por isso, seja você mesmo(a), agindo com naturalidade sim, mas com ponderação também, ou seja, com os cuidados necessários, já que se trata de uma entrevista para uma oportunidade profissional. 
 
Você também pode gostar de:
 

Compartilhe essa notícia