Como aplicar a gestão de pessoas em momentos de crise

Postado em 11/05/2020



O cenário atual acende algumas questões sobre o gerenciamento de equipes durante uma crise. Por isso, apresentamos aqui soluções para o gerenciamento de uma equipe durante uma crise.
 
Quando nos deparamos com um cenário de crise, devemos tomar ações efetivas e rápidas de contingenciamento, de modo a conter possíveis efeitos negativos. Agora, se você é um profissional de Gestão de Pessoas, essas ações devem ser pautadas em medidas que levem em consideração, principalmente, o bem-estar dos colaboradores.
 
Estar preparado para agir de forma efetiva em momentos de crise requer muito preparo e visão de mercado. Saber o que já foi feito em tempos semelhantes, se deu certo ou não, é uma boa forma de saber como agir. Por isso, os cursos de especialização que proporcionam estudos desses tópicos são extremamente importantes. Já pensou em se especializar na área de Gestão, por exemplo, fazer um MBA em Gestão de Pessoas?

Veja três pontos fundamentais para o gerenciamento de uma equipe durante uma crise.

Comunicação sempre direta e clara

O setor de Recursos Humanos é, ao mesmo tempo, o porta-voz da empresa e das demandas dos colaboradores, e concentra a maioria das informações. Por isso, é um grande desafio manter uma imagem de transparência e confiança entre ambas as partes.
 
Para evitar desencontros e quebra de confiança, é importante que a equipe de RH se prontifique a informar, de forma clara e precisa, tudo o que está acontecendo no ambiente organizacional, e também a ouvir as demandas dos colaboradores e providenciar respostas a elas.
A manutenção do relacionamento é um dos grandes pontos para gerir equipes durante um ambiente de crise.
 

Duas palavras-chave: motivação e engajamento

Para continuar promovendo um bom relacionamento, focando estrategicamente numa gestão humanizada, o setor de RH deve ser um articulador e um agente fundamental da motivação e do engajamento dos funcionários, de modo que o nível de produtividade seja mantido, mesmo em cenários de crise.
 
Veja uma lista de dicas que podem ajudar na motivação e no engajamento dos funcionários:
• Instrua os colaboradores sobre a nova rotina.
• Saiba delegar funções.
• Utilize tecnologias para conectar as pessoas.
• Disponibilize conteúdos motivacionais.
• Esteja aberto a ouvir.
 
Liderança em Gestão
 

Aprenda com a crise

Os momentos de mudança são aqueles em que mais podemos aprender. Por exemplo, analise o momento que estamos vivendo hoje por conta da pandemia de Covid-19.
 
Muitas empresas buscaram no home office uma saída para driblar a crise, e esse cenário levantou algumas questões para a Gestão de Pessoas. Como liderar uma equipe em home office? Bem, este pode ser um momento de reflexão sobre os antigos hábitos e, por que não, um caminho para a mudança e a inovação dentro do RH.
 
Contudo, é sempre bom relembrar que momentos de crise podem configurar um grande desafio, por conta das incertezas, mas se trata apenas de uma turbulência que vai passar. Esse é o momento de arregaçar as mangas, agir e extrair lições.
 
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