A inovação é uma das chaves para um negócio de sucesso na era digital, e para esse quesito, as novas tecnologias são essenciais para o sucesso da gestão empresarial. Venha entender melhor por que a tecnologia é tão importante para as empresas.
 
Cada vez mais, as empresas devem estar preocupadas em buscar novas maneiras de reinventar seus processos e, assim, atingir entregas mais eficazes e rápidas. Nesse âmbito, a implementação de novas tecnologias de gestão é fundamental, já que esses recursos, além de otimizar processos, são chaves para que negócios locais possam tornar-se globais.
 
Entre as grandes empresas brasileiras, o índice de uso de tecnologias digitais aumentou de 63% para 73%, de 2016 para 2018, como nos mostram dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 
 
Hoje em dia, com a pandemia do novo coronavírus, essas alternativas digitais tiveram que ser implementadas para a sobrevivência dos negócios. Segundo estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), o home office foi adotado por 46% das empresas durante esse período
 
Assim, a tecnologia é uma aliada na busca de melhores resultados empresariais, em todos os setores de uma empresa, desde a produção até serviços administrativos. 

Veja as 6 vantagens da tecnologia em contexto empresarial

1. Agilidade: auxílio das novas tecnologias para alcançar maior rapidez no fluxo de trabalho.
 
2. Planejamento: com a maior agilidade da execução das tarefas de trabalho, a etapa de planejamento ganha mais fôlego e, assim, dispõe de mais tempo para ser trabalhada pelas empresas.
 
3. Produtividade: o investimento em recursos tecnológicos também traz resultados positivos quanto ao aumento da produtividade dos colaboradores. Com a implementação de programas e softwares de gestão de projetos e tarefas, por exemplo, as tarefas podem ser executadas de maneira mais fluida e ágil. 
 
4. Adaptabilidade e competitividade: a adaptação é premissa para acompanhar as mudanças do mercado, e, nesse quesito, a tecnologia é indispensável, já que fornece soluções que auxiliam a criação ou a otimização de produtos e serviços, bem como em processos, administração, marketing e comunicação.
 
5. Redução de custos: ferramentas, softwares e programas que auxiliam nos controles e processos podem diminuir desperdícios, por exemplo, e, assim, reduzir custos.
 
6. Segurança das informações: manipular dados e informações, hoje em dia, é algo que deve ser feito com muito cuidado e com o máximo de tecnologias de proteção. Por isso, a implementação de bons programas e softwares de proteção de dados é essencial para garantir a segurança do negócio.

Como a gestão de processos se apropria das tecnologias para sua atuação?

No quesito tecnologia e melhorias de processo, o profissional com pós-graduação em MBA em Gestão de Processos é vital na implementação dos recursos digitais para a otimização dos procedimentos, já que esse profissional estará qualificado e capacitado, em nível operacional e gerencial, para mapear, analisar e melhorar processos organizacionais, ampliando a qualidade de produtos e serviços, reduzindo custos e aumentando a satisfação com o trabalho. 
 
Como vimos, hoje em dia, as empresas necessitam investir em novas tecnologias digitais para avançar no mercado, destacar-se e garantir maior produtividade, segurança e redução de custos. Nesse sentido, o gestor deve estar preparado e qualificado para agir diante dos novos paradigmas decorrentes das novas aplicações tecnológicas, em particular, realizando uma especialização nesse momento de crise que estamos vivendo. 
 
Você também pode gostar de:
 
 

Compartilhe essa notícia