Tempo apróx. de leitura 6 min.

Você sabe qual a importância da abordagem ágil para a gestão de projetos? 
Este artigo pode te ajudar a aprofundar seus conhecimentos sobre a temática. 

O curso de pós-graduação EAD em Gerenciamento de Projetos da São Camilo oferece diversos módulos que contemplam temáticas como: PMO - escritório de projetos; design thinking para concepção de projetos; riscos e como tratar; ferramentas colaborativas para gestão de projetos; e abordagens ágeis, entre outros.
 
A área de gerenciamento de projetos sofreu uma revolução após a implementação da abordagem ágil, modificando o modo com o qual os projetos são planejados, realizados e acompanhados, num esforço de suprir as necessidades do mercado de trabalho contemporâneo, pautado na tecnologia, inovação e dinamicidade. Mas será que você está preparado para lidar com essas novas metodologias ágeis? Sabe qual das metodologias escolher para implementar em sua empresa? 
 

O que é abordagem ágil?

A abordagem ágil é uma filosofia que compreende diversas metodologias, fazendo frente ao gerenciamento tradicional de projetos. Tais métodos podem auxiliar as organizações a encarar a dinamicidade e imprevisibilidade no planejamento e execução de projetos, através de suas principais características.
 
Segundo o PMI (Project Management Institute), uma organização sem fins lucrativos que dissemina, em nível mundial, informações pertinentes à área de gerenciamento de projetos, a filosofia ágil e suas metodologias propiciam um ambiente favorável ao trabalho em equipe apoiado na rapidez, adaptação, interatividade e integração. Nada mais é do que uma maneira eficaz de trabalhar com todos os públicos que envolvem um projeto, como por exemplo, equipes e clientes.
 
Conversamos com o coordenador do curso de pós-graduação EAD de Gerenciamento de Projetos, professor Kleber Ramos, com intuito de esclarecer e detalhar as metodologias ágeis da gestão de projetos. Confira a seguir:
 

Como a abordagem ágil foi implementada no gerenciamento de projetos, tendo em vista que essa é uma prática advinda da área de desenvolvimento de softwares?

Prof. Kleber - As abordagens ágeis nasceram da necessidade de criar entregas de valor de forma mais eficaz, para desenvolvimento de softwares em ambientes de maior incerteza, onde os requisitos (e em consequência o escopo) estão indefinidos ou pouco claros no início do projeto. Isso traz a necessidade de inspeção, adaptação e transparência, em ciclos regulares de entrega de valor ao cliente, característica essa que se encaixa em diversos outros cenários de desenvolvimentos de projetos além do software. Por exemplo: pesquisa científica, inovação em métodos e processos, desenvolvimento de conceito de produtos, dentre outros.

Como funciona a abordagem ágil de gerenciamento de projetos?

Prof. Kleber - Abordagem ágil é prioritariamente um conjunto de 4 valores, 12 princípios e 3 pilares que sustentam uma forma de trabalhar das pessoas em ambientes de maior incerteza, e são aplicados em projetos por meio de condutas de equipes autônomas e horizontais (pouca hierarquia), operando em ambientes de alta colaboração, usando práticas que buscam constante inspeção, adaptação e transparência, com o objetivo de garantir entregas regulares de valor ao cliente. É uma abordagem de muita interação (entre as pessoas e com o cliente) e diversas iterações (ciclos, ou sprints), em que o projeto é construído de forma incremental (cada entrega contribui para o todo), e os planos são regularmente adaptados com base em novas coletas de requisitos e lições aprendidas ao longo dos ciclos (sprints).
 

Quais as diferenças entre as abordagens ágil e tradicional na gestão dos projetos?

Prof. Kleber - A abordagem tradicional é altamente recomendada para projetos onde o escopo do projeto está melhor definido desde o início do projeto (preditivo), e tem foco no plano e em gestão de risco a mudança de plano de forma constante, desta forma garantir as entregas pré-estabelecidas, o plano é sempre ajustado e adaptado, porém as mudanças são tratadas como riscos, abordagem clássica de projetos estruturais.
 
Na abordagem ágil, os planos são simplificados por necessidade devido à ausência de requisitos e um escopo bem definido. São constantemente ajustados, as mudanças são constantes e aceitas, e os riscos envolvem a análise dentro dos pequenos ciclos de entrega sprint. 
 
Em ambas as abordagens, equipes reduzidas com foco em entrega de valor, capacidade de tomada de decisão, autonomia e colaboração são imprescindíveis. 
 

Quais as principais características da abordagem de projetos ágeis?

Prof. Kleber - Adaptação constante do plano e devido à incerteza inerente ao projeto, inspeção constante do trabalho e das entregas de forma interativa, transparência entre a equipe e com o cliente, tudo isso suportado por um ambiente ágil de pensar, com foco em entrega de valor ao cliente de forma a construir o projeto/produto de forma incremental.
 

Quais os principais métodos da abordagem de projetos ágeis?

Prof. Kleber - São mais conhecidos como estruturas e práticas, são alguns: XP – Extreme programming, AgileUP, e o SCRUM, este último o mais conhecido para aplicações além do desenvolvimento de software, e seus derivados para aplicações em grande escala como o LeSS (Large Scale Scrum), o Nexus. 
 
Temos também outros para uso em desenvolvimento de agilidade organizacional e transformações para cultura ágil tais como: o SAFe – Scaled Agile Framework e o DAD – Disciplined Agile Delivery.
 

Como as metodologias da abordagem ágil podem otimizar os projetos das organizações, sejam elas públicas ou privadas?

Prof. Kleber - As metodologias e abordagem ágeis são em síntese um conjunto de condutas e práticas egressas do Lean (filosofia enxuta) para organizações além da fábrica, portanto tem grande poder de otimizar a forma de trabalhar das organizações, com foco em reduzir desperdícios, foco no que é importante a ser realizado no projeto, sempre buscando adaptação rápida e experimentação constante. As mudanças são inerentes aos projetos e aos mercados.
 

Como escolher a melhor metodologia de gerenciamento de projeto ágil para o meu negócio?

Prof. Kleber - Existem exemplos de métodos e práticas já consolidados, porém o ideal é desenvolver pessoas que conhecem os fundamentos das abordagens ágeis, para escolher um modelo que melhor se adapte ao contexto organizacional e aplicar projetos pilotos, e adaptar conforme o aprendizado. Não existe o método ideal, existe aquele que melhor se adequa ao seu negócio, e precisa ser regularmente ajustado e adaptado para manter o modelo de gestão enxuto, leve e entregando valor às partes interessadas.
 

Quais institutos e certificações para profissionais que atuam e gerenciamento de projetos ágeis, e que valor elas trazem além do conhecimento dos cursos de pós-graduação?

Prof. Kleber - Temos diversos institutos e associações que certificam profissionais que atuam em projetos e desenvolvimento de soluções com abordagens ágeis. Seguem as mais conhecidas e reconhecidas pelo mercado: PRINCE 2 Agile, PMI-ACP, PMI-DAD, PSM-Project Scrum Master (Scrum.org), CSM-Certified Scrum Master (Scrumalliance), dentre outras. São excelentes formas de complementar a formação e atestar a pratica em agilidade para o mercado de trabalho.  
 
Como podemos perceber, é de extrema importância para um profissional da área de Gerenciamento de Projetos conhecer e dominar a aplicação das metodologias ágeis em seu dia a dia, como uma maneira de se destacar no mercado de trabalho e concorrer aos melhores cargos da área.
 
 

Prof. Kleber Ramos é coordenador do curso de Pós-Graduação a distância em Gerenciamento de Projetos do Centro Universitário São Camilo

Profissional com 18 anos de experiência nas áreas de engenharia de automação, suporte a vendas e pós-vendas, e mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos de engenharia, internos e externos, de âmbito nacional e internacional. Amplo conhecimento acadêmico e prático de gestão estratégica com base nos preceitos da Balanced Scorecard Institute. Domínio em gestão de projetos com base no PMBOK-PMI e demais guias práticos do PMI, aplicação de abordagens ágeis com base no Lean e frameworks tais como: SCRUM, XP, FDD, Agile Process Method, SAFe, Nexus, Gestão 3.0. Associado, voluntário e Diretor de programas do PMI – Project Managemente Institute, capítulo São Paulo, gerenciando programa de projetos técnicos e sociais de fomento das boas práticas em gestão de projetos à sociedade no interior do Estado.

 

 

Compartilhe essa notícia